Ginast Academia ao ar Livre - Equipamentos Certificados‎
Clique aqui e envie sua mensagem

O passo a passo de como funciona o Projeto de Academia ao Ar Livre

Elaborar um projeto de academia ao ar livre pode parecer simples, mas envolve diversas etapas burocráticas e logísticas que você precisa ficar atento. Caso contrário, os planos serão frustrados.

Por isso, executar um projeto por meio de um passo a passo garante o controle de todas as etapas. O monitoramento e a prevenção de problemas contribuem para que a finalização do trabalho agrade tanto os gestores quanto os usuários.

Por outro lado, ideias desconexas e sem planejamento adequado são um risco certeiro de perda de tempo e dinheiro. Quando isso envolve o poder público, as partes são passíveis de notificação judicial.

Mas não se preocupe. Neste artigo, vamos explicar detalhadamente como elaborar um projeto de academia ao ar livre para que seja tão inovador quanto objetivo e agrade os gestores mais exigentes. Acompanhe!

O que observar antes de montar o projeto?

Em um primeiro momento, ressaltamos que um projeto de academia para espaços abertos precisa ser executado recrutando parcerias eficientes, como as empresas fabricantes de aparelhos, as quais garantirão a qualidade dos equipamentos e a segurança dos usuários durante a utilização.

Vale destacar que, cada vez mais, as academias ao ar livre conquistam adeptos onde quer que sejam instaladas, e os praticantes de exercícios físicos só têm a ganhar, pois esses espaços fazem bem para o corpo e a mente.

No entanto, para que os aparelhos sejam implementados com sucesso, é preciso muito planejamento e um bom investimento, além de avaliar antecipadamente as principais demandas dos usuários.

Vamos ensinar você a como executar o projeto de maneira coerente e objetiva, começando essencialmente pela definição do espaço até a escolha e a compra dos equipamentos necessários.

Também é preciso atentar para as regulamentações específicas para essa implementação, já que locais como condomínios residenciais ainda precisam de uma autorização especial expedida pela prefeitura da cidade.

Outro ponto importante são os prazos para a instalação dos equipamentos. Sendo assim, é importante iniciar o projeto de academia ao ar livre com bastante antecedência, a fim de evitar transtornos e multas contratuais.

Se tudo correr bem, o espaço vai levar no mínimo um mês para estar definitivamente pronto. Mas vale lembrar que imprevistos podem acontecer durante o período de instalação, como atraso na documentação ou inadequação do terreno escolhido.

Para não deixar passar nenhum detalhe passar despercebido e oferecer um local eficiente e seguro para as práticas esportivas, apresentaremos no próximo tópico um passo a passo didático para você alcançar o sucesso ao montar um projeto de academia ao ar livre.

Quais são as etapas de um projeto de academia ao ar livre?

Agora, você vai descobrir em detalhes qual deve ser o passo a passo para elaborar um projeto de academia ao ar livre. Confira!

Diagnóstico para escolha do espaço

O passo a passo de como funciona o Projeto de Academia ao Ar Livre 1O passo a passo de como funciona o Projeto de Academia ao Ar Livre 2

O passo a passo de como funciona o Projeto de Academia ao Ar Livre 3

A escolha do espaço ajuda na decisão de quais aparelhos comprar.

Fazer um levantamento das principais necessidades dos usuários, bem como analisar o espaço físico disponível são condições fundamentais para que o projeto de academia ao ar livre seja exitoso.

Isso porque a escolha do espaço ajuda na decisão de quais aparelhos comprar e como eles serão dispostos. Afinal, tudo dependerá da área física destinada ao projeto que foi devidamente apurada pelo gestor.

Sendo assim, a primeira tarefa é verificar qual é a demanda pelas academias. Para isso, faça consultas com os pedestres, moradores ou funcionários, que são os potenciais usuários do espaço.

Observe também o motivo pelo qual as pessoas frequentam determinado lugar. Uma entrevista informal ou avaliação do número de indivíduos ao longo do dia pode dar uma ideia sobre a utilização do ambiente.

Ademais, além de adultos e a terceira idade frequentarem o espaço, crianças também vão, o que torna super propício a instalação integrada de Parquinho junto à Academia ao Ar Livre. (Para saber mais sobre este Projeto Integrado clique aqui).

Essa informação é relevante para direcionar quais aparelhos devem ser instalados para agradar a todos e como estimular pessoas de diversas faixas etárias a aderirem aos exercícios ao ar livre.

Feito isto, localize os possíveis terrenos em que a academia pode ser instalada. Locais de grande movimentação e acessíveis para deficientes físicos são os mais recomendados, pois é uma forma de aproveitar ainda mais o projeto de academia ao ar livre.

Nessa etapa, também é indicado fazer um estudo do terreno com uma empresa competente. Dessa forma, já é possível prever o valor de uma obra ou selecionar outro lugar mais vantajoso.

Captação de recursos

Peça vários orçamentos e desconfie de empresas que cobram pouco para realizar todos os procedimentos, pois a chance de ser fraude é muito grande. Ou você correrá o risco de adquirir produtos de baixa qualidade.

Para arrecadar os recursos, é preciso entrar em contato com o departamento responsável. No caso de academias em espaços públicos, o secretário de esportes da cidade pode auxiliar nessa questão.

Para empresas, fale primeiramente com o departamento de recursos humanos e, se necessário, com o financeiro. Já nos condomínios, tudo deverá ser resolvido em uma assembleia com os moradores.

O passo a passo de como funciona o Projeto de Academia ao Ar Livre 4

Escolha dos equipamentos para academia ao ar livre

O passo a passo de como funciona o Projeto de Academia ao Ar Livre 5

Saiba quais os aparelhos você precisa comprar para o seu espaço.

A seleção dos aparelhos que servirão para a prática dos exercícios é muito importante. Use os dados coletados em sua pesquisa para determinar quais são os equipamentos que terão maior aderência.

Alguns deles são itens obrigatórios e frequentemente utilizados, como:

Multi-exercitador

Rotação Vertical com Diagonal Dupla

Surf com Pressão de Pernas

Remada Sentada Individual

Cavalgada Individual

Caminhada Individual

Esqui Individual

Espaldar

Puxador Costas com Peitoral

A sinalização sobre o uso correto dos aparelhos também é fundamental para uma prática segura e com qualidade através de uma Placa com todas as instruções.

O passo a passo de como funciona o Projeto de Academia ao Ar Livre 6

A manutenção dos aparelhos ajuda na durabilidade.

Atenção na elaboração do projeto

Para elaborar um projeto para academia ao ar livre, é preciso tomar alguns cuidados, principalmente relacionados à negociação com as prefeituras quando for implantar os equipamentos em condomínios ou outros espaços coletivos.

Sendo assim, é necessário ter amplo conhecimento de todos os processos, para evitar constrangimentos e retrabalho, situação que pode levar ao aumento dos custos do projeto.

A recomendação é buscar as informações nas prefeituras, levantar as documentações necessárias à submissão dos projetos, cotar as principais empresas do ramo e fazer planilhas de ações.

Escolha o Fornecedor certo

Um das etapas mais importantes é a busca por empresas fabricantes de equipamentos para academias ao ar livre. Isso porque esses aparelhos precisam ser de qualidade, ergonômicos e agradar a diversos públicos.

Inicialmente, você deve verificar se essas empresas possuem as documentações preconizadas pela legislação que permitam a fabricação, a distribuição e a comercialização desses aparelhos para ginástica.

Além da documentação comprobatória geral, é imprescindível verificar se as empresas fabricantes seguem as recomendações mínimas de segurança no uso desses aparelhos, para evitar danos passíveis de prevenção.

Atualmente, não existe uma legislação específica para aparelhos de academia ao ar livre, porém, as empresas que se preocupam com esse aspecto utilizam normas internacionais e adaptadas ao contexto brasileiro para garantir segurança.

A Ginast, por exemplo, atua no ramo de instalação de equipamentos para academia ao ar livre e parquinho com mais de 15 mil instalações desse tipo. Além disso, detém certificações que garantem a qualidade e a segurança de seus produtos, que vão desde o aval do Inmetro até as normas preconizadas pela ABNT, a Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Investimento contínuo em melhorias

Depois de instalar a academia ao ar livre, projetos novos de melhoria do espaço podem ser as novas apostas para a região. Isso inclui a instalação de parques para as crianças, revitalização das praças, entre outras ações.

Pense em tudo o que o usuário precisa para realizar um treino com ainda mais qualidade e segurança, como iluminação, água, banheiros e assim por diante. Também podem existir ciclofaixas, estações de aluguel de bicicletas, pista de corrida e até mesmo comércios que vendem artigos esportivos.

Se perceber esse tipo de carência no local em que as academias estão instaladas, não hesite em iniciar ou estimular um novo projeto. Provavelmente, você precisará passar novamente pelas mesmas etapas de instalação, mas a melhoria fará diferença na vida de quem já pratica exercícios e pode incentivar novos usuários a frequentarem o espaço.

O passo a passo para elaboração de projeto de academia ao ar livre é importante para certificar-se de que você cumpriu todas as etapas, está apto a participar dos processos seletivos ou licitação da prefeitura ou tem em mãos um documento que ajudará os condôminos a decidir pela implantação dessa benfeitora. Por isso, quanto mais organizado e rastreável ele for, mais transmitirá confiabilidade para aqueles que tomarão a decisão pela viabilidade do projeto.

E você, ainda tem alguma dúvida sobre o projeto para a implantação de academia ao ar livre? Então, entre em contato com a Ginast e saiba como podemos ajudar você!

orçamento de academias ao ar livre
DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0