Clique aqui e envie sua mensagem

Academia ao ar Livre para Pessoas com Deficiência

Academia ao ar Livre para Pessoas com Deficiência

As academias ao ar livre são um espaço cada vez mais valorizado pelas pessoas em suas vizinhanças, empresas, condomínio, pois tem várias vantagens no quesito lazer e também melhora da saúde física, em especial para os idosos, mas não somente, visto que pessoas com deficiência(PCD), adolescentes e adultos também se beneficiam das sua presença seja qual for o tipo de academia ao ar livre desde que o seu projeto de academia ao ar livre seja pensado para o público alvo que visa atender. 

É por isso que se torna tão importante pensar em aparelhos de academia ao ar livre que sejam feitos para o público PCD. Nesse texto, mostraremos os benefícios de construir uma academia ao ar livre que seja acessível e confortável para pessoas com deficiência.

Por que optar por uma academia ao ar livre

Quando se pensa em exercícios físicos para pessoas com deficiência, é comum vir à mente as Paralímpiadas, atletas com deficiência, natação e diversos outros esportes além daquilo que é trabalhado nas sessões de fisioterapia, que frequentemente incluem exercícios físicos e até esportes. Todavia, é possível conseguir amplificar o acesso a prática de exercícios físicos de uma forma muito mais barata e massificada com as academias ao livre, que podem ser instaladas em diversos lugares, inclusive em um bairro, o que garante que a pessoa com deficiência possa utilizar os equipamentos de ginástica sem ter que fazer muito esforço e de maneira gratuita.

O objetivo de uma academia ao ar livre é justamente promover a prática de exercícios físicos de forma gratuita. Portanto, diferente dos esportes que citamos no início, as academias ao ar livre vem a somar em uma gama de opções que visam permitir que PCDs possam ser ativos fisicamente. Nesse sentido, a academia ao ar livre é um elemento que tem potencial para massificar esse tipo de prática entre PCDs, visto que ela estará próxima, acessível e disponível de forma gratuita e com instruções de fácil compreensão a respeito de como funcionam os equipamentos.

Além disso, as academias ao livre têm outras vantagens a respeito do investimento que tornam o orçamento mais interessante. Isso porque montar uma academia ao ar livre, diferente das academias tradicionais, não trás um aumento no IPTU tendo em vista que não é um espaço coberto. Mesmo assim, a construção de uma academia ao ar livre valoriza o ímovel.

Também podemos citar que os equipamentos de uma academia ao ar livre tem uma duração muito longa e sua manutenção é barata, o que evita o descarte. Esse fato torna a academia ao ar livre não somente mais barata do ponto de vista financeiro como também mais sustentável do ponto de vista ecológico.

Equipamentos de academia ao ar livre para PCD

Agora que você já entendeu as vantagens de se ter uma academia ao ar livre, pode estar se perguntando por que pensar em equipamentos para pessoas com deficiência. De fato, aquilo que pode parecer óbvio para muitos, para algumas pessoas ainda resta dúvidas. Existem diversos tipos de pessoas com deficiência e por isso é importante demarcar que iremos tratar aqui especialmente daquelas pessoas que têm alguma dificuldade de mobilidade das pernas e por isso precisam de equipamentos que consigam atender suas necessidades específicas. Pode ser que para uma pessoa surda, muda, surda-muda, cega, os produtos disponíveis na maioria das academias ao ar livre consigam satisfazer suas demandas de exercícios físicos e que elas consigam se acostumar bem e inserir em sua rotina de exercícios físicos.

Entretanto, para pessoas cadeirantes, esses mesmos equipamentos não conseguem atendê-las da mesma forma. Isso é importante de se ter em mente, uma vez que, um grande impasse para a prática de exercícios físicos entre pessoas com deficiência é a questão da acessibilidade, segurança e conforto para encorajar o uso dos aparelhos. Sendo assim, vale a pena conhecer alguns aparelhos de academia ao livre para pessoas PCD, destacamos alguns a serguir.

Rotação Vertical com Diagonal Duplo PCD

Funções: Aumenta a mobilidade da articulação dos ombros e dos cotovelos.

Desenvolvimento com Puxada Alta PCD

Funções: Equipamento desenvolvido para pessoas cadeirantes adultas maiores de 13 anos de idade, ideal para treinos de fortalecimento muscular. O equipamento simula movimentos verticais, fortalecendo os músculos do ombro, peito e braços.

Puxador Alto PCD

Funções: Equipamento desenvolvido para pessoas cadeirantes adultas maiores de 13 anos de idade, ideal para treinos de fortalecimento muscular. O equipamento simula movimentos verticais, fortalecendo os músculos do ombro e dos braços.

Remada PCD

Funções: Fortalece a musculatura das costas e ombros.

Bicicleta de Mão Dupla PCD

Funções: A bicicleta de mão dupla desenvolve o fortalecimento e alongamento dos membros superiores, o mesmo é permanentemente instalado ao ar livre resistência a chuva e variações climática, disponível em várias cores. Desenvolvido para pessoas com deficiência dos membros inferiores (cadeirantes), suporta até 2 usuários, um de cada lado do aparelho.

Supino PCD

Supino PCD

Funções: Fortalece a musculatura peitoral e dos ombros e braços.

Além desses equipamentos, você pode encontrar outros modelos também de diferentes cores e construir uma academia personalizada para PCD.

Por que pessoas com deficiência precisam praticar exercícios físicos

Os benefícios dos exercícios físicos são diversos, mas também existe a questão do lazer e da inclusão social associada às academias ao ar livre. Isso ocorre porque essas áreas de lazer propiciam um ambiente de contato com os vizinhos e por essa razão são um excelente local de socialização. Desse modo, é um grande passo para diminuir o isolamento que muitas vezes acomete pessoas com deficiência, garantir que essas pessoas também possam utilizar esse tipo de espaço.

A respeito das questões de saúde, a Dra. Karina Hatano  desenvolveu uma lista sobre os benefícios dos exercícios físicos para PCD:

• Mais agilidade, equilíbrio, força muscular, resistência e coordenação motora;

• Melhora dos aparelhos circulatório, respiratório, digestório, reprodutor e excretor;

• Aumento da velocidade, ritmo e reabilitação;

• Prevenção de deficiências secundárias;

• Promoção e encorajamento do movimento;

• Desenvolvimento de habilidades motoras e funcionais;

• Manutenção e promoção da saúde;

• Reforço da autoestima e autoimagem;

• Integração social com outros grupos intensificada;

• Estímulo à independência e autonomia;

• Motivação para atividades futuras;

• Desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas;

• Superação de situações de frustração.

Esperamos que tenha sido proveitoso esse material e que te encoraje a dar os passos necessários para construir sua própria academia ao ar livre de forma acessível para pessoas com deficiência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0