Ginast Academia ao ar Livre - Equipamentos Certificados‎
Clique aqui e envie sua mensagem

Como funcionam os equipamentos de uma academia ao ar livre? 

Como funcionam os equipamentos de uma academia ao ar livre? 

Cada vez mais populares têm se tornado as academias ao livre no Brasil. Quando se fala sobre as funções da academia ao ar livre, rapidamente se vem à mente o lazer, a saúde, o uso do espaço público, a revitalização dos espaços, a comodidade e acessibilidade para praticar atividades físicas e até a maior consciência corporal. 

Porém, pode ser que ainda restem dúvidas a respeito de cada equipamento específico. E não é de se espantar que nem sempre fique claro a funcionalidade dos aparelhos, uma vez que nem todo mundo é profissional de educação física ou teve contato com o assunto. Outro fato que pode gerar confusão é que a disposição e diversidade dos aparelhos faz com cada academia tenha equipamentos diferentes, seja por causa do público alvo seja também pelas características do espaço físico .

Por isso, fizemos esse material para você conhecer melhor os principais equipamentos que compõem as academias ao ar livre e saber quais suas principais funções. 

Qual a diferença entre os equipamentos de uma academia ao ar livre?

Há uma grande diversidade de aparelhos de ginástica disponíveis em academias ao ar livre. Cada uma que vemos tem uma composição distinta. Também nota-se que há muitas diferenças naqueles que as construtoras preferem para processos de revitalização de praças públicas até aqueles que são instalados em condomínios para os moradores. 

Essa grande gama de opções está relacionada a variados fatores. As características do espaço, o público alvo e também o orçamento

Alguns equipamentos são mais indicados para trabalhar certas partes do corpo, enquanto outros são mais gerais e podem inclusive ser uma opção recreativa interessante para os moradores. Alguns geram mais interesse em jovens enquanto outros são mais visados pelo público da terceira idade

Quais são os principais aparelhos de uma academia ao ar livre?

Os aparelhos disponíveis para uso em uma academia ao ar livre, como já pontuamos são de uma variedade incrível. Alguns deles são bem comuns e provavelmente você já os encontrou nas academias ao ar livre do seu bairro ou do seu condomínio. Selecionamos alguns produtos da Ginast  para que você entende melhor suas funções.

Remada sentada individual

FUNÇÃO: Fortalece a musculatura das costas e ombros.

A pessoa ficará sentada em uma cadeira adaptada e irá simular movimentos de remo, como se estivesse em alto mar, o que contribui para o trabalho dos membros superiores e as costas.

Os movimentos a serem feitos devem acontecer de forma seguida e em repetição. É interessante que se treine várias séries de repetição e que essas séries de exercícios seja estendida com o tempo de acordo com o aumento do nível de resistência. Essa extensão da série de exercícios ajuda a catalisar o ganho muscular.

 

Caminhada individual

FUNÇÃO: Aumenta a mobilidade dos membros inferiores e desenvolve coordenação motora.

O objetivo é simular que a pessoa que está utilizando faz uma caminhada. Diversas vantagens podem ser associadas a esse equipamento, fazendo com que ele seja um dos mais requisitados pelas construtoras e condomínios. Dentre essas, podemos citar a facilidade de instalação, a praticidade de sua utilização por ser intuitivo e também por ser compacto, ocupando bem pouco espaço físico. 

A pessoa deve simular a caminhada fazendo movimentos de vai e vem de forma cruzada enquanto se segura com as mãos no apoio que tem acima(uma espécie de corrimão). Essa atividade melhora a mobilidade dos membros inferiores e promove a coordenação motora.

Esqui individual

FUNÇÃO: Aumenta a flexibilidade dos membros inferiores, quadris, membros superiores e melhora a função cardiorrespiratória.

Assim como a Caminhada individual, o esqui individual também carrega em si a vantagem de ser compacto e por isso é bastante requisitado nos projetos de academias ao livre. Ele também pode ser utilizado por duas pessoas concomitantemente, sendo assim, ele é uma boa alternativa para quem pensa que atividades físicas é um momento de recreação e de vivência coletiva. Há aquelas pessoas que gostam de praticar atividades físicas junto de amigos e parceiros. 

Por trabalhar tanto os membros superiores quanto superiores, ele tem esse bônus de aumentar a flexibilidade tanto das pernas quanto dos braços, melhorando também a respiração.

Para conseguir esses benefícios, a pessoa deve utilizar ele subindo em cima do equipamento e fazendo uma movimentação cruzada, como se estivesse esquiando de fato. Esses movimentos devem ser aumentados também quanto maior for a resistência e a capacidade. Feito dessa forma, tanto a capacidade respiratória quanto o equilíbrio serão otimizados pelos exercícios..

Elíptico mecânico

FUNÇÃO: Aumenta a flexibilidade dos membros  inferiores, aumenta a capacidade cardiorrespiratória, ativa a circulação sanguínea.

A principal vantagem do elíptico mecânico e que faz com que ele esteja nessa seleção dos aparelhos mais solicitados por condomínios e construtoras é referente aos seus benefícios para a saúde. 

Além disso, ele também é muito prático de ser utilizado, atendendo, assim, um grande público. Para fazer os exercícios físicos com o Elíptico mecânico, a pessoa deve recrutar os membros inferiores e superiores. Com isso, a melhora da capacidade cardiorespiratória e a circulação sanguínea serão muito favorecidas. Importante dizer que isso deve acontecer em consequência do seu uso constante e também os benefícios serão sentidos conforme o tempo de exercícios físicos for passando.

O Elíptico mecânico pode ser encontrado principalmente nos formatos Elíptico mecânico individual, Elíptico mecânico duplo e Elíptico mecânico triplo. A diferença entre os três[ideia de colocar imagem deles] é a quantidade de pessoas que poderão usar simultaneamente o equipamento, pois cada um vem com, respectivamente, um, dois e três aparelhos.

Pressão de pernas

FUNÇÃO: Fortalece a musculatura das coxas, quadris e pernas.

O equipamento é composto pela presença de um ou mais bancos. A pessoa que utilizar o aparelho deve se sentar no banco e flexionar o joelho em movimentos de vai e vem repetidamente. Dessa maneira, o exercício promoverá o fortalecimento da musculatura das coxas, região do quadril e também da parte posterior das pernas. 

É de grande importância que esses movimentos aconteçam de forma repetida para adquirir os benefícios gerados pelo exercício. Portanto, é indicado que sejam feitas pelo menos três séries de pelo menos 5 flexões e que o número de flexões realizadas nas séries seja estendida de acordo com o aumento da resistência do organismo com a atividade praticada.

Esse equipamento também é comumente disponibilizado, assim como o Elíptico mecânico, no formato individual, duplo e triplo. Na mesma lógica do equipamento anterior, esse três tipos se referem a quantas repartições individuais compõe o aparelho. Sendo assim, é possível que seja possível a utilização da Pressão de Pernas por mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

Espero que tenha gostado desse material no qual selecionamos algumas informações sobre os aparelhos que são utilizados nas academias ao ar livre e que elas tenham sido úteis para você conhecer mais sobre o que faz cada um desses equipamentos que constantemente vemos nas academias ao ar livre do nosso condomínio e nosso bairro.

É sempre bom termos informações assim para saber o quão importantes são aqueles simples equipamentos que compõem esses espaços.

Não se esqueça de compartilhar essas informações para que mais pessoas saibam essas curiosidades!

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0