Clique aqui e envie sua mensagem

Pra que serve uma academia ao ar livre?

Pra que serve uma academia ao ar livre?

As academias ao ar livre definitivamente chegaram para ficar. Nos calçadões, nas praças, nos parques e até em muitos condomínios. Elas estão lá, com suas cores vibrantes e atraindo pessoas de todas as faixas etárias para desfrutar de seus benefícios. Apesar da sua presença no espaço público já ser amplamente conhecida pelas pessoas, algumas pessoas têm dúvidas sobre qual a finalidade de uma academia ao ar livre.

Para conhecer um pouco melhor a proposta por trás desses ambientes, preparamos esse material para que você possa se inteirar melhor.

 

Ocupar o espaço público

 

Muitas vezes, nas cidades, as praças, parques bem como outros espaços de convivência não são frequentados pelos moradores por serem disfuncionais. Ou seja, o espaço existe, mas ele não encoraja que as pessoas o utilizem por falta de opções. 

Nesse contexto, as academias ao ar livre aparecem como uma forma de dar ao público uma oportunidade de ocupar os espaços públicos. Elas são uma solução por diversos fatores, desde estéticos aos mais práticos. 

Isso porque há lugares desérticos, pouco frequentados e abandonados das cidades são caracterizados por não conseguirem cumprir de fato uma função social. É o famoso “o que eu vou fazer lá?”

Mas, com a implantação de uma academia ao ar livre, de repente, vários públicos são atraídos para esses lugares com os mais variados fins. Jovens, adultos e idosos que querem ter uma vida mais saudável de repente se  sentem estimulados pela presença de uma acadêmia acessível ali perto de sua vizinhança, seja no seu bairro ou em seu condomínio. Para as crianças, as cores e os formatos dos aparelhos são um verdadeiro playground. 

Sendo assim, não tem como negar que as academias ao ar livre têm o grande potencial de trazer novamente o público  para o espaço público. E é por isso também que ela é uma política pública tão visada.

 

Política pública de qualidade

 

É notável como a população brasileira acolhe muito bem as novas oportunidades gratuitas para cuidar da saúde. O sucesso dos aparelhos de Academia ao ar livre que estão sendo construídos principalmente nas praças públicas ao redor disso são uma comprovação bem clara desse fato.

Segundo o próprio Governo paulista, só no estado de São Paulo, o número de academias ao ar livre instaladas e construídas já ultrapassa os 1500 em todo o estado. Prefeituras, órgão públicos, construtoras, condomínios, entidades locais e empresas diversas são alguns exemplos de organismos que podem ser responsáveis por instalar e manter esses aparelhos nos locais.

Normalmente, as praças públicas tem sido um o espaço mais procurado para a instalação dos aparelhos, por serem locais que estão dispostos em quase todos os bairros e que são de fácil acesso em vista da gratuidade e proximidade. Esses fatores são relevantes, visto que para ser uma política pública efetiva de cuidado da saúde, é necessário que as pessoas possam chegar até lá com facilidade.

 

Trazer a prática de exercícios físicos para o dia a dia das pessoas

 

Vários são os fatores que afastam as pessoas de academias convencionais. Dentre eles a questão da distância e o ônus financeiro que isso pode trazer. Esses dois fatores dificultam de diversas formas o acesso às academias e faz com que isso seja uma prática pouco presente na rotina das pessoas em geral.

As academias ao ar livre sem dúvidas conseguem dissolver esses dois obstáculos. Elas estão ali, no seu bairro ou no seu condomínio, de fácil acesso e sem custos adicionais. Articulando economia e acessibilidade, elas servem muito bem para as pessoas de todas as idades que querem inserir práticas de exercícios físicos.

 

Consciência corporal

 

Um elemento às vezes pouco observado nas academias ao ar livre é seu potencial de promover a consciência corporal. Apesar de não haver, em geral, professores e instrutores monitorando os usuários, os equipamentos são dotados de instruções e manuais que indicam como se devem usar, os benefícios, entre outras informações.

Isso é interessante para promover a educação das pessoas a respeito de atividades e exercícios físicos e como elas podem oferecer benefícios a sua saúde. Mais do que isso, eles permitem que as pessoas entendam quais partes dos corpos elas vão usar e quais os efeitos nessa parte do organismo. Saúde também é educação.

 

Saúde e Lazer para a população

 

As pessoas estão cada vez mais buscando uma vida saudável e prazerosa. Ou seja, qualidade de vida é um objetivo que atrai o público e agrega valor a uma comunidade caso ela seja capaz de oferecer isso a seus moradores. Nesse ponto, as academias ao ar livre também se apresentam como uma opção.

Além de combater o sedentarismo, as academias são um espaço em que se sai da rotina de dentro de casa e permite experienciar um pouco de lazer,  ar livre e convivência comunitária. Claro que isso se os equipamentos forem bem feitos, seguros e funcionais

Tais fatores fazem com que essas academias sejam um ambiente promotor de saúde física e mental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0