Clique aqui e envie sua mensagem

Tipos de academia ao ar livre

Tipos de academia ao ar livre

Quando se pensa em academia ao ar livre, nem sempre se considera a variedade de produtos que estão ali e que essas combinações atendem a distintos propósitos. No que diz respeito ao tipo de produto, ao número de equipamentos e também a disposição deles, é correto afirmar que existem diferentes tipos de academia ao ar livre.

Esse fato é pertinente de ser avaliado, visto que cada comprador tem um interesse específico quando busca a aquisição de uma academia ao ar livre. Saber o melhor formato para o seu empreendimento e também a respeito dos outros é não só uma curiosidade como também uma necessidade para entender melhor para que serve uma academia ao ar livre no contexto desejado.

Sendo assim, preparamos esse material que servirá para você entender melhor sobre os tipos de academia ao ar livre. Aproveite!

As academias ao ar livre são diferentes?

Geralmente, as pessoas não percebem de cara que não existe só um tipo de academia ao ar livre. Esses espaços já se tornaram parte do dia a dia dos brasileiros. Mas, é bem provável que pensem que são todas iguais, afinal, de fato, são ambientes que tem um aspecto bem semelhante.

Academia para condomínios

Os condomínios cada vez mais tem incorporado em suas áreas de lazer, convivência e esporte as academias ao ar livre. Elas visam atender os moradores e são mais comuns em condomínios com muitos moradores, embora nada impeça que sejam instaladas em conjuntos que contenham menos casas e apartamentos, uma vez que o projeto dessas academias conta com certa flexibilidade, então tudo depende do espaço e do público que irá utilizar. Para os idosos, por exemplo, essa tem sido uma boa chance de melhorar a qualidade de vida e agregar valor ao ímovel para as famílias que têm pessoas da terceira idade.

A popularidade crescente das academias nos condomínios é explicada pela grande quantidade de vantagens. Resumidamente, elas são responsáveis pela melhora da qualidade de vida dos moradores e uma opção de lazer que para além de trazer uma alternativa de ocupação dos espaço e atividade recreativa, promovem a convivência coletiva, gerando um senso de pertencimento e satisfação no qual o condomínio se torna de fato um lar e não só um ímovel. Isso é importante para agregar valor ao ímovel já que oferece um diferencial da maioria dos lugares que se tem nas grandes cidades atualmente.

Para as construtoras, isso deve ser levado em consideração, pois se trata de um investimento. As academias são uma forma de construir uma área de lazer com função recreativa, mas que também engloba os interesses daqueles que querem um espaço para praticar atividades físicas. Com um bom orçamento, elas podem ser bem baratas, especialmente quando se decide comprar bons produtos que oferecem alta durabilidade e instalação. Dessa forma, o valor do ímovel sobe e vale muito a pena para a construtora. 

Academias em praças 

As praças, praias, bosques, parques e diversos espaços públicos das cidades também  estão cada vez mais sendo ocupadas pelas academias ao ar livre. Nesse caso, a construção, para ser realizada, deve passar por uma licitação da Administração Pública. 

De fato, esse tipo de academia tem se tornado uma excelente oportunidade de revitalização de espaços públicos e também uma política pública de qualidade para promover o acesso ao lazer e a saúde nas comunidades. 

Os aparelhos dessas praças são variados, mas costumam ser voltados ao fortalecimento muscular, ativação das articulações do corpo, melhora da capacidade cardíaca e respiratória, promoção da circulação sanguínea e combate ao sedentarismo, sobrepeso e doenças que podem estar associadas. Assim como no caso dos condomínios, elas conseguem ter uma dimensão social a partir do momento que oferecem uma alternativa para a convivência comunitária e melhora do psicológico. Não é por acaso que as academias ao ar livre tem se tornado um ambiente quase obrigatório nas grandes cidades.

Dentro dessa categoria de academias ao ar livre, podemos encontrar diferenças no quesito público também. Isso porque elas podem ser voltadas à terceira idade ou a à juventude. Isso reflete nos equipamentos e em sua disposição, mas fato é que quase todos os públicos podem ser atendidos por uma academia ao ar livre situada no espaço público.

Dessa forma, podemos dizer que as academias ao ar livre à disposição nas praças das grandes cidades são ambientes que trazem a realização de uma demanda muito urgente da nossa população: a acessibilidade. Acessibilidade no que tange a proximidade e dinheiro aos espaços de exercícios físicos, para melhorar o condicionamento e atingir diversos objetivos que se pode ter com essa prática(desde estéticas até psicológicas).

Academia para empresas

Dentro do espaço corporativo, as academias também tem o seu lugar. Diversos são os benefícios para a saúde física e emocional que a prática de exercícios físicos podem fornecer para seus funcionários. Mais do que isso, as empresas estão visando também o fato de que fugir da rotina incessante e cansativa da rotina de trabalho melhora a produtividade. 

Essa promoção da produtividade está ligada não só a fuga da rotina, mas tornar o ambiente de trabalho um lugar acolhedor e de convívio, promovendo uma melhor convivência e adesão dos trabalhadores, contribuindo para que os funcionários se sintam motivados a contribuir com a empresa e também realizar o trabalho em equipe. Isso pode ser um grande diferencial da cultura de certas empresas que irão se destacar no mercado.

Fatores que pesam muitas vezes dentro do contexto empresarial são o humor, o desgaste e o esgotamento. A presença de espaços dedicados à prática de exercícios físicos é bastante positiva no quesito profissional quando se considera tais pontos. Isso porque já é comprovada a relação entre atividades físicas e melhora do intelecto, do humor e também sua ligação com melhora do desempenho e da vitalidade. 

Academia para necessidades especiais

As pessoas com deficiência(PCD) também são um público que deve receber atenção nos projetos de academia ao ar livre e isso tem se tornado cada vez mais pertinente. Empresas como a Ginast, já tem uma sessão de produtos direcionada especialmente para atender necessidades dessa população, oferecendo aparelhos de ginástica pensados para esse público.

Quando se fala em academia para necessidades especiais, estamos tratando de um plano construído para que esse público possa desenvolver seus condicionamentos físicos e mobilidade, que sejam acessíveis e, por essa razão, tornem possível a criação de uma rotina de exercícios físicos na vida dessa população.

Esses fatores são extremamente importantes, pois saúde também é acesso ao lazer e a possibilidade de fazer exercícios físicos. Mas para que isso seja realidade, é necessário que haja equipamentos que garantam o conforto, a segurança e a ergonomia para os usuários.

Esperamos que tenha gostado desse material e que tenha sido útil e agradável a leitura. Não se esqueça de compartilhar essas curiosidades com quem tem interesse!

Agradecemos sua leitura e até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0