Clique aqui e envie sua mensagem

Como fazer orçamento para projeto de academia ao ar livre

Como fazer orçamento para projeto de academia ao ar livre

A popularidade e adesão das academias ao ar livre  é um fato notável e não tem como deixar de ser percebido nos espaços públicos e também cada vez mais nas áreas de lazer, esporte e convivência dos condomínios.

Essa incorporação de academias ao ar livre em projetos de condomínios é vista com cada vez mais interesse pelas construtoras. Porém, um aspecto que muitas vezes pode gerar dúvidas a respeito se refere ao plano de orçamento feito.

Pensando nisso, esse post vai te ajudar a entender melhor as nuances do processo de planejamento orçamentário para acertar na hora de montar a sua academia ao ar livre.

Quanto custa montar uma academia?

Para quem não sabe nem por onde começar e nunca teve contato com a construção de uma academia ao ar livre, esse é o seu lugar e iremos te explicar o que está por trás dos custos e quando o barato sai caro. 

Para aqueles que sequer sabem Pra que serve uma academia ao ar livre, temos um post específico para você ler antes desse que vai te fazer entender melhor por que vale a pena investir nesses locais.

A pergunta feita deve ser respondida melhor com a consideração de alguns pontos, afinal, uma academia completa é formada por vários equipamentos, instalação, mão de obra, escolha do local e alguns detalhes sobre como melhor decidir pela fornecedora.

Então seria melhor pensar em custos do que custo.

Abaixo selecionamos aquilo que você não pode perder de vista, confira:

Como deve ser o local de instalação

A escolha do local não é tão simples quanto parece e isso deve ser tido em conta no orçamento também para que o projeto tenha durabilidade e seja seguro para os usuários.

Sendo assim, é de grande importância observar criteriosamente o espaço que irá receber a instalação dos aparelhos. Assegurar que o local está apto para receber os equipamentos pode representar muitas vezes a execução de algumas tarefas.

O mais importante é que o solo precisa ser plano e isso não é um fator secundário. Portanto, se o espaço tiver desníveis, isso precisa ser corrigido, o que pode representar recursos financeiros para o projeto.

Essa correção das irregularidades no solo se refere tanto a instalação adequada dos equipamentos, que precisam estar assentados numa base firme e plana com também para oferecer conforto e segurança aos usuários. Isso é ainda mais central quando pensamos nos equipamentos de maior porte.

Isso é necessário para que a cimentação dos equipamentos seja feita da maneira correta. Caso contrário, a distribuição de carga pode ser desigual, o que prejudica sua estabilidade.

Qual o tamanho da academia?

Isso é outro ponto de grande relevância. Afinal, quanto maior for a academia, mais equipamentos serão requisitados para o projeto, logo, mais equipamentos para serem construídos, instalados e mais matéria prima utilizada. Ou seja, maior será o custo.

Mas tem outro ponto que precisa ser levado em conta a respeito do tamanho da academia: nem todo espaço será utilizado. Um bom projeto de academia ao ar livre é feito permitindo que haja um espaço livre para a circulação de pessoas de forma que o conforto e a segurança sejam o máximo possível. Então, é importante que isso entre no papel para que não se acumule uma quantidade de equipamentos ao ponto de tornar a academia inviável para uso.

Cada um dos equipamentos tem um tamanho específico e isso pode variar bastante. Além disso, o espaço de distanciamento entre eles deve ser de no mínimo 80 centímetros, mas se essa distância puder ser maior, é preferível que seja. 

Aqui, a segurança dos usuários é um fator de contenção de risco, que evitará acidentes e processos. Isso é um ponto no orçamento, pois de nada adianta gastar caro em um monte de equipamentos para lotar o espaço e não conseguir de fato aproveitar a academia por falta de espaço para que os movimentos necessários para a utilização dos aparelhos aconteça. 

Quem é o público-alvo de uma academia ao ar livre?

Geralmente, as academias ao ar livre possuem um público-alvo. Isso quer dizer que os projetos normalmente são construídos para grupos definidos, como por exemplo idosos, pessoas que necessitam de aparelhos para necessidades especiais, moradores de um condomínio, empresas, etc. 

O público-alvo é outro fator que influencia no preço final. Isso ocorre porque a construção do projeto de academia pode variar muito a depender do tipo de produto que está sendo requerido. Além disso, prestar atenção no tipo de equipamento que vai fazer parte do pedido é primordial, visto que se eles não atenderem a real demanda daquele público, o investimento não será o melhor.

Academias para idosos, por exemplo, não costumam ter aparelhos que exigem movimentos muito intensos, uma vez que precisam ser apropriados às condições físicas do público da terceira idade, permitindo que o espaço seja desfrutado no seu máximo potencial

Enquanto isso, em academias para pessoas que têm necessidades especiais para praticar exercícios físicos, é preciso que os aparelhos sejam adaptados para cadeirantes e a acessibilidade do espaço que foi escolhido ganha ainda mais pertinência quando tratamos desse tipo de academia.

Sendo assim, podemos perceber que os equipamentos devem ser escolhidos justamente de acordo com o público visado, para que esse público consiga usufruir de seus benefícios e se sentir contemplado.

Quais equipamentos escolher?

Existem aproximadamente oitenta equipamentos voltados para academias ao ar livre que já incluem placas de orientação e bancos, isto é, uma variedade bastante satisfatória de equipamentos para academias ao ar livre.

De toda forma, o orçamento também é impactado pela escolha dos equipamentos que é feita. Estruturas maiores tendencialmente são mais caras, enquanto os aparelhos de estruturas menores costumam ser mais baratos.

Essa escolha deve ser feita de forma inteligente. Ou seja, muitas vezes vale mais a pena escolher um equipamento como remada sentada triplo ao invés de três individuais. Em ambas escolhas, o que será oferecido será igual, porém sem gastar mais material e mais dinheiro. 

Prezar por qualidade: custo e benefício de verdade!

Montar uma academia ao ar livre é sem dúvida alguma mais barato e mais sustentável do que montar uma academia tradicional,  que exige uma infraestrutura mais robusta, materiais mais caros e os custos com energia. Tudo isso é eliminado nas academias ao ar livre, o que faz delas mais em conta do que as tradicionais.

Mas para que esse empreendimento tenha um rendimento de verdade, é preciso considerar a qualidade dos produtos. Isso pode ser feito de diversas formas, mas o mais simples é buscar o histórico da empresa e suas certificações. Isso garante que não se está dando um tiro no escuro.

Esse pequeno olhar para a qualidade pode te poupar de muita dor de cabeça. Isso porque quando se preza por qualidade se preza por durabilidade e eficiência. Os produtos de qualidade de academias ao ar livre podem durar até 30 anos se usados com qualidade, então trata-se de um empreendimento que agrega valor a longo prazo. 

Dicas finais para sua academia ao ar livre

Para concluir, preparamos algumas dicas para que você consiga sucesso no seu orçamento.

Sobre o solo: se for possível, escolher o lugar mais plano, facilitando o processo de terraplanagem necessário para que ocorra a instalação dos equipamentos. Também não se esqueça de fazer uma pesquisa de preços com empresas especializadas no ramo. Assim, você tomará a decisão mais em conta.

Para agregar valor: Se possível, construir uma pista para caminhada e corrida na área e bancos para descanso. Isso vai permitir que você aproveite melhor o espaço destinado ao uso das pessoas e valorize seu empreendimento dando novas funções sociais a ele.

A respeito do público: Faça um estudo do público que irá utilizar o espaço, conhecendo quem são os moradores da região onde será colocada. Essa é a melhor forma de você conseguir engajar o público no seu projeto.

Para valer a pena o investimento: Tenha certeza que a empresa que irá fornecer os equipamentos da academia ao ar livre e a instalação tenha um bom histórico e produtos de qualidade. Sendo assim, seu projeto de academia ao ar livre durará muitos e muitos anos.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e que esse post tenha tirado suas dicas. Agora que você sabe o que é necessário para montar o orçamento de uma academia ao ar livre, seu projeto vai ser um sucesso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0