Clique aqui e envie sua mensagem

Principais aparelhos de academia ao ar livre adaptados para deficientes

A academia ao ar livre para deficientes já está presente em alguns espaços do país, e conta com acessibilidade fácil ao local e oferece oportunidades de interagir socialmente.

As academias que possuem os aparelhos híbridos são uma grande conquista para os deficientes, que se deparam diariamente com uma série de desafios na própria cidade. Isto porque, treinar livremente em equipamentos adaptados para suas necessidades evita o risco de lesões, promove o bem-estar e ainda leva um sentimento de pertencimento ao espaço público, que muitas vezes são limitados para quem é deficiente.

Academia ao ar livre para deficientes

A acessibilidade dá a motivação que faltava para que esses usuários passem a praticar outros tipos de esporte e melhorem a qualidade de vida. A prática esportiva, além de fazer bem para a saúde, aumenta a autoestima dos deficientes físicos e promove interação social, diminuindo a incidência de depressão, que tem se tornado cada vez mais comum no país.

Para os deficientes, são inúmeras as vantagens que os exercícios físicos proporcionam para a sua autonomia. Eles melhoram a condição cardiovascular dos praticantes, aprimoram a força, a agilidade, a coordenação e flexibilidade motora, além do equilíbrio.

Na esfera social, é por meio da academia ao ar livre para deficientes que ocorre uma maior chance de socialização, sem levar em conta a percepção otimista que a sociedade passa a ter dos deficientes, enxergando suas potencialidades.

A importância do acompanhamento médico

Quando as academias ao ar livre contam com orientadores responsáveis por acompanhar os usuários, principalmente nos horários mais disputados, é possível realizar um treino completo que trabalha os músculos que a pessoa precisa aprimorar.

Em forma de circuito, esse estímulo conta com aparelhos funcionais, ou seja, praticados com a carga do próprio corpo.

Os profissionais especializados, ainda, garantem a prática correta e sem risco de lesões devido ou mau uso dos aparelhos.

Já quando não há um profissional para ajudar, os usuários podem treinar de forma autônoma, desde que autorizados por um médico. Basta verificar no próprio equipamento as instruções para realizar o exercício corretamente e qual área do corpo ele vai trabalhar. No caso dos portadores de deficiência visual, as indicações são fornecidas também em braile para que eles possam se exercitar.

Ao oferecer um espaço democrático, onde crianças, jovens, adultos, idosos e deficientes podem praticar exercícios físicos juntos, as academias ao ar livre são uma alternativa saudável para quem não consegue encontrar um local de treino que atenda às suas necessidades. Elas, ainda, incentivam a prática de exercícios físicos quando são adaptadas para os deficientes, sem impedimentos para que todos possam garantir a saúde do corpo e da mente, além do fator estético, que deve ser secundário.

Conheça os equipamentos híbridos

Os equipamentos híbridos das academias ao ar livre para deficientes são totalmente adaptados para os não-deficientes, possuem pintura eletrostática, rampa de acesso para cadeirante, instruções em braile e com fonte ampliada, e assento rebatível que permite o uso por usuários não cadeirantes.

Eles precisam ser produzidos por órgãos autorizados pelo Inmetro, para comprovar a qualidade e certificação e garantir que são eficientes e seguros para todos os públicos que praticam atividades físicas em um ambiente aberto.

A diversidade dos aparelhos híbridos tem aumentado para oferecer cada vez mais um treino completo, capaz de trabalhar várias áreas do corpo. Confira:

Aparelho Puxada Alta Híbrido

Esse aparelho movimenta diversos músculos das costas, ideal tanto para quem deseja a hipertrofia da região quanto para os que querem a definição geral das costas. Pode ser usado, em especial, por usuários de cadeiras de rodas e deficientes visuais.

Simulador de Remada Híbrido

A remada híbrida fortalece a musculatura das costas e ombros, e também proporciona um ótimo treino cardiovascular, o que ajuda a queimar calorias e perder o peso que está em excesso. O equipamento é indicado para usuários no geral, para cadeirantes e para deficientes visuais.

Torre de Bicicletas Híbrido

Este aparelho permite a prática de atividades dos membros inferiores e superiores trabalhando os músculos e articulações destas regiões. Recomendado para o uso do público em geral.

Aparelho de Supino Híbrido

O supino é um aparelho que trabalha de forma completa a musculatura do peitoral e é indicado para quem quer ficar mais forte e definido nesta região do corpo. O aparelho também aciona indiretamente as costas e braços exercitando a musculatura desta região. Indicado para todos os usuários.

Máquina para Treino de Tríceps para Cadeirante

O tríceps híbrido permite ativar os grupos musculares do bíceps braquial, localizado na parte posterior do braço, proporcionando também o fortalecimento da musculatura da região. Pode ser usado por qualquer um.

Máquina para Treino de Bíceps para Cadeirante

O bíceps híbrido ativa a musculatura do braço e é indicado para quem quer fortalecer e definir essa parte do corpo. O equipamento pode ser usado também pelo público no geral, além dos deficientes.

Máquina para Treino Abdominal para Cadeirante

Este equipamento faz com que o usuário trabalhe a musculatura do abdômen, desenvolvendo e tornando mais forte esta região do corpo. Além disso, os exercícios realizados no abdominal híbrido também ajudam a queimar as gordurinhas, afinando e definindo a cintura. Ideal para ser usado pelo público em geral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0