Clique aqui e envie sua mensagem

Como montar uma academia inclusiva no seu bairro?

Como montar uma academia inclusiva no seu bairro?

Saiba como colocar esse projeto em prática para melhorar a região!

A inclusão social de deficientes é um assunto que merece destaque, já que ajuda tais pessoas a participarem ativamente da sociedade, e uma das melhores alternativas para alcançar esse objetivo é a implantação de uma academia inclusiva.

Esses espaços são menos comuns do que as academias convencionais que se veem em praças, condomínios, parques e afins e, por isso, nem sempre se sabe como elas podem ser instaladas.

Felizmente, o processo é bem simples e nós explicaremos exatamente o que são essas academias, bem como o que deve ser feito para concretizar o projeto. Assim, será possível fazer com que o seu bairro seja um ambiente ainda mais agradável e receptivo!

O que é uma academia inclusiva?

É uma academia cujos equipamentos são destinados às pessoas com necessidades especiais, de modo que elas possam se exercitar normalmente dentro de suas possibilidades e, assim, obter todos os benefícios que as atividades físicas oferecem para o corpo e a mente.

Assim como edifícios, ruas, veículos, transportes públicos e demais itens na sociedade precisam ser planejados de modo a atender as demandas dos portadores de necessidades, o mesmo se aplica às academias.

De acordo com a base de dados do Censo 2010, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6,7% da população apresenta algum tipo de deficiência, ou seja, 12,779 milhões dos 190,732 milhões de habitantes da época.

Se a estimativa ainda for a mesma para os dias atuais, há aproximadamente 13,969 milhões de deficientes no Brasil, o que é um número considerável, maior que a população do Paraná, que é de aproximadamente 11,350 milhões de pessoas.

De acordo com o International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA) Global Report 2015, o Brasil é o segundo país do mundo com mais academias, algo em torno de 31.800 na época, mas o cenário não se repete entre as academias inclusivas.

O número de espaços cujos equipamentos sejam inclusivos não é compatível com o tamanho da população de pessoas com deficiência, o que impossibilita que elas se exercitem adequadamente.

Proporcionalmente à porcentagem de pessoas com deficiência no Brasil (6,7%), deveria haver algo em torno de 2.130 academias adaptadas no país para que elas pudessem usufruir, e ainda que não haja números definitivos a esse assunto, encontrar uma academia inclusiva não é tão fácil.

As academias ao ar livre ajudam na inclusão social de deficientes e, além disso, a instalação de um espaço desses em seu bairro demonstrará uma preocupação social ímpar com essa parcela da população.

Tais academias são excelentes alternativas para atender a essa demanda, já que não apenas trazem a inclusão social necessária como também permitem que os praticantes se exercitem em espaços públicos, sem que tenham que pagar uma mensalidade por isso.

Qual é o processo para montar uma academia inclusiva no bairro?

Ele é composto de algumas etapas, as quais são bem simples e podem ser cumpridas dentro de um curto período de tempo, de modo que as pessoas com deficiência possam aproveitar seus benefícios rapidamente.

As etapas de instalação de uma academia inclusiva ao ar livre são as seguintes:

Ter um espaço para a instalação da academia ao ar livre

A versatilidade é um dos principais pontos das academias ao ar livre, já que elas podem ser instaladas em praticamente qualquer lugar, desde que haja espaço físico e a possibilidade de cimentar os equipamentos no solo para sua sustentação.

Parques, praças e até mesmo espaços públicos que estejam sem uso no momento, desde que sejam devidamente cuidados, podem servir como local para a instalação de uma academia inclusiva.

É importante ressaltar que por se tratar de um espaço para deficientes físicos, o acesso deve ser facilitado com rampas, corrimões e todas as demais exigências legais para tal.

Escolher os equipamentos desejados

Há uma boa variedade de aparelhos de academia ao ar livre para pessoas com deficiência, os quais podem ser utilizados para trabalhar com sua musculatura e estimular o funcionamento do sistema cardiorrespiratório, o que resulta em mais fôlego para o dia a dia.

Remada, rotação, puxador alto, desenvolvimento e supino são algumas das opções que podem ser instaladas, todas compatíveis com as necessidades dos cadeirantes e ideais para a prática de exercício com conforto, segurança e estabilidade.

Divulgar o espaço para a comunidade

Esse é um ponto imprescindível, já que pode haver muitas pessoas com deficiência física que não se exercitam por não saberem onde podem encontrar um espaço adaptado para suas necessidades.

A divulgação pode ser feita através de faixas distribuídas pela cidade, cartazes em comércios e estabelecimentos próximos e também pela internet, em sites e nas redes sociais da cidade ou região.

Essa é uma iniciativa que deve ser muito bem recebida pela comunidade, não apenas pelos portadores de necessidades especiais, mas também pelos demais, já que perceberão que os órgãos públicos se preocupam com a população.

Invista em uma academia inclusiva e prepare um espaço especial para a população!

Aparelhos de ginástica ao ar livre podem revitalizar seu bairro, melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram ali e em locais próximos e até mesmo valorizar a região, além de dar aos deficientes físicos um espaço digno, seguro e confortável para que possam se exercitar.

Essa é uma atitude que deveria ser cada vez mais adotada pelas prefeituras e subprefeituras, já que ajuda a criar uma cidade saudável, inclusiva e confortável para toda a sua população.

Logo, quem optar pela instalação de tais equipamentos não apenas estará fazendo um grande bem aos portadores de necessidades especiais como também pode servir como bom exemplo para outras cidades e regiões.

e-book 11 passo para implantar uma academia ao ar livre

Baixe agora nosso e-book exclusivo!

Por isso, não perca mais tempo e invista em uma academia inclusiva para o seu bairro. Certamente, a instalação de uma academia ao ar livre adaptada é uma decisão que trará bons frutos para todas as partes envolvidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0