Clique aqui e envie sua mensagem

7 vantagens das áreas de lazer em condomínios

7 vantagens das áreas de lazer em condomínios

Quando se fala em áreas de lazer, as possibilidades são diversas e essa diversidade está relacionada com a grande disponibilidade de alternativas bem como dos públicos alvo que serão escolhidos. Podemos destacar aqui como exemplos os parquinhos, churrasqueiras, academia ao ar livre como equipamentos que oferecem uma oportunidade de lazer para os moradores de um condomínio.

Cada vez mais as construtoras e síndicos estão optando por conter uma área de lazer dentro dos condomínios. Por isso, compilamos para você as principais vantagens de se ter uma espaço de lazer em seu conjunto residencial.

Comodidade para seus condôminos

Uma das principais reclamações das pessoas para não praticar exercícios físicos ou mesmo sair de casa e ter um tempo para relaxar e confraternizar é referente às distâncias que se percorre, o que envolve tempo, esforço, dinheiro e energia. Por essa razão ter uma acadêmia ao ar livre por exemplo oferece uma solução para esse problema, cada vez mais presente no dia a dia corrido das pessoas. 

É esse tipo de conforto que proporciona nos condomínios um aumento de seu valor agregado, pois os moradores veem que tem a chance de viver em um lugar onde não irão apenas morar, mas também socializar, praticar atividades físicas, poder contemplar um espaço ao ar livre. Para quem tem filhos, esse tipo de alternativa é ainda mais visada, especialmente nas formas dos famosos parquinhos, que fazem a alegria das crianças. 

Atende diversos públicos alvo

É fato que, com a diversidade de configurações dos espaços ao ar livre(diferentes propostas, diferentes equipamentos, diferentes tamanhos de espaço), rapidamente se relaciona essa variedade com a também existente variedade de públicos que vão acessar esses locais. 

Isso é importante de se ter em mente não como uma desvantagem, mas como um extra. Afinal, um espaço de lazer tem o caráter de ser flexível e oferecer diversas oportunidades a explorar, então quer dizer: tem opção para todo mundo. 

Para pessoas com pets, por exemplo, esses locais ampliam de forma eficaz o espaço, o entretenimento e a diversão dos pets, permitindo opções de se estreitar a relação com eles e sair do espaço que muitas vezes é bastante restrito dos apartamentos.

Ou seja, são várias possibilidades e algumas bem simples como os parquinhos e academias ao ar livre conseguem atingir um público até bem amplo se bem organizados. Idosos, jovens adultos, crianças, pessoas com pets ou quem quer somente tomar um ar fresco serão bem atendidos e verão aquela oportunidade como uma bela chance de fugir da rotina e ter mais espaço dentro da própria casa.

Aqui, vale ter em mente as especificidades dos moradores também. Qual é o principal público que habita nessa moradia? A resposta a essa pergunta diz muito sobre qual melhor opção de espaço a ser construído. 

Possibilidade de receber visitas

Uma característica dos espaços de lazer é serem bastante atrativos para receber amigos. Eles tem uma configuração acolhedora e trazem uma memória afetiva dos espaços de convívio. Agora imagine o conforto e a felicidade de ter um ambiente nesse formato dentro do próprio conjunto residencial.

De fato, é muito atrativo para quem quer receber visitas em sua residência, pois oferecem bastante espaço, o que atende as demandas que já listamos de espaço para as crianças, pets, idosos e sair da rotina de ficar sempre dentro de casa. 

Outro aspecto que os torna bastante conveniente é que deixa os ambientes internos mais restritos a privacidade dos moradores e cria um espaço separado para os momentos de confraternização, que podem gerar mais ruídos e bagunça. Portanto, ter esses ambientes indicados para receber as visitas é conveniente também para o conjunto dos moradores, já que não terão mais que lidar tanto com o barulho das confraternizações dos vizinhos, visto que haverá  um local mais bem estruturado e ao livre para esses momentos.

Saúde e qualidade de vida

Um dos eixos para uma vida longeva e saudável inclui a inserção de momentos de lazer na vida das pessoas. Assim, trazer áreas de lazer são uma proposta muito interessante para oferecer qualidade de vida.

Além de diversão e entretenimento, os espaços para lazer são lúdicos e engajam as pessoas em tarefas prazerosas e que envolvem o convívio com vizinhos e até com a família e pets. Desse modo, eles melhoram a saúde da relação das pessoas, uma vez que permitem que essas relações não se assentem somente no âmbito mais estritamente privado, onde o fardo das tarefas do dia a dia se fazem mais presentes e obriga certa disciplina e pode criar uma atmosfera maçante e desgastante. É uma boa ideia ter onde espairecer os ânimos com quem se vive no dia a dia. 

O espaço de lazer também trás mais saúde para a vida das pessoas pelo fato de o seu aproveitamento estar articulado com a prática de exercícios e atividades físicas, o que faz com que oferece benefícios para o metabolismo, o psicológico, o colesterol, o combate ao sedentarismo e previne doenças como obesidade, diabetes, hipertensão, osteoporose, etc.

Segurança para a família 

A segurança não é um fato menor e é algo que as famílias tem em máxima conta, especialmente quando se trata das crianças. Assim, as áreas de lazer dentro do próprio condomínio fazem brilhar os olhos, porque trazem a chance de se buscar lazer sem sair da segurança das divisas do condomínio. 

A maior segurança das áreas de lazer dentro dos condomínios se expressa no fato de não exigir uma locomoção que seja grande e portanto evitando os riscos de atropelamento, assalto e violência que acometem muitas vezes as cidades. 

Também é possível observarmos essa segurança quando pensamos que dentro do condomínio, idealmente, não haverá circulação de pessoas de fora. Com isso, permitimos que quem entre em contato com você e seus filhos seja principalmente pessoas que você já conhece através de uma relação de vizinhança, fator que cria uma sensação de maior segurança e proteção mútua. Isso é um fato imprescindível para encorajar as pessoas a consumirem as vantagens desses espaços voltados ao lazer.

Convivência e relações comunitárias

As áreas de lazer dentro do condomínio criam uma atmosfera de vizinhança que os condomínios muitas vezes não se consegue ter pelo fato de as pessoas ficarem sempre dentro de suas casas e não terem opção de confraternização coletiva entre os moradores. Esse fato faz com que as pessoas do condomínio mal se conheçam e talvez nem saibam da existência um do outro, em especial considerando que os informes dos síndicos, atualmente, podem ser repassados somente de forma virtual. 

Portanto, as áreas de lazer conseguem de forma simples engajar um convívio entre essas pessoas, pois elas terão um espaço em comum para se dirigirem e se verem. Desse modo, os moradores podem encontrar gostos e pontos em comum, tais como: ter filhos da mesma idade, gostar de praticar mesmos tipos de atividade física, assuntos que gostam, etc.

Esse tipo de convívio é bom para todos os públicos, independente de faixa etária. As crianças têm a chance de conviver com pessoas da mesma idade e brincarem e se desenvolverem, o que é algo que é complicado de se conseguir garantir as vezes, visto que as famílias cada vez tem menos filhos, fazendo com que muitas vezes falte uma vivência entre crianças, as quais ficam isoladas em ambientes só de adultos.

Ademais, os idosos e pessoas adultas conseguem encontrar companhias de todos os tipos com esse estreitamento dos laços comunitários. Esse elemento torna o local de moradia mais atrativo e agrega valor emocional que dá um motivo a mais para os moradores quererem estar ali. Moradia não é só ter um teto, é também afeto e cuidado comunitário.

Valorização do imóvel

A valorização do imóvel é inevitável se contarmos todos os pontos que colocamos aqui. O imóvel ganha outro nível por ter um simples local de moradia. Tanto quanto uma vaga de garagem, ter esse tipo de espaço aumenta o tamanho do apartamento, as possibilidades de apropriação e aproveitamento dos recursos do condomínio se expandem. É por isso que esses espaços de lazer tem sido cada vez mais visados por construtoras e condomínios, já que é bem abrangente as suas vantagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

2 respostas para “7 vantagens das áreas de lazer em condomínios”

  1. […] título já apresenta. Se você ainda tem dúvidas de como as academias ao ar livre podem ser mais vantajosas em relação às tradicionais, esse material é para […]

  2. […] se pensa nas vantagens das academias ao ar livre para as pessoas, as primeiras características que se costumam ser […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0