Clique aqui e envie sua mensagem

Conheça os Aparelhos de Academia Ao Ar Livre para Pessoas com Deficiência

Aparelhos de academia ao ar livre adaptados têm importante papel de inclusão social e de melhoria nas atividades cotidianas dos deficientes físicos

Um dos benefícios mais importantes das atividades física é a inclusão social.

Durante a prática, é possível unir pessoas diferentes em busca de mais saúde e qualidade de vida, e, para os deficientes físicos que enfrentam adversidades diariamente, é fundamental estar sempre em movimento.

Nas academias instaladas ao ar livre, é possível perceber este importante papel social. Seja em espaços públicos ou privados, elas contam com equipamentos adaptados para que cadeirantes possam utilizar.

Os aparelhos de academia ao ar livre híbridos permitem a realização de um treino efetivo para a mobilidade, a flexibilidade e o fortalecimento dos grupos musculares superiores, são pensados especialmente para os cadeirantes e, muitas vezes, combinam mais de uma opção de movimento em um só equipamento.

Acessibilidade nos equipamentos

A acessibilidade dos equipamentos de academia ao ar livre auxilia na saúde dos deficientes físicos.

Ao praticar as atividades, há melhorias na condição cardiovascular, na força, na agilidade, na coordenação motora, no equilíbrio e no repertório motor.

A prática nos aparelhos de academia ao ar livre proporciona um importante momento de sociabilização para os deficientes.

Nestes espaços, eles podem fazer amizades, compartilhar histórias e trocar dicas para os treinos. Além disso, a sociedade passa a ter um contato mais próximo com as habilidades e capacidades dos deficientes físicos, acreditando muito mais em suas realizações.

Tudo isto faz com que a pessoa se torne mais independente e livre, o que reflete, ainda, em sua saúde mental.

Os deficientes físicos se tornam mais autoconfiantes, otimistas e determinados para que possam alcançar seus objetivos quando praticam atividades físicas.

Antes de começar a praticar em um aparelho de academia ao ar livre, é recomendado ter o aval do médico. O profissional poderá avaliar os riscos da prática e as condições físico-motoras necessárias para aderir à academia.

Contar com o auxílio de um personal trainer especializado também é indicado, pois será possível montar um treino focado em seus objetivos, receber instruções sobre o uso correto dos equipamentos e acompanhar a evolução do desempenho.

Como há diversas opções de equipamento para os cadeirantes, aproveite para realizar um treino completo, que trabalhe o máximo possível os músculos superiores do corpo, como é o caso dos aparelhos a seguir:

Remada

Este aparelho que trabalha a musculatura das costas e dos ombros é adaptado para o encaixe da cadeira de rodas.

O equipamento simula o esporte de mesmo nome, e, para realizar o movimento, é preciso fazer força para frente e para trás, fazendo com que os cotovelos não ultrapassem a linha dos ombros.

Saiba mais sobre o aparelho Remada

Rotação

Na vertical ou na diagonal, o aparelho trabalha os ombros e as costas, além da região central do corpo. Dessa forma, ele garante sustentação e fortalecimento para toda a parte superior.

Também pode atuar como um complemento para reabilitar lesões nestes locais, desde que seja praticado sob supervisão médica e evitado se houver dores.

Saiba mais sobre o Aparelho Rotação

Puxador Alto

Embora este aparelho possa fortalecer os ombros, com ele, as costas são mais desenvolvidas e ampliadas.

Para isto, é preciso segurar no apoio do equipamento e fazer algumas repetições de movimentos que sobem, esticando o máximo possível o braço, e descem, até que os cotovelos encostem na lateral do corpo.

Saiba mais sobre o Aparelho Puxador 

Desenvolvimento

É um equipamento para trabalhar e fortalecer, além de costas e ombros, a musculatura de ambos os braços, membros essenciais para a rotina dos deficientes físicos.

É necessário realizar repetições verticais de forma lenta para obter os melhores resultados com o exercício.

Saiba mais sobre o Aparelho Desenvolvimento Puxada

Voador

Ele é capaz de trabalhar peito, costas e braços, pois é possível usá-lo de duas formas, favorecendo a parte frontal ou traseira do corpo, desde que a cadeira de rodas seja posicionada corretamente para cada movimento.

O voador permite aumentar a amplitude dos movimentos superiores e melhorar a resistência.

Saiba mais sobre o Aparelho Voador

Supino

O encaixe para o cadeirante permite que ele deixe a coluna ereta e realize movimentos para frente e para trás com as barras laterais, sem deixar os cotovelos ultrapassarem a linha dos ombros.

Ele vai trabalhar o peitoral, região com vários músculos que é acionada para realizar diversos movimentos diariamente.

Saiba mais sobre o Aparelho Supino

DEIXE UMA RESPOSTA

2 respostas para “Conheça os Aparelhos de Academia Ao Ar Livre para Pessoas com Deficiência”

  1. […] conhece os aparelhos de academia ao ar livre para pessoas com deficiência deseja saber o que isso pode trazer de bom à sua forma física e à qualidade de vida como um […]

  2. […] uma boa variedade de aparelhos de academia ao ar livre para pessoas com deficiência, os quais podem ser utilizados para trabalhar com sua musculatura e estimular o funcionamento do […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0