Ginast Academia ao ar Livre - Equipamentos Certificados‎
Clique aqui e envie sua mensagem

Descubra como montar academia ao ar livre agora!

Descubra como montar academia ao ar livre agora!

A prática regular de exercícios físicos é essencial para melhorar a qualidade de vida. Nesse contexto, montar uma academia ao ar livre em um local com projetos e instalações adequados é uma das alternativas para trazer mais conforto e comodidade para os usuários.

Entretanto, a escolha do ambiente e dos equipamentos precisa ser pensada para garantir intensidade e continuidade nos exercícios, equilibrando as atividades e evitando que os frequentadores sofram danos em músculos e articulações.

Pensando nessas questões, desenvolvemos este artigo para trazer mais detalhes sobre como montar uma academia ao ar livre, destacando a importância de manter a saúde por meio dos exercícios e a melhor maneira de aproveitar esse espaço. Acompanhe!

Como os exercícios podem ajudar a manter a saúde?

O passado do ser humano é representado por um estilo de vida muito mais ativo em comparação com o presente. Isso por conta das necessidades de sobrevivência, caça e trabalho no campo. Mas a modernidade alterou esse ciclo e afetou grande parte da população mundial.

Aliás, muitos de nós relevamos o aspecto fundamental da prática regular de exercícios, fixando-a como algo restrito a amantes por esportes. Essa tendência impacta até mesmo o ambiente profissional, no qual geralmente as posições mais elevadas e bem remuneradas dentro de uma empresa demandam estritamente capital intelectual.

Entretanto, a prática regular de exercícios é imprescindível para elevar a qualidade de vida e manter a saúde do ser humano. Sobretudo, as atividades físicas combatem inúmeras doenças, reduzem medidas corporais e melhoram a disposição individual para a realização das tarefas diárias.

Outro aspecto importante são as melhorias para a saúde mental. A prática regular de exercícios não se limita apenas ao emagrecimento, mas também à elevação da capacidade cognitiva, aumento da energia e da autoestima e redução dos níveis de estresse e ansiedade.

Nesse contexto, os movimentos motores repetidos aumentam a liberação de endorfina no cérebro, que trabalha para fornecer bem-estar e felicidade para o ser humano. Além disso, esse hormônio também amplia a disposição mental e física, fortalece o sistema imunológico e alivia as dores e tensões musculares, o que eleva consideravelmente a qualidade de vida.

De que modo é possível se exercitar ao ar livre?

Sabemos que a prática regular de exercícios é fundamental para manter a saúde física e mental. Não à toa tal recomendação é sempre muito enfatizada por médicos de várias modalidades, psiquiatras, terapeutas e profissionais ligados á esporte, saúde e bem estar, quando falamos em conservar uma vida mais saudável física e mentalmente. Mas a execução contínua das atividades físicas não é tão simples assim para a maioria das pessoas.

Um dos motivos que mais afastam as pessoas de hábitos saudáveis com exercícios regulares é a dificuldade de frequentar academias tradicionais, quer pela rotina corrida do dia a dia, quer pela distância do estabelecimento. Além disso, o custo de um bom serviço pode ser bastante elevado, o que pode desmotivar ou ser um impeditivo para começar os treinos.

As academias ao ar livre surgem como uma alternativa ideal para contornar essas dificuldades, servindo como um local gratuito e eficiente para manter uma rotina saudável de atividades físicas. Geralmente, elas estão localizadas tanto em espaços públicos como privados, atuando como ponto de interesse para os moradores de uma região.

As boas academias instaladas ao ar livre apresentam diversos aparelhos que trabalham toda a musculatura corporal, logo, não ficam atrás dos equipamentos dos estabelecimentos particulares. Ademais, por utilizarem o peso do próprio corpo, isso propicia uma segurança maior para os usuários de qualquer faixa etária, além da oportunidade de exercitar toda a mobilidade das articulações e melhorar a flexibilidade.

Descubra como montar academia ao ar livre agora! 1

Como montar uma academia ao ar livre?

Sem dúvida alguma, a versatilidade e a praticidade de uma academia ao ar livre são as principais vantagens nesse tipo de ambiente. No entanto, existem alguns critérios fundamentais a serem observados para não errar na hora de montar o espaço ideal para a prática de exercícios.

Quando pensamos em academia ao ar livre, rapidamente lembramos de praças e parques, naturalmente espaçosos e com muitas áreas verdes. Apesar de serem ótimos lugares, esses ambientes não são únicos para a instalação, já que os equipamentos podem ser montados em condomínios, por exemplo.

Dito isso, veja, a seguir, alguns dos principais cuidados na hora de montar uma academia ao ar livre!

Analise o espaço

Antes de escolher os aparelhos, é imprescindível que se tenha uma noção do espaço e do local onde os equipamentos serão instalados. Afinal, todo o ambiente precisa ser preparado para permitir livre acesso aos usuários e não colocar em risco a segurança de ninguém.

Da mesma forma, todos os equipamentos precisam ser regularmente instalados em uma superfície adequada, portanto, o solo deve ser cuidadosamente preparado e nivelado. Se não houver a possibilidade de trabalhar o terreno, a base deve ser concretada para fornecer estabilidade para as estruturas.

Outro aspecto a ser analisado é a necessidade de infraestrutura de determinados aparelhos. Existem alguns modelos que requerem um engastamento no solo de 50 centímetros ou mais. Portanto, se houver restrição com relação ao terreno ou à profundidade, é necessário alertar o fornecedor e adequar a escolha dos equipamentos.

Escolha bem os aparelhos

Durante o processo de decisão para a instalação de equipamentos na academia ao ar livre, é importante considerar o público-alvo e a maior disponibilidade possível de exercícios. Bons aparelhos a serem escolhidos são aqueles que podem ser utilizados para mais de um tipo de atividade.

Da mesma forma, é fundamental que as alternativas disponibilizadas sejam de fácil manuseio e ofereçam adequadas identificações e instruções de uso. Geralmente, os equipamentos que mais fazem sucesso trabalham com atividades aeróbicas e fortalecimento dos membros inferiores e das costas, os quais combatem diretamente os malefícios do sedentarismo.

Além da escolha adequada dos aparelhos, é necessário que haja um espaço suficiente entre eles, de modo que todos os usuários possam utilizá-los com conforto e segurança. Esse aspecto evita problemas durante a locomoção, portanto, é imprescindível considerá-lo durante a organização e o planejamento de uma academia.

Quais os principais aparelhos de uma Academia ao Ar Livre?

Como vimos, a prática de atividades ao ar livre é sempre bem-vinda, pois proporciona o contato com um ar mais puro e auxilia na oxigenação do organismo. Da mesma forma, é uma excelente oportunidade para apreciar a natureza e interagir com outras pessoas, além de trazer maior comodidade e economia.

Com a disponibilidade de uma academia ao ar livre, é possível utilizar os equipamentos para realizar diversos tipos de exercícios, que estimulam todas as áreas do corpo. Conheça os principais equipamentos para se ter no seu Projeto de Academia ao Ar Livre:

Montar uma academia ao ar livre é uma excelente alternativa para proporcionar maior prática de exercícios e manter a saúde das pessoas que a utilizam. Geralmente, esses ambientes precisam ser projetados para ter boa estrutura e nivelamento, a fim de comportar os equipamentos necessários. Estar atento a esses aspectos é fundamental para garantir segurança e comodidade aos usuários.

Gostou do artigo? Se sim, aproveite que chegou até aqui e entre em contato com a Ginast para conhecer nossos produtos e acessórios urbanos especializados!

orçamento de academias ao ar livre
0