Clique aqui e envie sua mensagem

Saúde Mental: Descubra os Benefícios que as Atividades Físicas Trazem à sua Mente

Quando se fala nas vantagens de encarar uma rotina de treino, provavelmente você pensa na perda de peso, na barriga “tanquinho” e no aumento da resistência física.

Embora essas sejam as mudanças mais perceptíveis, existe uma série de benefícios acontecendo em um lugar que você não enxerga, mas que faz toda a diferença na sua vida: no seu cérebro. Manter a saúde mental em dia é muito importante.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, ela torna os indivíduos capazes de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse da rotina, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. Esse benefício pode ser obtido com a realização de qualquer tipo de exercícios, de caminhadas ao ar livre a esgrima.

Também não há contraindicação, pois pessoas de todas as idades devem fazer e desfrutar de seus resultados, com a prática de pelo menos 30 minutos diários de movimentos do corpo. Para saber quais são as principais vantagens da atividade física para a saúde mental e descobrir qual é aquela que você precisa começar a praticar imediatamente, confira a lista a seguir:

Você se sente melhor

Os neurotransmissores, que promovem a comunicação entre os neurônios, são naturalmente produzidos pelo cérebro em resposta ao estímulo da atividade física.

Isso quer dizer que, após a prática, você desfrutará de substâncias como a serotonina, conhecida como “hormônio do bem-estar”, a endorfina, que alivia tensões e melhora o humor, e a anandamida, que ativa a sensação de autoconfiança e autoestima. Exercícios que alongam e esticam o corpo são ideais para afastar a ansiedade e provocar a sensação de relaxamento e bem-estar.

A sua concentração aumenta

Praticar exercícios físicos pode auxiliar na concentração, na capacidade de aprendizado e na fixação de conteúdos, e esses efeitos duram por muito tempo quando você se esforça por uma hora diariamente.

É por isso que atividades como tênis e judô são extremamente indicadas para estudantes, vestibulandos e concurseiros. O motivo é que, durante a prática, você ficará totalmente focado no exercício, já que, ao parar de prestar atenção os simplesmente desviar os olhos, seu adversário marcará um ponto.

Aprimora a memória e o raciocínio

A atividade física pode melhorar o desempenho da memória e do raciocínio pois ela potencializa a atividade e a oxigenação cerebral, ao mesmo tempo em que retarda a redução das massas cinzenta e branca do cérebro.

Além disso, após realizar exercícios, a concentração de uma proteína (chamada de BDNF) conhecida por promover a saúde das células nervosas aumenta.

A prática, inclusive, pode ser muito mais benéfica para a saúde da mente do que as atividades intelectuais, como ler um livro ou preencher palavras cruzadas. Por isso, saia para caminhar, andar de bicicleta ou jogar uma pelada com os amigos.

Suas noites de sono melhoram

É possível ter um sono de qualidade, reduzindo a insônia e melhorando o relaxamento após o esforço físico. Isso vai garantir uma noite revigorante para a sua mente, pois dormir bem resulta em bom humor, mais empatia, menos ansiedade e mais vigor para enfrentar o novo dia.

Além disso, ao dormir melhor, você terá mais disposição para praticar exercícios, mantendo a regularidade. A dica para obter esse benefício é evitar treinos intensos quatro horas antes de ir para a cama, pois eles podem atrapalhar a função reparadora do sono.

Combata os transtornos emocionais

A atividade física ajuda a prevenir e a tratar uma série de problemas que afetam as emoções, como depressão, estresse e síndrome do pânico.

Além de liberar substâncias como endorfina e serotonina, citadas acima, as atividades proporcionam momentos de distração e de convívio social, incentivam a superação de desafios e aliviam a raiva e a agressividade acumuladas.

O melhor tipo de exercício para obter esse benefício é o aeróbico. A corrida, a natação e o spinning são boas pedidas.

Faça contato com a luz solar e a natureza

Após um período em ambiente fechado, o cérebro tende a diminuir suas atividades. Por isso, treinos em academias ao ar livre ou esportes de aventura são muito importantes para garantir o contato com o sol e com a natureza.

A luz solar impacta positivamente sobre o bem-estar, e é por isso que você costuma ficar triste e irritado nos dias chuvosos, enquanto que olhar as árvores e ouvir o canto dos pássaros ajuda a aliviar tensões e a proporcionar a sensação de liberdade.

DEIXE UMA RESPOSTA

2 respostas para “Saúde Mental: Descubra os Benefícios que as Atividades Físicas Trazem à sua Mente”

  1. […] de ser positiva para a saúde física, os benefícios que as atividades físicas trazem à mente e também aos relacionamentos sociais merecem ser destacados, já que podem contribuir […]

  2. […] benefícios da atividade física para a saúde mental não podem ser vistos a olho nu, mas existem e são fundamentais para quem deseja ter uma vida […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0