Clique aqui e envie sua mensagem

A Prática de Exercícios Físicos Realmente Evita Doenças e Problemas de Saúde?

Confira estudos que comprovam a eficácia dos exercícios físicos e aprenda quais são os benefícios práticos para a sua sáude

Se você já passou por uma consulta no médico para um check-up, provavelmente ele lhe disse que a prática de exercícios físicos poderia ajudar a manter sua saúde em ótimos níveis. Isso também é dito por amigos, familiares e até por nós mesmos, mas quanto disso é verdade?

Esse assunto, que já virou até um dos ditados da vida moderna, é repassado por aí há muitos anos, mas nem sempre sabemos os reais benefícios dos exercícios físicos para nossa saúde e porque devemos começar a praticar o quanto antes.

Pois bem, chegou a hora de mandar essa dúvida para escanteio! Nós separamos alguns fatos para provar que os exercícios ajudam na saúde e quais são as doenças e problemas que eles podem evitar.

A Prática de Exercícios Físicos é Benéfica de Verdade?

Sim. Os benefícios dos exercícios físicos para o corpo e a mente são verdadeiros e já foram comprovados cientificamente por diversas vezes.

Para que isso fique mais claro, confira alguns desses benefícios, com as devidas evidências científicas que levaram a tal conclusão.

Saúde do Coração

Um estudo da Universidade de São Paulo (USP), publicado na revista Autophagy, mostra que o treinamento aeróbico ajuda a remover mitocôndrias que não funcionam como deveriam no coração.

As mitocôndrias são organelas que produzem energia para as células e, consequentemente, interferem no funcionamento do corpo. Quando elas são removidas, existe um aumento de ATP, molécula que armazena essa energia, o que inibe a produção de moléculas tóxicas.

Além disso, o mesmo estudo mostrou que a prática de exercícios físicos regula o funcionamento do sistema de autofagia, que também atua na limpeza da células.

Saúde dos Pulmões

Um relatório da European Lung Foundation (Fundação Europeia dos Pulmões) mostrou que a prática de exercícios físicos regularmente melhora a qualidade de vida, em pessoas que apresentam ou não problemas pulmonares.

É normal sentir um pouco de falta de ar enquanto nos exercitamos. Porém, os exercícios físicos melhoram a força e a intensidade dos músculos, o que os torna mais eficientes, ou seja, precisam de menos oxigênio para se mover e produzem menos dióxido de carbono (CO2).

Quando estamos parados, sem praticar exercícios, respiramos aproximadamente 15 vezes por minuto, mas quando nos exercitamos, é preciso respirar de 40 a 60 vezes por minuto, o que faz com que todo o sistema cardiorrespiratório melhore.

Com isso, nós precisamos de menos ar para respirar e expirar, o que é benéfico para todas as pessoas, principalmente para quem tem algum tipo de comprometimento nos pulmões.

Saúde do Cérebro

Também há benefícios dos exercícios físicos para a saúde mental. Estudos com roedores que foram feitos há mais de 15 anos mostraram que animais submetidos a exercícios regulares produziam mais neurônios e substâncias que servem para alimentar os próprios neurônios.

Outro benefício percebido foi o aumento da neuroplasticidade, que em outras palavras é a capacidade que o cérebro tem de se adaptar a novas situações.

Quando os objetos desses estudos passaram a ser os seres humanos, percebeu-se um aumento na atividade no hipocampo, estrutura que se encontra nos lobos temporais do cérebro e é responsável pela memória, navegação espacial e controle das emoções e comportamentos sociais.

Por isso, a prática de exercícios físicos vai muito além de beneficiar apenas o corpo, já que também ajuda a mente.

Quais Exercícios Físicos São Bons Para a Saúde?

Basicamente, qualquer exercício aeróbico, ou seja, que precisa de oxigênio para gerar a energia dos músculos, pode contribuir para a sua saúde física e mental.

Com isso, você tem centenas de opções à sua disposição. É possível caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta, jogar futebol, basquete, vôlei, praticar ballet, dança de salão, zumba, lutas como judô, taekwondo e capoeira e por aí vai.

As opções são muito vastas, e tudo o que mantiver o seu corpo em movimento pode ajudar na saúde do corpo e da mente e trazer os benefícios da prática de exercícios físicos.

Você pode começar com um treino para iniciantes, que tem exercícios mais leves, ideais para quem vem de um quadro de sedentarismo ou que já não se exercita há muito tempo, até que o corpo pegue um ritmo mais intenso.

Depois, você pode avançar para atividades mais cansativas e que demandam mais energia, já que o seu condicionamento físico estará melhor preparado para suportá-las.

Inclusive, as rotinas de exercício para academia ao ar livre despontam como uma ótima opção, já que você terá acesso a equipamentos que trabalharão seu condicionamento e forma física sem ter que pagar a mensalidade de uma academia.

Quando Começar a Praticar Exercícios Físicos?

Por mais que pareça um clichê, quanto antes, melhor. Assim, seu corpo e sua mente ficarão mais fortes e funcionarão da melhor maneira possível.

Hoje em dia, é possível encontrar desde uma academia para crianças até atividades físicas para idosos, o que significa que todas as faixas etárias contam com boas opções para manter a saúde do corpo e da mente lá em cima.

A situação ideal é começar a prática de exercícios físicos o mais cedo possível, já que isso fará com que você se acostume com a ideia e, com o passar do tempo, comece a sentir falta quando não se exercita, ou seja, as atividades serão um hábito da sua rotina.

Com isso, o sedentarismo fica cada vez mais distante, já que você sentirá prazer em se exercitar, além de notar em seu corpo todas as melhorias que as atividades físicas trazem.

Tenha a Prática de Exercícios Físicos na Rotina e Melhore Muito sua Saúde!

A sugestão de se exercitar não é apenas um ditado repetido por muitas pessoas no dia a dia, mas sim algo que pode fazer toda a diferença – positivamente – para a nossa saúde, cujo impacto será mais intenso conforme o passar dos anos.

Quem se exercita apresenta um funcionamento cardíaco, pulmonar e cerebral muito melhor, além de todos os outros órgãos e sistemas do corpo que são beneficiados pela prática constante de atividades físicas.

Por isso, faça com que a prática de exercícios físicos esteja em sua rotina a partir de hoje, seja com uma academia ao ar livre, danças, esportes ou o que preferir. Os benefícios são muitos, para todo o corpo e também para a mente!

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0