Clique aqui e envie sua mensagem

Porque ter uma academia ao ar livre ajuda na integração da comunidade

Porque ter uma academia ao ar livre ajuda na integração da comunidade

Cada vez mais populares em cidades e bairros de todos os tamanhos, as academias ao ar livre protagonizam a promoção da saúde em diferentes perfis populacionais.

A comunidade só tem a ganhar com a implantação das academias ao ar livre. Normalmente, esse tipo de estrutura integra parques, praças e outros espaços que já são destinados ao lazer.

O conjunto das vantagens de uma academia ao ar livre faz que esses pontos sejam propulsores de um estilo de vida saudável para uma comunidade, e vamos falar o porquê disso.

É grátis: acesso democrático à comunidade

As mensalidades das academias convencionais nem sempre são acessíveis para todos os públicos. Hoje, é comum que prefeituras e empresas invistam inclusive em instrutores para atuar em academias ao ar livre.

Os aparelhos disponíveis são estruturados para pessoas de diversas idades, estruturas corpóreas e hábitos de vida. Basta uma consulta médica para saber quais as restrições relacionadas a exercícios físicos.

Como o acesso é público, dá para frequentar a qualquer momento. Assim, fica mais fácil fazer uso do espaço, programando as atividades com certa frequência e com a possibilidade de juntar em grupos.

Comunidade envolvida em um mesmo local

As academias ao ar livre normalmente estão instaladas próximas a parquinhos infantis, praças arborizadas e com bancos, pistas de corridas, ciclovias, entre outras estruturas que favorecem a vida em comunidade.

Essa característica resolve alguns problemas de famílias que não tem com quem deixar os filhos para praticar atividades físicas. É comum que as comunidades sejam acolhedoras para crianças, também.

Assim, você, seus vizinhos e amigos podem revezar os cuidados com as crianças e ainda manter uma rotina saudável tanto para os pais, na academia, quanto para os filhos, que também se encontram para brincar.

Os aparelhos coloridos das academias ao ar livre remetem a playgrounds dos tempos de infância, o que contribui para gerar a curiosidade e o prazer em frequentar o local.

Exercícios em grupo: mais motivação

Contar com uma ou mais pessoas para acompanhar as atividades físicas pode ser um forte fator motivacional para quem tem dificuldades em seguir firme e forte com a rotina de treinos.

Sabe aquele dia que você não está a fim nem de sair de casa? Pois quando está combinado frequentar a academia em determinado horário, seus vizinhos e amigos vão te animar para seguir com eles.

Perceba que separar um tempo para encontrar essas pessoas é tão saudável quanto praticar exercícios. Conversar sobre diversos assuntos, incluindo as adversidades rotineiras, ajuda a relaxar.

A diversão também é garantida quando os exercícios são praticados em grupo. A dica é criar metas coletivas e competições entre seus colegas com foco no bem-estar e na amizade entre vocês.

O ambiente das academias tradicionais costuma colocar entre os clientes objetivos que são difíceis de alcançar. Entre amigos, coloque apenas as metas que promovam a saúde de todos.

Encontre pessoas com objetivos em comum

A parceria dos colegas que você conhece ao frequentar a academia ao ar livre pode se estender para muitas outras áreas da vida, afinal, nunca se sabe quem pode encontrar lá.

Ao comentar alguma dificuldade do seu cotidiano, quem sabe a pessoa ao lado pode ajudar a solucionar, ou até está passando pela mesma situação naquele exato momento.

Que tal encontrar uma solução conjunta? Vá para a academia para se exercitar, mas aproveite para ampliar seu círculo social. A comunidade só tem a ganhar.

Melhorias para o bairro

O momento de frequentar a academia ao ar livre pode ser a saída de casa mais tranquila do dia, independente da frequência. Se possível, vá caminhando e note tudo que te rodeia.

Você vai notar as redondezas com outra percepção. Será que precisa melhorar as calçadas?

Uma nova faixa de pedestres é necessária? Ou tudo fica mais bonito com árvores?

A partir desse diagnóstico, peça a opinião de outros colegas da academia e faça o possível para mobilizar o pessoal em prol de melhorias nas áreas estruturais mais carentes da comunidade.

Uso da palavra na Câmara de Vereadores, pedidos na associação de moradores do bairro ou mesmo uma conversa com o prefeito sobre o assunto são alguns dos caminhos para reivindicar essas melhorias.

Vá até uma academia ao ar livre!

A participação em grupos nas academias ao ar livre contribui para a saúde em diversas esferas. Desde as atividades físicas até o convívio social e o exercício da cidadania.

É fundamental que a comunidade faça bom uso dos equipamentos disponibilizados, com intuito de evitar que o local torne-se ponto de uso de drogas ou mesmo alvo da ação de vândalos.

A estrutura gratuita é poderosa para reunir pessoas focadas na saúde e no bem-estar. O convívio social é prazeroso e proporciona aos moradores o sentimento de pertencimento e integração à comunidade.

O convívio social é prazeroso e faz que as pessoas de uma mesma localidade acabem se conhecendo, já que em meio à correria muitas vezes mal sabemos sobre pessoas que estão próximas geograficamente.

Gostou? Leia também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0