Clique aqui e envie sua mensagem

As vantagens de se ter uma academia ao ar livre na empresa

As vantagens de se ter uma academia ao ar livre na empresa

Iniciativa pode trazer benefícios inimagináveis à companhia

A gestão corporativa e empresarial passa por uma série de aspectos, alguns diretamente relacionados ao negócio e outros que parecem complementares, mas também são importantes, como a academia em empresas.

Essa é uma estratégia que pode revolucionar positivamente a saúde, qualidade de vida e até a produtividade dos colaboradores, com benefícios que superam o que costumamos pensar em um primeiro momento e são positivos para todos os envolvidos.

Vamos conhecer melhor esses benefícios e, assim, esclarecer cada dúvida que pode existir em sua mente sobre o assunto, que se dissiparão e deixarão evidente como o investimento realmente vale a pena.

Leia agora 10 dicas matadoras para conquistar qualidade de vida nas cidades

É realmente benéfico ter uma academia em empresas?

Sim. Embora fuja das necessidades tradicionais de uma companhia, as vantagens são nítidas e eliminam qualquer tipo de desconfiança sobre o assunto.

O primeiro ponto que podemos ressaltar sobre isso é o fato de que a população brasileira não se exercita tanto quanto deveria, o que foi comprovado por um levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O estudo, que foi divulgado em setembro de 2018 com dados coletados nos 15 anos anteriores, mostrou que 47% das pessoas em idade adulta no país não se exercitam como deveriam.

Essa, porém, não é uma exclusividade do Brasil. Com dados de 168 países e revisão de 358 pesquisas populacionais de 2001 a 2016, a OMS chegou à conclusão de que 1,4 bilhão de pessoas em todo o mundo passam por riscos de saúde devido à ociosidade.

Com a correria do dia a dia, nem sempre sobra tempo para se exercitar, o que mostra que ter uma academia nas empresas poderia ajudar nessa questão, mas os benefícios vão além disso, como podemos ver a seguir:

Melhor entrosamento dos funcionários

Ao criar a oportunidade de que colegas de trabalho se conectem fora do ambiente tradicional de trabalho, é possível fortalecer o relacionamento pessoal entre eles e, consequentemente, o profissional.

Quando se disponibiliza uma academia na empresa, é possível criar um ambiente mais tranquilo e colaborativo, além de criar um grupo que se incentivará com os exercícios e, assim, poderá desfrutar dos benefícios por um longo período de tempo.

Combate ao estresse

De acordo com uma pesquisa da Isma-BR, que representa a International Stress Management Association (Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse) no Brasil, 9 a cada 10 pessoas no mercado de trabalho apresenta sintomas de ansiedade.

Além disso, 47% apresentam algum nível de depressão, que é recorrente em 14% dos casos. 69% dos entrevistados pela Isma-BR afirmaram que o trabalho é o que mais os estressa, ou seja, os números são alarmantes.

Ter uma academia na empresa pode ajudar diretamente a combater esses sintomas, já que as atividades físicas estimulam a liberação de substâncias que trazem bem-estar e relaxamento, como endorfina e serotonina, o que é bem positivo, principalmente por ser algo natural.

Logo, para que os níveis de estresse fiquem baixos no ambiente de trabalho e, por consequência, na vida dos colaboradores, ter um espaço para praticar exercícios físicos é uma bela decisão a se tomar.

Veja mais: Pensando em montar uma academia para os funcionários da sua empresa? Não pense, faça

Aumento de produtividade

De acordo com o estudo “Exercise holds immediate benefits for affect and cognition in younger and older adults”, publicado no periódico Psychology and Aging, as atividades físicas são associadas a melhorias no processamento cognitivo.

Em outras palavras, os benefícios dos exercícios físicos para o corpo e a mente são comprovados, ou seja, eles não se resumem apenas a melhorias físicas, outro ponto que deixa claro como é vantajoso ter uma academia em empresas.

Quem se exercita melhora suas habilidades mentais, como criatividade, capacidade de aprendizagem, memorização e concentração, todas fundamentais para que os colaboradores tenham um desempenho ainda melhor.

Além disso, um estudo da Universidade Metropolitana de Leeds mostrou que trabalhadores que visitaram a academia em horário de expediente aumentaram sua produtividade, gerenciaram melhor seu tempo e se sentiram mais satisfeitos com o trabalho.

Mais energia

O nível de energia é um indicador importante de engajamento e bem-estar. Tom Rath, um pesquisador da Gallup, entrevistou 10.000 pessoas e percebeu que apenas 11% delas disseram ter sentido muita energia no dia anterior.

Ainda que esse seja um indicador relativamente variável de acordo com cada pessoa, não há dúvidas de que o cansaço é prejudicial para o desempenho e a qualidade do trabalho, o que consequentemente afeta os resultados dos colaboradores e da empresa como um todo.

Uma das melhores maneiras de combater a fadiga é a realização de exercícios físicos, que melhoram a circulação sanguínea e fortalecem o músculo do coração, ou seja, trazem uma sensação de energia.

Veja agora como implementar uma academia ao ar livre!

Como ter uma academia em empresas?

Alternativas não faltam, mas o destaque fica por conta da academia ao ar livre, que se adapta às necessidades de boa parte das empresas por suas características.

Comprar aparelho de musculação vale a pena pelo fato de que eles podem ser instalados em qualquer lugar, inclusive ao ar livre, ou seja, não é preciso construir um espaço coberto com infraestrutura elétrica para recebê-los.

A instalação é simples e os custos cabem no orçamento das empresas, principalmente quando comparados aos aparelhos de academia tradicionais, cujo preço é elevado e, além disso, precisam ficar em ambientes fechados, o que traria mais despesas com a construção.

A academia nas empresas ainda não é algo tão forte no Brasil, mas mediante todos os dados e benefícios apresentados, fica claro que não há motivos plausíveis para que sua companhia não seja a próxima a ter um espaço de prática de exercícios.

Além da qualidade de vida e das vantagens para a saúde física e mental dos colaboradores, eles podem contribuir ativamente com os interesses da empresa, melhorar seus resultados e, assim, permitir que ela cresça no mercado.

A Ginast possui um kit especial de academia em empresas, compacto e de fácil instalação, que permite obter todos os benefícios citados anteriormente e outros mais, de modo a beneficiar todas as partes envolvidas.

Aproveite os aparelhos de academia ao ar livre da Ginast em sua empresa e veja como os resultados melhorarão consideravelmente, bem como a saúde e qualidade de vida dos colaboradores, e o melhor, já a curto prazo e com um investimento que cabe no orçamento!

DEIXE UMA RESPOSTA

Uma resposta para “As vantagens de se ter uma academia ao ar livre na empresa”

  1. […] pode ser construída nos mais diferentes locais, como condomínios, praças públicas e até mesmo empresas. Tudo para que as pessoas consigam se exercitar e melhorar a saúde e a qualidade de […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0