Clique aqui e envie sua mensagem

Confira 07 exercícios funcionais para quem quer perder peso com saúde

Confira 07 exercícios funcionais para quem quer perder peso com saúde

Emagrecer é um processo que deve feito de maneira saudável, com os exercícios e o programa certo, você terá tudo para conquistar seus objetivos

Segundo o guia alimentar para população brasileira, uma alimentação equilibrada aliada a prática de atividade ou exercícios físicos são os princípios fundamentais para uma pessoa ser considerada saudável.

Além disso, não adianta nada praticar exercícios, se você não estender as mudanças para a sua alimentação. Tudo será questão de adaptação e muito foco.

Afinal, não é fácil fazer mudanças drásticas de uma hora para outra, principalmente se você, como boa parte da população brasileira é sedentária. Segundo dados do IBGE, cem milhões de pessoas não fazem nada.

Todos estamos cansados de saber os benefícios da prática de atividade física, e mesmo assim, postergamos o início. Você já parou para se perguntar os motivos para isso acontecer?

A resistência pode surgir de várias formas, os resultados podem parecer demorados e a falta de motivação é uma das maiores culpadas. Tudo pode parecer obstáculo e isso é culpa do sedentarismo.

Sedentarismo

O sedentarismo é definido pelas pessoas que não praticam nenhuma atividade física e por conta disso desenvolvem problemas de saúde. Aliado aos péssimos hábitos alimentares, é um dos fatores de risco para o desenvolvimento das doenças crônicas degenerativas.

Segundo a OMS, pelo menos 60% da população mundial possui esse perfil. É perigoso, pois, silenciosamente mata duas vezes mais que a obesidade. Infelizmente, o desânimo e as doenças adquiridas pela falta de atividade acabam encurtando a vida de muita gente.

Então, vai continuar parado? Sempre é tempo de começar e se você não é fã de academias, existem exercícios funcionais bem fáceis de fazer em casa ou no parque. Sem mais desculpas, continue lendo e aprenda como perder peso com saúde.

O que é o exercício funcional?

De maneira resumida, são exercícios que usam a própria força do corpo para melhorar a postura, elasticidade, mobilidade, fortalecer os músculos, diminuir dores, perder peso e aumentar a estabilidade.

Sem demoras, se você quer começar já e chegou até aqui, confira sete tipos que você deveria incluir no seu programa de treinamento.

Prancha

Esse exercício é ideal se você tem problemas de postura. Esse tipo trabalhará toda a sua musculatura ao mesmo tempo, vai fortalecer o corpo todo e ajudar a diminuir as dores nas costas.

Como fazer

Vamos lá? Deite de bruços e posicione as pernas levemente separadas, com calma erga seu corpo até que o seu peso esteja distribuído, deixe seus braços como apoio e alinhe a posição com o seu ombro.

Agora, segure na posição simulando uma prancha e contraia os músculos do seu abdômen por 15 segundos e relaxe. Para começar, faça três repetições.

Flexão Break Dancer

Esse tipo vai melhorar sua estabilidade e aumentar mobilidade e elasticidade. Assim que ficar familiarizado com o movimento, poderá aumentar a velocidade e trabalhar o cardiovascular também.

Como fazer

Fique na posição da flexão, deixe os braços esticados em um ângulo de 90 graus e abaixe até onde conseguir, suba, passe a perna esquerda e estique para o lado direito, faça o mesmo movimento com o seu braço direito, mas deixe apontado para cima.

Retorne a posição inicial, faça outra flexão e repita o movimento com a perna direita esticada para o lado esquerdo e o braço esquerdo para o alto. Faça uma série de 10 flexões para cada lado.

Swimming

Outra da série para melhorar a postura, consequentemente diminuir as dores nas costas e lombar, além de fortalecer os músculos do abdômen e a mobilidade.

Como fazer

Deite de bruços e erga para cima suas pernas e braços ao mesmo tempo. Fique nesta posição e comece a movimentar os membros superiores e inferiores para o alto e para baixo, como se estivesse nadando. Continue esse movimento por 30 segundos e relaxe. Faça uma série de três repetições.

Abdominal com giro

Esse exercício vai fortalecer os músculos do abdômen, definir a cintura e melhorar a postura. A diferença do abdominal clássico, será o giro com o corpo para forçar o oblíquo, na lateral.

Como fazer

Deite de costas, dobre as pernas e posicione as solas dos pés no chão, com as mãos na cabeça e os braços flexionados, faça o movimento da abdominal e direcione o seu cotovelo para a perna direita. Faça o movimento reverso e alterne. Para começar, repita dez vezes.

Agachamento unilateral com rotação

Esse agachamento ajuda a flexibilidade e equilíbrio. São indicadas de três a cinco séries com 10 repetições de cada lado, um intervalo de um minuto entre as atividades.

Como fazer

Para fazer esse exercício, você precisará de um colchonete ou um EVA para treino e dois pesinhos. Segure um peso em cada mão e junte-os na posição vertical, próximo ao peito.

Comece flexionando as pernas de modo que sua perna direita fique encostada no chão e a esquerda em pé em um ângulo de 90 graus. Depois, gire o tronco para o lado esquerdo. Repita alterando a posição das pernas.

Não deixe de ver: Dicas para utilizar os aparelhos de musculação.

Single leg com supino

O single leg com supino é um importante exercício para melhorar e corrigir a postura, trabalha o equilíbrio e fortalece os músculos do core.

Como fazer

Você só precisará de dois pesinhos para a prática, o primeiro passo é flexionar um pouco os joelhos, incline a coluna mantendo a postura ereta, até que os halteres estejam alinhados com as rótulas. Agora, levante uma das pernas e leve para trás sem tocar no chão.

Os joelhos devem ficar alinhados, a perna suspensa ficará com a coxa na diagonal e a canela na horizontal. Com os healters na posição horizontal, levante-os até a altura dos ombros, depois, desça-os até a altura do joelho, repita o movimento de supino por dez vezes e inverta a posição das pernas.

Faça três ou quatro séries com 10 repetições para cada perna, com um minuto de descanso entre as séries.

Agachamento duplo

O exercício trabalha os músculos do quadril, coxas, glúteos e quadril, melhora a frequência cardíaca, além de aumentar a resistência e o fôlego.

Como fazer

A execução é semelhante ao agachamento unilateral com rotação, sem os pesos. A postura é a mesma, mas em vez de girar o tronco, estique seus braços para frente e traga-os de volta.

Depois, dê um passo para trás com a perna da frente, invertendo a posição de cada perna, por fim, erga os braços para cima. Não esqueça de vigiar a postura para evitar lesões. Faça de três a quatro séries com 10 repetições e intervalo de 60 segundos de descanso.

Confira também: Como emagrecer no inverno?

Com persistência e empenho, você sentirá os benefícios dos exercícios funcionais no seu corpo e com saúde será possível emagrecer e aumentar sua qualidade de vida.

O que achou das nossa dicas? Deixe nos comentários e aproveite para conhecer a Ginast!

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0