Como Estruturar Um Projeto de Equipamentos de Academia ao ar livre para praias

Como Estruturar Um Projeto de Equipamentos de Academia ao ar livre para praias

Compartilhe:

Como Estruturar Um Projeto de Equipamentos de Academia ao ar livre para praias

Exercício faz bem à saúde e o fato de fazê-lo ao ar livre torna a atividade mais leve e prazerosa

Com a correria do dia a dia algumas pessoas não tem tempo de ir para a academia, principalmente se o deslocamento até o local é demorado ou longe.

Por isto uma ótima opção para não ficar parado é utilizar os equipamentos de academia ao ar livre nas praias.

As academias ao ar livre já invadiram várias cidades do país todo, fazendo com que pessoas sedentárias começassem a praticidade alguma atividade física e o melhor: sem custo algum.

Melhor ainda quando a academia se encontra em ambientes agradáveis como no litoral.

Este incentivo à realização de atividades físicas diminui a chance de desenvolvimento de doenças e melhora a qualidade de vida da população.

Além de auxiliar na interação com outras pessoas que também utilizam estes mesmos equipamentos de academia ao ar livre.

A indicação de utilização destes aparelhos é para crianças a partir de 12 anos, além de ser uma ótima opção para pessoas idosas já que os exercícios são de fácil execução e utilizam apenas o peso do corpo.

A instalação de academias ao ar livre possibilita que mais pessoas tenham acesso à uma vida mais saudável, além de restaurar locais geralmente esquecidos, como praças, parques, pistas de caminhadas ou espaços abandonados e que tem potencial de ser um local de exercícios.

De acordo com o manual “Boas Práticas de Implantação e Gestão de Academias ao Ar Livre”, o processo para sua implantação é composto pelas etapas: diagnóstico e definição do espaço, fontes de recurso, escolha dos equipamentos, realização das atividades e manutenção.

O diagnóstico é feito para verificar a necessidade de uma academia ao ar livre e também qual o melhor local para implantá-la.

Ver o interesse das pessoas do bairro, quais são as características do público e se o local é adequado para instalação.

O próximo passo é definir as fontes de recurso do investimento. Além do investimento inicial com a compra e instalação dos aparelhos, há também o custo de manutenção, além de aluguel de banheiro público e bebedouro para melhor conforto da população.

Equipamentos de Academia ao ar livre para praias

Como são implantadas em locais públicos, a prefeitura se torna responsável por adquirir e contratar a empresa para instalação dos equipamentos.

Há também a opção de instalar estes equipamentos em local particular, como em condomínios, por exemplo.

Caso o município não tenha o valor total do investimento para a implantação da academia ao ar livre, é possível solicitar auxílio para os Governos Federal e Estadual, além de doações ou patrocínio de empresas privadas.

Após definição das fontes de recurso, a próxima etapa é a escolha dos equipamentos e preparação do espaço.

É preciso definir se serão aparelhos apenas para adultos ou se terá também aparelhos voltados para as crianças, já que são diferentes.

Há a opção de aparelhos para pessoas com deficiência, tornando o exercício um ato de inclusão e socialização.

Por isto é importante saber o tamanho do espaço disponível para também definir quantos aparelhos serão colocados.

Dentre os modelos de aparelhos mais comuns utilizados está o Multi Exercitador, que fortalece, alonga e aumenta a flexibilidade dos membros superiores e inferiores, além do simulador de caminhada, que desenvolve a coordenação motora.

O aparelho “Esqui” melhora a flexibilidade dos membros inferiores e superiores, o “Remada Sentada” fortalece os músculos das costas e ombros, o “Simulador de Cavalgada” fortalece os membros inferiores e superiores e auxiliar na respiração.

Geralmente há mais de uma unidade de cada aparelho para que seja realizado em dupla ou com mais pessoas, justamente para garantir uma interação entre o público.

É importante também a instalação de uma placa informativa sobre o uso de cada aparelho.

Com os aparelhos instalados, é interessante fazer a divulgação do espaço e também a sua inauguração, fazendo com que as pessoas conheçam a nova academia disponível no bairro.

Uma dica é distribuir panfletos e divulgar na internet, nos comércios e escolas próximas.

Com a utilização dos aparelhos, é importante realizar manutenções periódicas. A vida útil de um equipamento de academia ao ar livre é de 5 anos.

Além de ser instalado com segurança, é necessário realizar pinturas e trocar aparelhos com defeito para evitar acidentes.

Mesmo que sejam exercícios de baixo impacto ou que podem ser realizados sozinho, é essencial ter precaução para evitar alguma lesão mais grave.

Pessoas idosas devem fazer acompanhamento de profissional da área ou exames com alguma frequência.

A academia ao ar livre só traz benefícios para a população, mas mesmo assim é importante realizar os exercícios com segurança e cautela.

É preciso fazer um alongamento antes de se exercitar e também consultar a placa informativa sobre a realização dos exercícios.

Os equipamentos de academia ao ar livre para praias incentivam a população a se exercitar em qualquer lugar, mesmo estando de férias, fazendo com que esta atividade traga prazer e benefícios para a saúde.

Você também vai gostar de:

Últimas do Blog

Acompanhe o nosso blog e tenha informações sobre qualidade de vida, diversão e inclusão social

Compartilhe:

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação de

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das nossas novidades, cadastre-se já e receba novidades e promoções

O que você está esperando?

Desenvolvemos projetos que se adequam ao seu orçamento e espaço.
Podemos construir a academia perfeita para a sua cidade, empresa ou condomínio.
Trabalhamos para superar suas expectativas e oferecer o melhor custo-benefício.