Ginast Academia ao ar Livre - Equipamentos Certificados‎
Clique aqui e envie sua mensagem

Saiba como escolher os brinquedos mais adequados para um parque a céu aberto

Os brinquedos para parque infantil são excelentes opções para espaços de condomínio como também para um parque a céu aberto, sendo uma distração para crianças de diversas faixas etárias.

Isso porque as brincadeiras são atividades fundamentais na vida das crianças, já que elas estão em uma fase de aprendizado e de descoberta do mundo — e os brinquedos para parque infantil exercem influência direta sobre isso.

Uma pesquisa da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA), por exemplo, analisou o cérebro de 128 crianças negligenciadas e os resultados mostraram que o hipotálamo e a amígdala, relacionados à memória e às emoções, eram menores nessas crianças do que nas que foram incentivadas a brincar.

As brincadeiras são benéficas tanto para a mente quanto para o corpo, portanto a construção de parques infantis é fortemente recomendável para ajudar no desenvolvimento da criança.

Por isso, se você tem interesse em adquirir brinquedos para parque infantil, descubra como escolher os melhores equipamentos e veja algumas sugestões para montar um ambiente divertido e saudável. Continue a leitura!

Quais são os diferenciais de um parque infantil?

A infância é a fase menos preocupante da vida e também deve ser a mais divertida, contando com carinho dos familiares e brincadeiras que estimulem o aprendizado e a sociabilidade entre os pequenos.

Para o pleno desenvolvimento da infância, além de uma boa alimentação e educação básica, é preciso se divertir, e o ato de brincar com outras crianças ajuda na socialização, na resolução de conflitos e na mudança de percepção do mundo familiar. E nada melhor do que se conscientizar disso por meio das brincadeira livres e lúdicas.

Esse crescimento é fundamental para que as crianças saibam lidar com questões mais desafiadoras ao longo da vida, por isso o ato de brincar é tão fundamental para os pequenos, principalmente ao ar livre, algo mais difícil nos centros urbanos.

Portanto, detalharemos a seguir os principais diferenciais dos equipamentos de parque infantil ao ar livre. Acompanhe!

Estímulo físico

A habilitação física e o fortalecimento muscular são competências desenvolvidas ao longo dos anos, mas que se inicia na infância. Subir em brinquedos, pendurar-se nas argolas suspensas ou até mesmo distrair-se no balanço exige a ativação de diversos músculos do corpo.

Além disso, nesses ambientes de tanta excitação e com a presença de ouras crianças, é muito difícil que os pequenos permaneçam parados por muito tempo, então a corrida com os colegas entre os aparelhos ou as brincadeiras elaboradas momentaneamente ajudam as crianças a se exercitarem.

Outro estímulo físico interessante é a força necessária para a criança passar entre as argolas suspensas ou para permanecer sentada na gangorra, situação que demanda mais esforço físico dos pequenos.

Com o avanço da idade e com a coragem desenvolvida, as crianças começam a buscar novas opções de divertimento nos brinquedos, proporcionando o desenvolvimento de outros músculos.

Desenvolvimento de diferentes habilidades

As habilidades desenvolvidas pelas crianças em um parque infantil vão desde a performance física até o melhoramento das funções cognitivas. Além de facilitar a redução dos episódios ansiosos e depressivos, infelizmente já frequentes na infância.

Muitos episódios de ansiedade, bem como crianças com hiperatividade ou comportamentos depressivos necessitam desses ambientes, que ajudam a superar ou controlar esses problemas. Outro ponto é que essas atividades auxiliam a criança a lidar com questões sobre perdas inesperada de entes queridos.

Sabe-se também que as brincadeiras nos parques a céu aberto impactam positivamente na capacidade de concentração, na habilidade de construir histórias lúdicas e criativas com seus colegas, entre outras percepções.

Também é observado um aumento da capacidade de memorização, com melhor aprendizado sobre eventos da natureza, que são assimilados com os conteúdos consolidados pelos professores da escola.

Facilitação da autonomia das ações

Os brinquedos para parque infantil possuem diversos níveis de complexidade e alguns são idealizados para que as crianças executem as atividades sozinhas, como é o caso dos balanços, das argolas suspensas ou dos equipamentos de escalada.

Em todos eles é importante que as crianças tomem as próprias atitudes, façam suas escolhas sobre velocidade, avanço em mais de uma etapa e se motivem quando chegarem ao resultado desejado.

Assim, os brinquedos estimulam a autonomia das ações, promovendo bem-estar e mais motivação para que as crianças estejam sempre se desafiando e criando novas possibilidades de brincadeiras.

O aumento da autonomia é um passo fundamental que será assimilados nas rotinas pessoais, nas escolares e, posteriormente, na fase adulta.

Como os brinquedos ajudam a criança a se desenvolver psicologicamente?

É sabido que as crianças que se relacionam ao ar livre tendem a ficar menos ansiosas e são mais sociáveis do que as que passam grande parte do tempo na companhia de jogos eletrônicos.

Isso significa que as crianças que podem aproveitar os parques e a vitamina D obtida diretamente do sol conseguem extravasar as energias e tendem a ser mais equilibradas psicologicamente, resolvendo seus conflitos de forma mais rápida.

Portanto, utilizar e aproveitar os brinquedos no parque infantil é uma estratégia eficaz para as crianças se tornarem adultos psicologicamente mais estáveis e evitar frustrações ao longo dos anos.

Outra questão interessante desenvolvida nesse ambiente é a empatia, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro, a gratidão e o coleguismo, habilidades que facilitam o amadurecimento infantil.

Promove o entusiasmo social

As famílias brasileiras estão cada dia menores, com grande frequência de filhos únicos, influenciando na capacidade de brincar devido à ausência de outras crianças nos ambientes familiares.

O resultado é uma criança mais antenada nos aparelhos tecnológicos e com dificuldade para interagir socialmente, podendo trazer desconforto para os familiares e outros problemas.

Portanto, frequentar parques ao céu aberto é uma oportunidade para as crianças fazerem amigos, compartilharem alegrias e aumentarem a sociabilidade, garantindo, assim, o entusiasmo social.

Esse fator é essencialmente fundamental nos dias de hoje, trazendo consigo autoestima e segurança para as crianças interagirem com os colegas nas brincadeiras e aproveitarem ao máximo os aparelhos infantis.

Como escolher os brinquedos para parque infantil?

Cada brinquedo pode ajudar no desenvolvimento de uma determinada atividade, movimento ou região do cérebro ou corporal. Portanto, é interessante adquirir diversos tipos de aparelhos para ampliar a capacidade de estímulo infantil.

Assim como pode haver dúvidas sobre como escolher um escorregador de ferro, você também pode ter dúvidas em relação à montagem de um parque inteiro. Dessa forma, é preciso ter cautela e ter acesso à informações para tomar essa decisão.

Então, confira abaixo algumas dicas que ajudarão você a acertar em cheio.

Considere a opinião das crianças e adultos

Se os brinquedos para parque infantil são voltados especialmente para as crianças, então sua opinião também é importante na escolha! Sendo assim, nada mais justo e proveitoso do que essa consultoria verdadeira e isenta de preconceitos.

No caso de um condomínio, envie uma pesquisa às casas e peça para que os pais a ajudem a escolher os brinquedos que as crianças mais gostam, como escorregador, gangorra, gira-gira, escalada, entre outros.

Já para brinquedos que serão instalados em lugares públicos, como parques e praças, tente se comunicar com as crianças e adultos da região para entender quais são suas preferências e necessidades.

Aproveite a oportunidade e peça também a opinião dos pais a respeito desse assunto, o que ajudará a filtrar as opções preferidas e, assim, desenvolver um espaço que seja o mais agradável possível.

Assim, conciliando as opiniões infantis e dos adultos e analisando os custos de cada brinquedo com a verba destinada a isso será possível agradar a todos dentro das possibilidades.

crianças brincando em parque infantil

Veja os tipos e características dos brinquedos

Além da diversão, os brinquedos para parque infantil também ajudam no desenvolvimento motor, físico, cognitivo, social e comunicativo. Então, é importante escolher um conjunto de brinquedos que trabalhe com o máximo possível dessas áreas.

A gangorra é um brinquedo em que a criança aprende a se equilibrar, enquanto o escalador ajuda-a a desenvolver mais força e resistência física e o gira-gira é uma bela oportunidade para ajudar na comunicação e interação social, por exemplo.

Muito além da brincadeira que é garantida pelos brinquedos, eles também apresentam uma forte influência no crescimento e amadurecimento dos pequenos, o que é essencial para o seu futuro.

Analise o espaço disponível para a instalação dos brinquedos

Entre as dicas para escolher o playground mais adequado, um destaque fica por conta do espaço disponível para a instalação dos brinquedos, que precisa ser planejado com atenção pelos idealizadores.

Cada um dos brinquedos para parque infantil ocupa uma determinada área, mas é preciso também pensar no espaço entre os brinquedos para a locomoção segura e confortável das crianças, além da estimativa do número de indivíduos brincando simultaneamente.

Há opções de brinquedos que ocupam espaços menores, o que faz com que eles possam ser instalados em praticamente qualquer ambiente. No entanto, atente-se para o espaço de segurança que deve haver entre os brinquedos, de pelo menos 1,50 m de distância entre cada um.

Cuidado com a segurança do ambiente

Saber como garantir a segurança dos parques infantis durante as férias e durante outros dias em geral estará entre as maiores preocupações dos pais, e isso deve ser considerado na hora de escolher e montar os brinquedos de um parque infantil.

É importante que a aquisição dos brinquedos seja feita em uma empresa responsável e experiente, que possa assegurar a qualidade dos equipamentos e, assim, proporcionar uma brincadeira saudável, divertida e sem sustos.

O espaço aberto para a instalação dos brinquedos deve ser plano, o que evita que as crianças tropecem e se machuquem enquanto correm e brincam. Além disso, se possível, invista em um espaço gramado, com terra ou areia para que o impacto com o chão não as machuque.

Sugestões de bons brinquedos para parque infantil

Depois de conhecer algumas recomendações para a escolha dos brinquedos, nós separamos algumas opções que podem deixar o parque ainda mais divertido e interessante para os pequenos. Confira!

Escorregador infantil 

Um dos clássicos da infância, esse é um dos brinquedos que não pode faltar. As crianças exercitam sua musculatura e também o equilíbrio ao subir a escada, ao passo que entendem, na prática, o funcionamento da física, mais precisamente da cinética, enquanto escorregam.

Balanço dois lugares

Mais uma bela recomendação, o balanço de dois lugares ajuda a entender a física por meio da aplicação de força em suas correntes e do impulso dos pés no chão, além de ajudar na comunicação e interação social com a criança que estiver ao lado.

Gangorra quatro lugares

Diferentemente das gangorras convencionais que os pequenos estão acostumados, esse modelo de 4 lugares acomoda duas crianças de cada lado, que precisam agir em conjunto para o impulso da gangorra, além de entenderem que a participação das crianças que estão do outro lado também é importante, o que demonstra a importância do convívio social.

Multi infantil

Para uma opção mais versátil, o multi infantil traz, no mesmo brinquedo, escorregador e diferentes opções de escalada. Nesse caso, as crianças precisam dividir o brinquedo com os colegas, além de aprenderem sobre equilíbrio e resistência física.

Meninas sorrindo e correndo em um parque infantil

Como ter um parque infantil repleto de diversão?

Com opções de sobra, as crianças de condomínios, parques, praças e demais espaços abertos poderão se divertir, desenvolver o corpo e a mente e, de quebra, entender, na prática, o funcionamento das leis da física, o que é ideal para o raciocínio.

E para ter um espaço versátil e que sirva para pessoas de todas as idades, aproveite a instalação dos brinquedos do parque infantil e desenvolva uma academia ao ar livre. Assim, será possível impactar diretamente a qualidade de vida das pessoas daquela região!

Os brinquedos para parque infantil são excelentes opções para divertimento das crianças, satisfação dos pais e melhoria da interação familiar. Os benefícios físicos, cognitivos, sociais e humanístico são evidenciados nas crianças, influenciando o desenvolvimento e o aprendizado da criança.

Ficou interessado em como instalar brinquedos para parque infantil? Então, entre em contato conosco para saber mais detalhes!

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0