Clique aqui e envie sua mensagem

Academia Para Criança: Como Estimular a Atividade Física Desde Pequeno!

Incentivar a prática de atividades físicas desde a infância ajuda a criar um adulto mais saudável!

De qual faixa etária você se lembra quando pensa em uma academia? Quase por reflexo, aparece a imagem de um adulto na nossa mente, já que essa é a situação mais comum, mas a academia para crianças também é um assunto muito importante.

As crianças têm energia de sobra para gastar em seu dia, além de possuírem uma capacidade de aprendizado muito grande. É por isso que muitas crianças que praticam ballet, judô, futebol, vôlei e outras atividades esportivas mantêm a prática na vida adulta.

Nós sabemos que os benefícios de praticar atividade física são muitos e se aplicam a pessoas de todas as idades, mas o impacto nas crianças é ainda mais especial, principalmente devido a alguns dados alarmantes divulgados sobre sua saúde.

Por Que a Academia Para Criança é Importante?

Estatísticas da OMS (Organização Mundial da Saúde) ajudam a entender melhor essa questão. Dados divulgados em 2017 mostram que 7,3% das crianças menores de 5 anos possuem sobrepeso infantil no Brasil, o que é preocupante.

É claro que essa afirmação já é importante por si só, mas quando confrontada com outras estatísticas, da Pesquisa de orçamento Familiar (POF), realizada pelo IBGE, seus efeitos se tornam ainda mais sérios.

A pesquisa mostra que 80% das crianças que são obesas aos 10 anos de idade continuarão assim na fase adulta, o que possui sérias implicações além do peso, como as chances de ter problemas no coração, nos rins, hipertensão, diabetes e até problemas cerebrais.

É por isso que a academia para criança é um tema fundamental, já que é preciso fazer tudo o que está ao nosso alcance para evitar que a sociedade brasileira do futuro sofra com problemas de saúde.

Veja também – Corpo e mente: conheça os benefícios dos exercícios físicos.

Como Funciona a Academia Para Crianças?

Quando se fala sobre academia infantil, é preciso entender muito bem como ela funciona. Caso contrário, pode-se pensar que as crianças terão que se submeter a rotinas de exercícios ou a atividades físicas muito intensas e extenuantes.

Nessa faixa etária, muito mais importante do que conseguir hipertrofia muscular ou se tornar especialista em algum tipo de exercício é manter uma rotina saudável, em que a criança possa gastar energia.

Na verdade, a atividade é como uma brincadeira para elas, que além da diversão também trará benefícios à sua saúde, importantes na fase atual e mais ainda no futuro, quando entrarem na adolescência e na fase adulta.

Por isso, a academia para criança não é um ambiente em que os pequenos levantam halteres e malham pesado em equipamentos, mas sim um local em que elas podem brincar e cuidar da saúde do corpo e da mente ao mesmo tempo.

Como Incentivar a Participação em Uma Academia Para Criança?

É preciso ser sábio para incentivar seu filho, neto, sobrinho ou aquela criança que você conhece a praticar exercícios físicos, ou seja, dar os conselhos certos.

Boas dicas para que ela sinta vontade de praticar exercícios físicos são as seguintes:

Leve a Criança em Uma Academia ao Ar Livre

Os parques e praças estão entre os passeios preferidos com as crianças, e muitos deles contam com uma academia ao ar livre. Esse pode ser um ótimo argumento para convencer os pequenos!

Uma das maiores vantagens da academia ao ar livre para todas as idades é que eles são desenvolvidos para todos: crianças, adultos, idosos, baixos, altos, magros e obesos.

Por isso, o ambiente pode se tornar uma ótima academia para criança, já que os equipamentos não são pesados ou complicados de se utilizar. Além do mais, estar em ambientes abertos é algo de que elas gostam muito.

Explique Como os Exercícios Fazem Bem

Dizer como as atividades físicas farão bem para o seu corpo e a sua mente é mais um bom incentivo para que elas continuem a praticar, já que saberão que os exercícios têm um propósito.

Aqui, porém, é recomendável usar uma linguagem mais lúdica e fácil para que as crianças entendam. Ao invés de dizer que os exercícios ajudarão na tonificação muscular, é preferível dizer que elas ficarão mais fortes.

Para não confundir mais ao dizer que seu desenvolvimento motor e intelectual será melhorado, nós podemos explicar que elas ficarão mais inteligentes e que o cérebro ficará mais forte com a academia para criança.

Com essa linguagem mais simples e infantil, elas conseguirão entender tudo o que quisermos explicar e perceberão que as atividades físicas são muito positivas.

Não deixe de ver – Playground: 11 dicas para você escolher o mais adequado!

Treine Junto Com Elas

Levar uma criança para praticar atividades físicas pode ser exatamente o incentivo que faltava para nós também nos exercitarmos! O princípio é o mesmo de correr junto com outra pessoa, já que ambos se incentivam e motivam.

As crianças são mais impactadas pelas ações do que pelas palavras, ou seja, não basta pedir para que elas se exercitem se nós também não fizermos a nossa parte e praticarmos junto.

Com isso, a academia para criança será, além de um ótimo programa para o corpo e a mente, uma oportunidade de ficar ainda mais tempo com aquela criança de quem gostamos tanto.

playground

Todas as Crianças Podem Praticar?

Na maioria das vezes sim, mas pode ser que algumas crianças tenham que se exercitar com certas limitações ou até mesmo optar por outro tipo de atividade física devido a problemas de saúde.

Assim como acontece com jovens e adultos, é importante que os pequenos estejam clinicamente aptos a praticar exercícios físicos. Por isso, é muito importante passar por acompanhamento médico antes de frequentar a academia para criança.

O pedido pode ser feito para o pediatra da criança, que se necessário a encaminhará para um cardiologista. Então, com o atestado médico em mãos, os exercícios podem ser praticados tranquilamente!

Exercícios Físicos: Uma Prática Que Deve Ser Incentivada Desde Cedo

De acordo com uma pesquisa publicada no periódico científico Memory, ter apenas uma memória boa sobre a prática de exercícios físicos na infância pode ajudar adultos sedentários a procurar por uma academia.

Isso deixa claro que começar a se exercitar desde cedo é a melhor opção. Assim, o futuro adulto será mais saudável física e psicologicamente, além de ter mais prazer em se exercitar.

Por isso, adote o hábito de frequentar uma academia para criança o quanto antes com os filhos, netos, sobrinhos e demais crianças. Seja em uma academia ao ar livre ou onde ela se sentir melhor, os resultados serão ótimos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0