Playground: 11 Dicas Para Você Escolher o Mais Adequado!

Playground: 11 Dicas Para Você Escolher o Mais Adequado!

Compartilhe:

Montar um parque de diversões é uma escolha que deixará as crianças – e os pais – muito felizes. Para isso, é essencial escolher os brinquedos certos

Se tem uma coisa de que as crianças gostam, essa coisa é brincar. Os pequenos têm muita energia e precisam gastá-la com atividades saudáveis e divertidas, e as brincadeiras são a melhor escolha para isso.

Para que eles possam brincar, é necessário que haja um bom espaço para que eles possam correr e, é claro, os brinquedos. Uma alternativa cuja adoção é maior a cada dia é a dos parquinhos a céu aberto, que também pode ficar dentro de condomínios.

Pode parecer que planejar um desses espaços não é tão complicado, mas quando chega a hora, aparecem dificuldades que não estavam no roteiro. Qual brinquedo usar? De que tamanho? Onde colocá-los?

Se você tem essa e outras dúvidas, fique tranquilo! Depois de conferir as melhores dicas para escolher um bom playground, o resultado final será o melhor possível!

11 Dicas Infalíveis Para Escolher um Playground

Com essas sugestões incríveis, você conseguirá planejar tudo o que precisa, e o melhor, muito mais rapidamente!

1 – Meça o Espaço Disponível

Antes de escolher e comprar os brinquedos do playground, é preciso pensar em uma coisa que muitas vezes fica para segundo plano: o espaço disponível para isso.

É importante que você saiba qual é a área que poderá ser utilizada para os brinquedos. Não é necessário nenhum levantamento planialtimétrico ou projeto profissional: medir o comprimento e a largura do terreno já basta.

Com essas medidas em mãos, será possível ver o tamanho de cada um dos brinquedos e, então, posicioná-los no melhor lugar possível, sem se esquecer de deixar um bom espaço entre eles, para que as crianças possam correr livremente.

2 – Calcule Uma Média do Número de Crianças

Se o condomínio ou o local em que o playground for instalado tiver muitas crianças, então será necessário investir em mais brinquedos. Caso contrário, colocar brinquedos demais pode fazer com que nem todos sejam utilizados.

Para não errar na conta, nem para mais e nem para menos, faça uma estimativa do número de crianças que o utilizarão: pode ser através de uma pesquisa ou de uma suposição aproximada mesmo, não tem problema.

O ideal é ter pelo menos 3 brinquedos diferentes, para que as crianças tenham diversas opções para brincar. Porém, quanto maior for o seu número, mais brinquedos podem ser instalados.

3 – Aproveite o Terreno

Se algumas partes do terreno estiverem só um pouco irregulares, esse pode ser um perigo para as crianças na hora de brincar. Uma alternativa que pode ser usada para resolver o problema é colocar brinquedos que possam ocupar essas áreas.

Por exemplo, se houver um pequeno buraco no playground, ele pode ser “coberto” com uma gangorra. Como as crianças brincam nele sentadas, então elas não precisarão correr por essa parte do terreno.

Porém, se todo o terreno estiver desnivelado, então é necessário proceder com um serviço de terraplanagem, para que ele esteja em plenas condições de receber as crianças e também todas as pessoas que frequentarão o local.

4 – Pergunte Para os Responsáveis

Os pais, tios e avós das crianças que ficarão no parquinho também podem ter opiniões muito importantes e valiosas. Por isso, vale a pena perguntar o que eles pensam e como o espaço deveria ficar.

Eles podem sugerir modelos de brinquedos que suas crianças mais gostem, sua disposição e até mesmo outras sugestões para o aperfeiçoamento do local, do paisagismo à instalação de torneiras com água potável.

Além de ter melhores ideias, você também mostra que se importa com o que as outras pessoas pensam, o que é ótimo para estreitar as relações entre vocês.

5 – Não se Esqueça das Crianças

Você pode não saber como escolher um escorregador de ferro, seja por causa do modelo ou do tamanho. Então, nada melhor do que perguntar para quem mais entende do assunto: as crianças!

Reúna o máximo possível de crianças que aproveitarão o playground e veja o que elas têm a dizer sobre os brinquedos que mais gostam, os modelos mais legais e a maneira de fazer tudo ficar mais divertido.

Isso também ajuda a construir um sentimento de responsabilidade social nas crianças, já que suas opiniões influenciarão diretamente em como o local ficará no futuro.

6 – Fuja do Padrão

Escorregadores, balanças e gangorras são ótimos brinquedos, mas que tal fugir um pouco do convencional e investir em opções diferentes, que encantarão as crianças e deixarão até os adultos surpresos?

Existem outros brinquedos que podem muito bem fazer parte do playground, como a Escalada Meia Lua e a Gangorra em Pé, por exemplo, que são mais difíceis de se encontrar por aí, mas também podem render muita diversão.

Ao optar por esses brinquedos mais alternativos e diferentes, não se assuste se encontrar alguns adultos brincando neles!

7 – Lembre Sempre da Segurança

Seja como você quiser montar o playground, um item que nunca pode sair da lista é a segurança, já que os adultos que deixarem suas crianças brincarem ali não querem que nada de mal lhes aconteça.

Então, deixe um espaço livre entre os brinquedos, tome cuidado com objetos pontiagudos e cortantes e preste muita atenção nas condições do terreno, para evitar lesões, ferimentos e sustos.

Os adultos sempre pensam em como garantir a segurança dos parques infantis durante as férias, que é o período em que eles ficam mais movimentados, e uma boa opção é mandar fazer uma placa com todas as orientações para brincar.

Como as crianças são muito motivadas por personagens, bonecos e desenhos, então invista nesses itens na hora de montar a placa. Assim, eles aprendem sem deixar de se divertir!

8 – Pense no Custo-Benefício

Um erro muito grande, e que muitas vezes é até cometido sem querer, é a aquisição de brinquedos de baixa qualidade, que podem custar um pouco mais barato, mas cuja qualidade nem se compara com a de bons brinquedos para playground.

É muito importante pensar no custo-benefício: pode ser preciso investir um pouco mais, mas a durabilidade e a resistência dos brinquedos será muito maior, o que impacta até mesmo na saúde e na segurança das crianças.

Por isso, nunca invista em brinquedos ruins. Isso pode trazer sérios problemas, até mesmo irreversíveis em alguns casos.

9 – Faça Uma Academia ao Ar Livre

Já que as crianças estarão no playground, muito provavelmente acompanhadas de seus pais ou responsáveis, que tal investir em uma academia ao ar livre? Assim, o espaço seria perfeito para todas as faixas etárias!

Ao optar por essa alternativa, o espaço não será apenas um parquinho, mas sim uma área de qualidade de vida, em que todos poderão brincar, se divertir e fazer exercícios, o que é excelente para a saúde.

10 – Considere Todos os Públicos

Ter uma academia ao ar livre já mostra a preocupação com todos os públicos, mas é preciso pensar nisso até mesmo no grupo das crianças e jovens.

O brinquedo perfeito para uma criança de 3 anos já não é tão bom para uma de 10, por exemplo. Então, é essencial que haja opções para todos os gostos, para que ninguém fique de fora da brincadeira.

11 – Variedade é Muito Importante

Crianças gostam de variedade e novidades. Então, inove e invista em brinquedos diferentes. Afinal de contas, de nada adianta ter 4 escorregadores e nenhuma balança, por exemplo.

Não se esqueça que cada pequeno tem as suas preferências, mas que no final das contas o playground deve ser divertido para todos.

Construa o Ambiente Perfeito Para as Crianças!

Ao seguir a todas as dicas, com certeza o espaço será um verdadeiro sonho para as crianças, que poderão brincar sem medo e se divertir por muito tempo com seus amigos e familiares.

Por isso, escolha os melhores brinquedos para o seu playground e chame o máximo de crianças e adultos para curtir essa diversão! Aproveite para conferir todos os produtos da Ginast!

Compartilhe:

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação de

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das nossas novidades, cadastre-se já e receba novidades e promoções

O que você está esperando?

Desenvolvemos projetos que se adequam ao seu orçamento e espaço.
Podemos construir a academia perfeita para a sua cidade, empresa ou condomínio.
Trabalhamos para superar suas expectativas e oferecer o melhor custo-benefício.