Clique aqui e envie sua mensagem

Verdades e mitos sobre exercícios físicos: Será que você está por dentro?

O desconhecimento sobre a prática de exercícios físicos pode causar lesões e fazer com que você não consiga chegar no resultado esperado

Fazer exercícios é uma escolha muito saudável. Não há dúvidas sobre isso, já que existem várias evidências científicas sobre o assunto, mas o número de mitos sobre exercícios físicos ainda é bem grande.

Muitas vezes, não é nem por má fé que isso acontece, mas sim por falta de informação sobre as atividades físicas, o que leva as pessoas a disseminarem ideias que nem sempre condizem com a realidade.

Para te ajudar a saber o que é fato e o que não é, nós separamos alguns dos maiores mitos e verdades sobre as atividades físicas. Assim, você poderá conhecer ainda melhor as vantagens trazidas por essa prática!

Verdades e mitos sobre exercícios físicos

Salve essa lista nos favoritos, envie para os amigos e familiares e ajude mais pessoas a saberem a verdade sobre a prática de exercícios físicos!

Apenas praticar exercícios físicos contribui para a perda de peso – Mito

É evidente que as atividades físicas ajudam a gastar a energia do organismo, o que consequentemente evita que ela seja armazenada na forma de gordura. Porém, realizar apenas essa prática não é tão eficiente.

Esse é um dos grandes mitos sobre exercícios físicos, já que para conseguir perder peso de verdade, também é necessário passar por uma reeducação alimentar, com uma dieta composta por alimentos saudáveis e sem muitos excessos.

A natação está entre os exercícios físicos mais eficientes – Verdade

Cada exercício possui sua finalidade e trabalha com diferentes músculos, mas a natação se destaca por conseguir exercitar praticamente todos ao mesmo tempo e melhorar a resistência física.

Além disso, por ser realizado dentro da água, o impacto dos movimentos é amenizado, o que reduz a chance de lesões musculares. Por isso, ele é uma boa alternativa para pessoas de todas as idades e condicionamentos físicos.

O melhor horário para praticar exercícios é durante a manhã – Depende

Essa não é uma das verdades nem um dos mitos sobre exercícios físicos, já que tudo depende da sua rotina e de suas preferências. Cada pessoa apresenta um rendimento em diferentes horários, e a melhor maneira de descobrir isso é testar.

Há vários motivos para você praticar exercícios físicos pela manhã, como a temperatura amena e o fato de acordar mais cedo, mas o ideal é se exercitar no horário que encaixa na sua rotina e que você se sinta melhor.

Leia mais sobre o assunto – Dicas e Apps de Celular para Montar seu Programa de Exercícios

Usar roupas quentes para se exercitar ajuda a perder peso – Mito

É normal ver várias pessoas que correm e praticam exercícios de blusa ou com roupas bem quentes. Isso as faz transpirar mais, é verdade, mas a questão de intensificar o emagrecimento é um dos mitos sobre exercícios físicos.

A perda de peso é caracterizada pela perda de gordura, não de água. Se a pessoa tomar muito líquido depois do exercício, o peso voltará ao mesmo de antes, com exceção da eventual gordura que tiver sido queimada, o que não está relacionado com a transpiração.

Mergulhar em uma piscina com gelo ajuda na recuperação dos músculos – Verdade

Essa é uma prática relativamente comum para a recuperação de jogadores de futebol e outros esportistas profissionais, e ela realmente funciona, já que deixa os músculos relaxados, anestesiados e com menos espasmos musculares.

Como eles se exercitam com maior intensidade e frequência, é importante recuperar as condições musculares o quanto antes para conseguir treinar no dia seguinte, e a prática, conhecida como crioterapia, é uma boa aliada.

É necessário ficar de 3 a 5 minutos dentro da água gelada, em uma temperatura que varia de 1 a 5 graus, para sentir esses benefícios nos músculos.

É necessário sentir dor para o exercício apresentar resultados – Mito

A prática de exercícios físicos faz com que os músculos fiquem cansados, o que consequentemente causa um desconforto natural, mas quando eles doem intensamente, pode ser um sinal de que algo está errado.

Esse é mais um dos mitos sobre exercícios físicos, que precisa ser esclarecido para evitar que os praticantes fiquem muito doloridos ou até mesmo tenham lesões mais sérias, como a aplicação de uma carga que seu corpo não é capaz de suportar.

Dores leves são comuns, ainda mais em pessoas que começaram a se exercitar há pouco tempo, mas deve-se tomar muito cuidado para não confundir a motivação nas atividades físicas com uma prática prejudicial para a saúde.

Abdominais são os únicos exercícios para definir o abdômen – Mito

Quando se fala sobre um abdômen definido, também conhecido como tanquinho, é quase imediato pensar nos abdominais. Eles são exercícios importantes para essa finalidade, mas não são os únicos.

A posição da prancha é um exercício bastante intenso, recomendado para quem já tem um melhor preparo físico, mas é tão importante para a definição do abdômen quanto os abdominais, já que também exercita os lados do corpo e as costas.

Outro dos mitos sobre exercícios físicos para o abdômen é que qualquer exercício localizado é suficiente para garantir uma boa definição. É importante saber como fazer exercícios abdominais de forma correta para ter bons resultados.

Exercícios físicos também são bons para a mente – Verdade

Os benefícios da atividade física para a saúde mental são muitos. O organismo produz serotonina, que é a substância do bem-estar, os níveis de concentração aumentam e até mesmo a memória e o raciocínio são potencializados.

Outros benefícios são o combate a transtornos emocionais, a melhora das noites de sono e do humor, ou seja, tanto o corpo quanto a mente saem ganhando com essa decisão.

Tomar água é suficiente para hidratar o corpo depois das atividades físicas – Verdade

É comum encontrar pessoas que tomam repositores hidroeletrolíticos depois dos exercícios para se hidratar. Essa não é uma prática errada, mas a água já é capaz de manter o corpo hidratado e pronto para mais exercícios.

A vantagem dessas bebidas é que elas concentram açúcares, que servem como repositores da energia perdida, além do líquido para hidratação. Porém, elas são mais importantes para atletas profissionais, que se expõem a atividades muito intensas.

Você pode levar uma garrafa de repositor hidroeletrolítico para a academia sem problemas, mas caso não tenha nenhuma em casa, uma garrafa de água já será suficiente para te hidratar.

Desmistifique as atividades físicas e conheça seus reais benefícios!

Depois de todas essas informações, você sabe quais são as vantagens que os exercícios físicos podem apresentar ao seu corpo e à sua mente, além de ser capaz de compartilhar informações que podem ajudar as outras pessoas.

Agora que você conhece as verdades e mitos sobre exercícios físicos, escolha uma maneira de se exercitar, seja em uma corrida no parque ou em um treino na academia ao ar livre, e esteja preparado para sentir todos os seus benefícios!

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0