Clique aqui e envie sua mensagem

Leve Qualidade de Vida e Bem-Estar para os Moradores do seu Condomínio

Leve Qualidade de Vida e Bem-Estar para os Moradores do seu Condomínio

Há diversas formas de proporcionar qualidade de vida em áreas residências, mas o interesse geral dos moradores deve prevalecer

Preço, localização e… qualidade de vida. Este é o novo fator para quem está procurando um imóvel para alugar ou comprar que leva em consideração na hora de fechar o negócio. Se o seu condomínio ainda não oferece opções de bem-estar para os moradores, ele pode estar afastando novos vizinhos e tornando a sua vida muito mais difícil.

Para conquistar a tão sonhada qualidade de vida em um condomínio residencial, é preciso que o local ofereça segurança, facilidades e espaços de descompressão. Tudo isto permite que o morador não precise se preocupar quando os filhos retornam à noite ou quando esquece de deixar a roupa suja em uma lavanderia.

Além disso, ele é capaz de praticar atividades prazerosas que o tornam mais bem-humorado, amigável e sociável, melhorando o clima do ambiente.

Investir em áreas de lazer, de sociabilidade e de descanso pode mudar completamente o local onde você vive. No entanto, toda novidade deve ser discutida em uma reunião de condomínio, ter o aval do síndico, o parecer do zelador e, em alguns casos, autorizações especiais obtidas na prefeitura.

Na maioria das vezes, é necessário contar com uma empresa especializada ou contratar um serviço de fora para executar as tarefas que serão acrescentadas ao condomínio. Tudo isto terá um custo, então, um orçamento é obrigatório!

Lembre-se que, para que uma mudança seja aceita por grande parte dos condôminos, é preciso considerar o interesse geral. Assim, se você mora em um local onde há muitas crianças, pode ser mais interessante construir um espaço onde elas possam brincar do que ampliar o estacionamento que foi recentemente reformado.

Se mesmo assim a sua intenção não passar dessa vez, não desista, e tente, aos poucos, mostrar com a qualidade de vida vai afetar positivamente o bem-estar de todos.

Conheça pequenas e grandes mudanças que você pode propor para melhorar a vida dos seus vizinhos:

Área de Jardinagem

Fazer jardinagem aprimora a saúde física e mental de quem a pratica. Colocar a mão na terra, acompanhar uma semente se desenvolvendo e admirar a beleza das flores ou consumir as hortaliças, leguminosas e ervas plantadas funciona como uma verdadeira terapia para todas as idades, principalmente para as pessoas que estão na terceira idade.

Cultivar uma horta ou um jardim pode se comparar a realizar uma atividade física, pois você ganha força, agilidade e resistência.

Como a ação está relacionada ao contato com a natureza e áreas verdes, a autoestima e o humor também melhoram, e mexer na terra aumenta os níveis de serotonina, conhecida como o “hormônio da felicidade”. Além de tudo, o cultivo tem influência na hora da alimentação, que passa a ser muito mais saudável.

Playground

Contar com um espaço para que as crianças possam brincar livremente é muito importante para o desenvolvimento infantil, pois elas podem explorar, conhecer e ter acesso a muitas coisas que não teriam dentro de casa, como natureza, animais e novas amizades, por exemplo.

Isto ajuda a gastar energia e, quando elas retornam para casa, estão muito mais dispostas a obedecer aos pais e têm noites de sono muito melhores.

Nos condomínios mais modernos, os playgrounds estão se expandindo. Agora, além do tradicional parquinho e quadras poliesportivas, as crianças têm à disposição uma estrutura completa com salas de jogos e videogame, cinema e recreação, e até mesmo hípicas já figuram entre as novidades presentes nos condomínios.

Academia ao Ar Livre

Um espaço para fazer exercícios é praticamente obrigatório nos condomínios hoje em dia, mas agora eles podem ser outdoor ao invés de indoor.

Isso quer dizer que as academias ao ar livre e pistas de corrida vão fazer muito mais sucesso do que um pequeno salão cheio de equipamentos para diversas modalidades que ninguém sabe muito bem como utilizar.

Por ser uma prática livre, os condôminos não têm que lidar com desconfortos como horário para chegar, revezamento de equipamento e pagamento de mensalidades altas.

A única preocupação que você terá é em relação ao uso correto dos equipamentos para evitar lesões, ou, no caso da corrida, adquirir um bom par de tênis e fazer uma planilha de treinos que funcione para o seu caso.

Para mimar ainda mais os usuários, é possível contratar um personal trainer capaz de ensinar a forma correta de se exercitar, desenvolver um treino único para a necessidade de quem está praticando e motivar a busca de resultados cada vez melhores.

Comércio

Muitos condomínios residenciais já possuem espaços dedicados às compras. Esta opção oferece muita facilidade e praticidade aos moradores que, diariamente ou em uma emergência, não precisam se deslocar por quilômetros para comprar itens necessários para suas rotinas.

O que será vendido nas “lojas” pode variar. Se não há um espaço permanente para a venda, é possível convidar feirantes e food trucks para o local uma vez por semana em um dia fixo, por exemplo.

Agora, se o prédio já possui ou pode construir pequenas lojas, vale verificar o que é prioritário para os moradores. Farmácias, mercados e lavanderias são sempre úteis e com certeza vão agradar uma boa parte dos condôminos.

Spa

Esta opção de luxo já é desejada por muita gente que valoriza o bem-estar proveniente de ações como massagens, relaxamentos e tratamentos estéticos.

O conforto de ter todas as comodidades de um spa tão perto de casa auxilia a reduzir os custos e a manter os resultados, pois não é preciso ir muito longe e se estressar com o trânsito na hora de voltar para casa, como é comum de acontecer.

Inserir este espaço no condomínio exige muito planejamento, pois ele deve contar com um local apropriado para a realização dos tratamentos, equipe especializada que geralmente é terceirizada e equipamentos de qualidade, que são caros para alugar e manter.

No entanto, é um cuidado extra para oferecer ainda mais benefícios para os moradores que valorizam o bem-estar e vai refletir positivamente na rotina do condomínio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0