Clique aqui e envie sua mensagem

Todos os exercícios que você pode fazer com o aparelho: caminhada individual

Todos os exercícios que você pode fazer com o aparelho: caminhada individual

Com a correria moderna e a falta de tempo para manter hábitos saudáveis, como ter uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos, muita gente se entrega ao sedentarismo. Mas tentar ter uma agenda mais flexível pode reverter esse quadro. Há aparelhos ao ar livre que podem ajudar a se manter ativo, e um dos mais interessantes é o simulador de caminhada individual.

Quando pensam em exercícios, as pessoas lembram de academia, esportes de alto impacto e grande exigência física — mal sabem elas que uma simples caminhada ajuda a manter o corpo em movimento, desestressar, fortalecer a musculatura dos membros inferiores e, até mesmo, controlar o colesterol. O simulador de caminhada é a alternativa mais prática e inteligente para isso!

O aparelho é muito parecido com os elípticos, mas sem a necessidade de um grande investimento. Trata-se de um produto que, além de muito prático, facilita a própria prática das atividades. Os modelos mais atuais estão acessíveis para qualquer tipo de público e podem ser instalados em qualquer ambiente.

Confira mais a seguir!

Os exercícios que podem ser feitos com o simulador de caminhada

O simulador de caminhada é um aparelho muito comum em academias ao ar livre — um conceito de prática de atividades mais inclusivo e de baixo custo. A ideia é que mais pessoas possam estar em atividade, especialmente em locais comuns a elas, como o trabalho, praças públicas e condomínios. Portanto, o simulador de caminhada se encaixa perfeitamente a essa ideia.

O aparelho é essencial para os padrões básicos de manutenção de um corpo ativo e mais saudável. Isso é possível, principalmente, pela versatilidade do simulador. Entenda melhor a seguir quais exercícios podem ser praticados nele.

Aquecimento

Todo bom exercício precisa ser subsequente a um aquecimento, pois o nosso corpo tende a sentir a transição rápida do repouso à atividade se isso é feito de maneira repentina. É assim que acontecem as lesões que impedem as pessoas de se manterem em atividade continuamente. Além do alongamento, o aquecimento é fundamental para preparar o corpo para o exercício.

O simulador de caminhada serve também para que seja feito um aquecimento leve antes de qualquer exercício praticado. Pouco importa se você vai correr, fazer uma caminhada ao ar livre ou praticar um esporte. O simulador ajuda a colocar o seu corpo em alerta, aumentando o fluxo de circulação sanguínea e preparando a musculatura. Aquecer é fundamental!

Caminhada

A caminhada é, sem dúvidas, a principal função que o simulador permite aos praticantes. Por meio desse aparelho, pessoas de todas as idades podem realizar a atividade sem se preocupar com um espaço amplo e os trajetos em que precisam caminhar. Entre as vantagens de fazer a caminhada no simulador estão:

  • poder caminhar sem precisar sair da área onde está;
  • ter melhor controle sobre o exercício;
  • não se preocupar com uma volta para casa depois de caminhar muitos quilômetros;
  • praticar a caminhada sem precisar se distanciar de um filho ou neto que está brincando em um playground ao lado da academia ao ar livre em que o exercício é feito.

A caminhada é a porta de entrada para muitos exercícios, já que é uma ótima prática e ainda assim exige pouco do corpo. Portanto, utilizar o simulador de caminhada é uma forma responsável e eficaz de começar o processo de abandono do sedentarismo.

Desaquecimento

O desaquecimento, como o nome sugere, é uma parte da prática de atividade física voltada para retomar a normalidade do corpo. Nessa hora, você se exercita ao mesmo tempo em que retoma o nível cardíaco e a respiração. Dessa maneira, evita quedas de pressão repentinas e ajuda o corpo a se recuperar adequadamente do nível ao qual você o levou.

O desaquecimento precisa ser leve e controlado, o que é perfeitamente possível no simulador de caminhada. Para isso, basta usá-lo em um ritmo desacelerado, apenas focando em relaxar e acalmar o corpo. Gradativamente, o seu organismo vai retomar à normalidade. No simulador, você consegue isso com muita tranquilidade, ainda se mantendo em movimento.

Os benefícios do uso do simulador de caminhada

Quer entende melhor como o simulador de caminhada pode ser útil para o seu cotidiano? Veja os principais benefícios de se exercitar utilizando um!

Tem baixo custo

Para as pessoas que moram em um condomínio que tem uma academia ao ar livre, o simulador de caminhada, em inglês conhecido como Air Walker, é um aparelho muito comum. Nesse caso, o seu uso é gratuito, já que o custo de manutenção e aquisição estão incluídos nas taxas pagas mensalmente.

Para síndicos e gestores de empresa que desejam instalar uma academia desse porte, é importante destacar que o custo é muito menor do que uma academia comum. Além disso, os aparelhos são mecânicos, o que reduz os valores de manutenção.

É ideal para todas as idades

O simulador de caminhada é, antes de tudo, um aparelho altamente democrático. Isso significa que pessoas de todas as idades podem utilizá-lo. Naturalmente, há diversas formas de aproveitar o simulador, nos mais diferentes ritmos. A parte boa é que isso fica totalmente por escolha de quem faz o uso dele.

Indivíduos da terceira idade podem se beneficiar muito do uso do simulador, já que precisam manter os músculos inferiores em fortalecimento. Ao mesmo tempo, elas precisam de um exercício controlado. Por isso, a caminhada é a melhor alternativa quando se trata dessa faixa etária.

No caso das pessoas mais novas, o simulador é ótimo para quem está saindo do sedentarismo ou em fase de recondicionamento. Além disso, é possível utilizar o aparelho em diversos ritmos, ou seja, ele atende, até mesmo, quem está em um nível mais alto de desempenho.

Melhora o sistema respiratório

A respiração é uma atividade crucial para o bom funcionamento do corpo. Não é somente porque precisamos respirar para sobreviver, mas porque a atividade correta ajuda a manter o controle em momentos difíceis. Por isso, os exercícios que ajudam a respirar melhor são essenciais — como é o caso da caminhada.

A atividade influencia positivamente o fortalecimento dos pulmões, a melhora do ritmo da respiração e a atividade cardíaca, consequentemente. Especialmente as pessoas que sofrem com problemas respiratórios podem ter ganhos significativos ao usarem um simulador de caminhada.

Beneficia o coração

Ao começar a utilizar o simulador de caminhada individual, você vai adquirir muito mais resistência cardiorrespiratória. Depois de apenas duas semanas de uso, será possível notar que está menos ofegante e precisa de menos esforço para caminhar.

Quem nunca caminhou (ou pensa em começar a correr em breve), pode exercitar-se com o simulador a fim de adquirir mais resistência e se preparar para exercícios mais pesados. Além disso, o simulador de caminhada é flexível e pode ser usado com intensidade baixa, moderada ou alta.

Fortalece os músculos inferiores

Assim como a caminhada, os movimentos realizados por meio do aparelho permitem que o indivíduo fortaleça os seus músculos. Como a caminhada tem função aeróbica, os treinos auxiliam na construção de tônus muscular, simulando subidas e descidas e trabalhando a área das coxas e região glútea.

Com o aumento da intensidade, você poderá controlar a sua evolução e progredir gradativamente. E à medida que vai fortalecendo os músculos inferiores, adquire pernas mais torneadas e mais força e resistência para conseguir realizar outras atividades que exigem um melhor condicionamento físico do corpo.

Ajuda a emagrecer

Quem é sedentário quase sempre está com uns quilinhos a mais. Conquistar um corpo saudável e belo é o sonho de muita gente. Com o simulador de caminhada individual e treinando por cerca de 45 minutos, você pode perder até 500 calorias. Porém, isso vai depender da intensidade e periodicidade dos treinos.

O aparelho de caminhada é ajustado de acordo com a intensidade desejada e respeitando o condicionamento de cada indivíduo. Ou seja, você vai poder perder peso e ir em busca do corpo ideal.

Alivia o estresse

Os benefícios dos exercícios não são só físicos, mas também psicológicos. Quem se exercita com frequência estimula a liberação de serotonina, o hormônio do prazer, que serve como um calmante natural e ajuda a afastar os problemas que, muitas vezes, parecem tomar conta de nossas vidas.

Muitas atividades físicas, como a própria caminhada, são tidas como terapêuticas, pois é o momento em que você se esquece de todas as suas problemáticas e relaxa, desligando-se de tudo e aumentando a sensação de bem-estar.

É mais conveniente

Não poderíamos deixar de citar um dos benefícios mais evidentes do aparelho: muito mais conveniência na vida do indivíduo. O simulador de caminhada individual é a melhor alternativa para quem dispõe de pouco tempo para exercitar-se.

Ou seja, você não vai precisar pegar horas de engarrafamento ou perder tempo indo até academias, podendo economizar muito mais tempo para dedicar-se às demais atividades do seu cotidiano.

A sua academia ao ar livre com ajuda de uma empresa especializada

Como você viu ao longo deste conteúdo, uma academia ao ar livre é uma ótima alternativa para quem precisa se manter em movimento. O simulador de caminhada é uma ótima opção de aparelho que ajuda as pessoas a terem uma vida mais saudável sem que isso custe muito.

Com a ajuda de uma empresa especializada, você pode ter uma academia no seu condomínio, empresa ou, até mesmo, no seu bairro, por meio da prefeitura. Tudo isso com garantia nos aparelhos, manutenção e instalação. Por isso, busque companhias que têm experiência no mercado e que contam com boa avaliação de quem já as contratou.

O simulador de caminhada é uma ótima opção, independentemente se você é um jovem ativo, uma pessoa que tentar retomar bons hábitos ou alguém da terceira idade que quer viver mais e com saúde. Seja para caminhar ou para aquecer, o aparelho é uma ótima opção.

Deseja promover uma vida mais saudável? Saiba como montar uma academia ao ar livre!

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0