Ginast Academia ao ar Livre - Equipamentos Certificados‎
Clique aqui e envie sua mensagem

Academia Para Terceira Idade: Aparelhos da Academia ao Ar Livre Ideais Para Fortalecer o Corpo

A academia ao ar livre é atende a todas as faixas etárias a partir dos 12 anos, e tem se mostrado uma proposta vantajosa para aqueles que se encontram na terceira idade e desejam se exercitar.

Dado os benefícios oferecidos — melhoria no condicionamento físico, no equilíbrio e na mobilidade, entre outros (conforme veremos com detalhes adiante) —, a academia para terceira idade passou a ser uma estratégia adotada em ambientes púbicos e condomínios que se preocupam com o bem-estar e lazer de seus moradores.

Que tal, então, incluí-la em seus projetos? Neste artigo, vamos falar sobre a importância da academia ao ar livre para a terceira idade, quais são seus benefícios e quais são os melhores aparelhos de ginástica para esse público. Acompanhe!

Por que é importante fazer exercícios na terceira idade?

O aumento da expectativa de vida do brasileiro coloca em voga a importância de envelhecer com saúde e qualidade, e para garantir a presença de ambos se faz necessário a prática de exercícios físicos recorrentes.

Claro que existem particularidades dado algumas possíveis limitações físicas que a idade traz, o que torna ainda mais primordial a prática de exercícios regulares para estimular não somente o corpo, mas também a mente em busca de um bem estar total.

Felizmente, opções não faltam para manter a boa forma e a saúde lá em cima mesmo na terceira idade. Assim, os idosos poderão aproveitar ainda mais essa fase tão maravilhosa da vida com disposição e saúde.

Quais são os benefícios do exercício físico na terceira idade?

As vantagens de quem já entrou na terceira idade fazendo exercícios ou daqueles que eram sedentários e resolveram movimentar o corpo são notórias tanto para eles quanto para familiares e amigos que percebem uma transformação positiva.

As mudanças são físicas, emocionais e sociais, como veremos a seguir.

Melhoria no condicionamento físico

Os músculos do corpo são altamente adaptáveis e necessitam de estimulação constante. Além disso, têm como grande funcionalidade dar sustentação aos ossos, principalmente aqueles que nos mantêm em pé.

Por isso, ao exercitar adequadamente os músculos, aumentaremos o chamado condicionamento físico, ou seja, a capacidade para resistir aos desafios diários, que pode ser desde subir diariamente as escadas ou morros de uma rua como vencer uma maratona da terceira idade.

Quando os idosos se exercitam regularmente, a resistência e o cansaço sentidos são substituídos por mais facilidade e disposição para realizar atividades que antes não conseguiam, como excursões que demandavam muitas caminhadas, aventuras na natureza, entre outras.

Melhoria no equilíbrio e na mobilidade

A incidência de quedas na própria altura é uma das causas mais frequentes de hospitalização e sequelas nos idosos. Isso acontece em decorrência da fraqueza dos ossos por conta de falta de hormônios e de exercícios físicos.

Por isso, é fundamental que os idosos se exercitem regularmente com supervisão de um profissional para evitar falhas no equilíbrio e na mobilidade que podem desencadear quedas de grande complexidade.

Ao se exercitarem, eles fortalecem os músculos e endireitam a coluna vertebral, garantindo mais vigor nas atividades cotidianas e domésticas e também em eventos de lazer que demandam mais do corpo.

Melhoria na qualidade do sono

Engana-se quem pensa que não existe relação entre a prática de atividade física e a qualidade de sono. Idosos que se exercitam têm propensão a desenvolver um sono reparador. Ou seja, a acordarem descansados independentemente do número de horas dormidas, mantendo a regularidade entre os horários de descanso e atividade.

Isso significa que após uma sessão de musculação ou de exercícios aeróbicos, são liberadas substâncias que causam sensação de prazer e bem-estar, diminuindo, assim, os sintomas de ansiedade.

Logo, durante a noite, o idoso terá mais facilidade para pegar no sono e manter-se dormindo, de forma natural, evitando o uso de medicamentos para insônia, os quais podem gerar dependência química.

Ampliação do contato social

Infelizmente, o número de idosos com depressão é cada dia maior, devido ao abandono dos filhos, ao falecimento do cônjuge, à aposentadoria, entre outros fatores que modificam o humor desse público.

Sabendo disso, uma das formas de amenizar ou prevenir esses sintomas é aumentar o convívio com a família e com os amigos e ainda estar em um ambiente a céu aberto e com contato direto com a natureza, trazendo mais alegria e descontração para aqueles que já chegaram na terceira idade.

As academias ao ar livre também são uma excelente alternativa para conciliar a prática de atividade física com a ampliação do contato social. Seja em uma praça pública ou condomínio, a interação com outras pessoas – da mesma idade ou não – gera novos vínculos ou fortalecem um contato já existente, além de ser estimulante para a prática frequente dos exercícios. Afinal, os encontros programados torna-se um incentivo tanto para se exercitar quanto para conversar.

O evento entre amigos que se inicia com a prática de exercícios físicos pode se estender para um lanche saudável na esquina, um almoço com a família de um dos praticantes, uma sauna no clube esportivo, entre outras inúmeras possibilidades de convívio.

Quais são os melhores aparelhos de academia para terceira idade?

Sabemos que os exercícios são fundamentais em todas as etapas da vida, ainda mais na terceira idade. Mas é importante conhecer quais são os aparelhos mais adequados para não trazer dores, desmotivação e desconforto nos idosos.

Nós sempre ouvimos que fazer exercícios é ótimo para a saúde, seja na infância, na juventude, na idade adulta ou na terceira idade. Nesse último caso, uma academia para o público idoso é a solução ideal.

É claro que os tipos de atividades físicas para idosos variam de acordo com as condições de saúde de cada um. Mas é possível listar alguns excelentes equipamentos para quem se encontra nessa fase da vida. São eles!

Múltiplo Exercitador

Como o próprio nome já diz, o múltiplo exercitador é um aparelho excelente para uma academia na terceira idade, já que possibilita a realização de vários exercícios em um só aparelho.

Com ele, é possível fortalecer, alongar e aumentar a flexibilidade de todos os membros superiores e inferiores, que variam de acordo com cada uma das seções do equipamento instalado.

Os idosos poderão trabalhar os músculos do peito, dos braços, das costas e das pernas. E o melhor de tudo: poderão fazer os exercícios junto com o seu parceiro, o que trará uma motivação a mais para a prática de exercícios.

Com esse aparelho, é possível trabalhar praticamente o corpo inteiro. Portanto, o múltiplo exercitador é ótimo para a sua saúde e a vitalidade dos idosos. Após o treino, inclusive, eles saem com a sensação de dever cumprido.

Puxador Costas com Peitoral

O peitoral e as costas são regiões do corpo que devem ser trabalhadas constantemente, principalmente na terceira idade, de modo a manter uma postura saudável por todo o dia.

puxador costas com peitoral é o aparelho perfeito para exercitar essas regiões em uma academia para terceira idade. Nele, o idoso não precisa ficar em pé ou adotar uma posição corporal muito cansativa.

De um lado do aparelho, é possível trabalhar os músculos das costas. Enquanto o outro serve para exercitar a musculatura do peitoral. Depois de realizar esses exercícios durante algum tempo, os praticantes sentirão uma melhora geral em sua vitalidade e elasticidade.

Caminhada Individual

A caminhada é uma das principais atividades para terceira idade, já que é ótima para manter o corpo em boa forma, trabalhar a musculatura das pernas, melhorar a circulação sanguínea e até perder algumas medidas.

Porém, a falta de resistência nas pernas ou de condicionamento físico podem atrapalhar as pessoas que estão na terceira idade e desejam praticar caminhadas. Isso faz com que o ato de caminhar seja um pouco perigoso. Afinal, uma fraqueza nas pernas pode ocasionar quedas cujas consequências podem ser irreversíveis.

Por isso, o aparelho de caminhada individual é o aliado perfeito para uma academia ao ar livre, pois possibilita apoiar os braços enquanto se realiza o exercício, conferindo muito mais resistência e segurança.

Além de todos esses benefícios, a caminhada se tornará muito mais divertida e intuitiva, tendo em vista que o movimento das pernas será mais fluido e prático, com o diferencial de também ver o movimento da cidade estando em uma academia ao ar livre.

Esqui Individual

Aumentar a flexibilidade dos membros superiores e inferiores, bem como do quadril, e melhorar a função cardiorrespiratória do corpo. Esse é um conjunto de benefícios muito interessante, concorda?

Tudo isso pode ser obtido por meio do aparelho de esqui individual, cujo funcionamento é supersimples e prático e pode ser feito facilmente por pessoas que estejam na terceira idade.

Para poder utilizá-lo, basta apoiar-se em sua estrutura e colocar os pés nos espaços destinados para esse fim. Se for preciso, peça a ajuda de alguém para poder subir e segure firme na parte superior.

Então, é só simular movimentos de esqui, em que as duas mãos puxam os bastões de esqui ao mesmo tempo, o que resulta em um movimento para frente. Repita durante algumas sessões e pronto.

Além de ser um ótimo equipamento de academia para terceira idade, ele também simula um exercício que os brasileiros não estão muito acostumados, que é esquiar. Logo, imaginar uma montanha gelada e gigante pode tornar a experiência ainda mais legal.

Bicicleta de Cadeira Dupla

Andar de bicicleta é um ótimo exercício, mas demanda muito mais cuidado na terceira idade, pois requer equilíbrio e percepção dos reflexos, que naturalmente são um pouco menos aguçados nessa etapa da vida.

Por isso, a bicicleta de cadeira dupla é perfeita para os idosos, já que é possível manter as costas e os braços bem seguros e apoiados, ao mesmo tempo em que as pernas são exercitadas com a intensidade ideal.

Esse aparelho é excelente para quem deseja melhorar a circulação das pernas e também torná-las mais resistentes e definidas. Como ele não tem marchas, o pedalar não se torna pesado. Uma boa ideia é se exercitar com algum amigo ou parente ao mesmo tempo.

Por todos esses motivos, a bicicleta de cadeira é um dos aparelhos de academia para terceira idade que não podem faltar de jeito nenhum. Não é à toa que ela é uma das prediletas dos praticantes de todas as faixas etárias.

Por que investir em uma academia para idosos?

A academia ao ar livre é uma excelente oportunidade para os idosos por disponibilizar equipamentos de alta qualidade, seguros, gratuitos e de fácil acesso local.

Cada um desses equipamentos trabalha diferentes regiões e conjuntos de músculos. E em toda instalação existem Placas Indicativas com instruções de uso por Aparelho. O que propicia aos idosos uma potencialização da sua saúde através da prática de atividades físicas recorrentes em um ambiente externo.

Além disso, as Academias ao Ar Livre contribuem para uma melhoria na condicionamento físico e postural, desenvolvimento das funções cognitivas e aumento da saúde e bem estar. Todos esses benefícios, assim contribuem para a redução do uso hospitalar pela Terceira Idade, levando assim a um impacto positivo nos custos com a saúde dos cofres públicos.

Gostou do nosso conteúdo?! Se deseja adquirir Equipamentos de Academia ao Ar Livre, entre em contato com a Ginast e conheça as melhores opções do mercado!

 

Academia Para Terceira Idade: Aparelhos da Academia ao Ar Livre Ideais Para Fortalecer o Corpo 1
DEIXE UMA RESPOSTA

4 respostas para “Academia Para Terceira Idade: Aparelhos da Academia ao Ar Livre Ideais Para Fortalecer o Corpo”

  1. Linda Maira dos Santos Nunes disse:

    Quanto fica estes 5 aparelhos, divide no máximo em quantas parcelas? O frete é por conta de quem?;Vc montam os aparelhos?

  2. Faltam os PREÇOS e os espaços mínimos , para colocação dos aparelhos .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0