Clique aqui e envie sua mensagem

Academia indoor ou ar livre: qual é a melhor opção?

Academia indoor ou ar livre: qual é a melhor opção?

Oferecer uma infraestrutura de qualidade, com foco na saúde do corpo, é uma grande responsabilidade. Por isso, no processo de decisão, há sempre a dúvida entre escolher por academia indoor ou ar livre. Os dois modelos são bastante comuns e recorrentes, mas eles têm suas próprias particularidades, que devem ser levadas em conta no momento da escolha, a depender do ambiente de instalação, por exemplo.

Os equipamentos variam de acordo com o tipo de academia, assim como os custos, a instalação e a manutenção. Mas o conceito é o mesmo, pois o que muda é o modo com que uma ou outra se apresenta a quem faz o uso. Por isso, conhecer os dois modelos com detalhes é fundamental. Afinal, a escolha certa garante um investimento preciso, com retorno e satisfação de quem desfrutará da infraestrutura.

Neste post, mostraremos um pouco mais sobre as diferenças entre academia indoor ou ar livre para ajudar em sua decisão. O conteúdo foi escrito com base na percepção de Rafael Assis, gerente comercial da Ginast. Confira!

As características das academias indoor e ao ar livre

Academias são locais muito comuns à rotina de milhares de indivíduos. O ambiente é democrático, sem distinção de estilo de vida, além de ser recomendável para muitas pessoas, já que estamos falando de saúde. Como você deve saber, a academia indoor é aquela fechada, que fica em um estabelecimento comercial e, na maioria das vezes, tem aparelhos com painéis digitais, como as esteiras.

Já a academia ao ar livre é um modelo focado na parte mecânica, capaz de ser plataforma de desenvolvimento do corpo e da manutenção da saúde. Cada um dos dois modelos tem suas próprias características e detalhes que fazem toda diferença. Conheça cada um deles a seguir!

A academia indoor e suas características

A academia indoor é um modelo estabelecido no mundo todo e permite que as pessoas pratiquem exercícios de musculação e aeróbicos com aparelhagem mecânica e digital. Nesses locais, a infraestrutura, por ser fechada, conta com sistema de refrigeração do ambiente.

Outra característica da academia indoor é a presença de profissionais orientadores qualificados para atividades físicas. Eles traçam planos de exercícios personalizados para cada frequentador, além de supervisionarem a execução.

A academia indoor também permite que os praticantes regulem a carga e o peso utilizados nos aparelhos. Isso ajuda a manter o plano de treinos de acordo com o planejado pelo professor. Cada pessoa, no entanto, deve respeitar as definições planejadas.

A academia ao ar livre e o que ela tem de particular

A academia ao ar livre é um modelo adotado em diversos ambientes, especialmente praças, condomínios, empresas e outros locais em que ela é oferecida gratuitamente para um grupo de pessoas. Todos os equipamentos são mecânicos e possibilitam a execução de diversos tipos de exercícios, sendo o foco maior em saúde.

Os aparelhos instalados em academias ao ar livre não têm regulagem de carga e trabalham com o peso do próprio corpo. Isso, de certo modo, garante uma padronização e, ao mesmo tempo, proporciona maior segurança ao desempenhar o exercício. Ademais, não é necessária a presença de um professor/orientador físico.

As principais vantagens de cada tipo de academia

Na dúvida entre academia indoor ou ar livre, uma forma de avaliar para uma tomada de decisão é entender as vantagens de cada tipo de estrutura. Por serem diferentes, ambas as academias podem ser mais ou menos úteis para diferentes grupos de pessoas e contextos.

Abaixo, falamos sobre os benefícios da estrutura indoor e aberta e mostramos quais fatores podem ser decisivos na escolha de cada uma. Veja!

As vantagens da academia indoor

A academia indoor tem uma vantagem importante, que é o fato de seu funcionamento não estar sujeito à variação do clima. Com chuva, sol ou fortes ventos, não há nenhum fator natural que interfira em sua operação. Além disso, por conta da iluminação elétrica, ela pode ser usada a noite sem nenhuma restrição.

A presença de um professor também é um fator positivo, já que ele pode acompanhar o treino, corrigindo erros e orientando para um exercício ideal. Os planos personalizados para cada aluno é outra vantagem interessante das academias indoor.

As vantagens da academia ao ar livre

A academia ao ar livre é um ambiente de interação, sem restrição de usuários e bastante democrático. Os aparelhos podem ser usados tanto por jovens quanto por pessoas idosas com restrições, mas que precisam manter o corpo ativo. Além disso, essas academias podem ter a infraestrutura montada em qualquer local, como:

  • praças;
  • condomínios;
  • empresas;
  • pátios de shoppings;
  • clubes;
  • associações.

Outro ponto positivo da academia ao ar livre é a possibilidade de aproveitar a ventilação e a iluminação natural. Sendo assim, é uma forma saudável de desfrutar da natureza durante a prática de exercícios. Em locais iluminados durante a noite, não existe restrições para que os praticantes utilizem os aparelhos. Ainda, alguns projetos são beneficiados com a iluminação com lâmpadas de LED.

Por fim, esse modelo é totalmente gratuito para os participantes, que podem se valer de bons aparelhos, todos à disposição. Aliás, atualmente, há uma grande variedade de equipamentos mecânicos de fácil uso, muitos deles sendo até mesmo híbridos.

A Ginast é o fornecedor perfeito de uma academia ao ar livre

Montar uma estrutura de academia ao ar livre não precisa ser um desafio, desde que você conte com uma empresa especializada, com expertise para fornecer os melhores aparelhos. A Ginast é uma companhia que fabrica e distribui equipamentos de ginástica para empresas de todo Brasil, com projetos especializados capazes de atender todas as necessidades do cliente.

Na Ginast, o planejamento é customizado de acordo com o espaço disponível e os aparelhos desejados para a academia, seja ela em local público, seja dentro de espaços privados. Um dos diferenciais da empresa é a oferta de aparelhagem de qualidade, sempre de olho no que há de melhor em infraestrutura para academias ao ar livre.

Garantia e atendimento de qualidade

Outro destaque da Ginast é o atendimento de qualidade, com total foco nas necessidades do cliente em cada projeto. Assim, não importa o tamanho do espaço e a complexidade da estrutura, a empresa sempre está pronta para entender as exigências e entregar o melhor.

A Ginast também oferece dois anos de garantia em equipamentos certificados, produzidos em polegadas robustas e com componentes de primeira linha. Além disso, a empresa tem frota própria, logo, faz a entrega de aparelhos para qualquer lugar do Brasil.

Entre academia indoor ou ar livre, há sempre muitos fatores a serem analisados para desenvolver o projeto perfeito para seu ambiente, seja ele uma empresa, seja uma praça ou um clube. Em qualquer um dos casos, a escolha de bons fornecedores é a chave para um resultado de qualidade.

Se você pretende implantar uma uma academia ao ar livre em seu projeto, a Ginast é o fornecedor certo para entregar o que precisa. Entre em contato conosco!

0