Clique aqui e envie sua mensagem

Entenda como funciona a academia ao ar livre equipamentos e quais os produtos necessários 

Uma academia ao ar livre equipamentos é uma ótima forma de mudar uma comunidade e oferecer um modo mais saudável de lidar com a sua rotina. Então, veja a seguir um pouco mais sobre essa ideia e entenda quais produtos devem fazer parte desses projetos.

Porque montar uma academia ao ar livre equipamentos

A ideia de ter um espaço para se exercitar ao ar livre é um modo de otimizar os espaços e tornar e facilitar nos cuidados com a saúde. Dessa forma, esse é um tipo de projeto que fica cada dia mais popular no Brasil, hoje está em:

  • Condomínios;
  • Parques;
  • Áreas de Lazer;
  • Pistas de caminhadas.

Elaborar todo esse mecanismo parece simples na teoria, mas na prática é bem diferente. Isso porque, na verdade, há diversas etapas entre definir o conceito e chegar a sua conclusão e muitas envolvem muita burocracia. 

Para que o projeto tenha um bom nível de aprovação e seja feito no menor tempo possível é preciso seguir um passo a passo. Assim, no final as chances de que ele agrade os gestores e os usuários será bem maior.

Como começar

Quem deseja entender melhor sobre essa prática precisa continuar a leitura e ver como é cada passo para se exercitar ao ar livre. Além disso, será possível entender quais são os equipamentos mais comuns e como escolher um entre eles.

Academia ao ar livre equipamentos: o que observar?

O primeiro ponto antes de se definir a academia ao ar livre equipamentos é conhecer um pouco mais sobre a área. Isso porque, o projeto serve para espaços abertos e é preciso executar com calma, por meio de autorizações e parcerias.

A grande meta deve ser garantir qualidade de vida por meio de escolhas que façam sentido e que sejam seguras. Por isso, também é preciso considerar a faixa média de idade no local.

Os benefícios desses projetos

Hoje em dia, esse modelo de área para se exercitar se tornou um sucesso e já existe em todo o país. Dessa forma, cada dia mais as pessoas se interessam em transformar espaços vazios em um local onde possam fazer exercícios físicos.

Eles são simples e usam o peso da própria pessoa como base para a maioria dos aparelhos de musculação. Então, as práticas se tornam mais seguras e até naturais, o que permite que quase todas as idades tirem proveito dela.

Como fazer um projeto de academia ao ar livre equipamentos

Para elaborar um bom projeto de academia ao ar livre equipamentos é preciso se programar bem e ir atrás de várias etapas. Além disso, ela deve ser montada com o intuito de satisfazer as necessidades do que deve ser o seu público, por isso os passos são os seguintes:

  • Definir o espaço;
  • Obter a verba;
  • Escolher os aparelhos de musculação;
  • Fazer o projeto;
  • Escolher bons fornecedores.

É bom lembrar que alguns lugares como condomínios precisam de uma autorização especial para funcionar. Então, é importante ver todos esses detalhes para que o processo seja mais simples e rápido.

O tempo médio, para que todas as etapas acabem, varia de um a três meses. No entanto, esse prazo pode variar de acordo com as exigências de cada uma das prefeituras e com o trabalho de quem vai ceder os produtos.

Quais produtos selecionar

Na hora de escolher os itens, o primeiro ponto é ver qual a idade média de quem vai usar. Assim, é preciso elaborar uma boa pesquisa para entender quais deles serão mais usados, veja abaixo quais são os principais modelos.

Academia ao ar livre equipamentos: Multi-exercitador

O Multi-exercitador é um aparelho que conta com várias funções como fortalecer, alongar e aumentar a flexibilidade dos membros. Portanto, tem uma estrutura metálica que costuma ser de aço, para ter uma boa resistência. 

Nele é possível fazer várias posições, o que garante que ele trabalhe quase todos os músculos do corpo. Dessa forma, as suas principais características são as que estão logo a seguir:

  • Indicado para pessoas acima de 12 anos;
  • Tem capacidade para até 4 pessoas;
  • Suporta um peso máximo de 150kg.

Na academia ao ar livre equipamentos, esse é um dos que mais fazem sucesso no mercado, seja entre jovens ou idosos. Por isso, projetos de todos os tipos e portes tendem a acrescentar o Multi-exercitador em sua estrutura.

Caminhada individual: como funciona

A caminhada individual nada mais é do que um equipamento mecânico que simula um efeito parecido com o de uma esteira. No entanto, a grande diferença é que ele não conta com elevação de pés.

Qual a sua ficha técnica

O aparelho de musculação serve para aumentar a mobilidade das pernas e ampliar a coordenação motora. Dessa forma, ele é capaz de suportar apenas uma pessoa por vez (e tem restrição de peso de acordo com cada fabricante da caminhada individual).

Academia ao ar livre equipamentos: Puxador Costa com Peitoral

Essa é outra opção bem comum nesse estilo de espaço, já que é um equipamento clássico para quem deseja malhar o peito. Isso porque, nele as pessoas fazem força para fechar os braços e com isso se elevam do chão. Assim, suas funções são para fortalecer partes como:

  • Musculatura do peito;
  • Braços;
  • Costa.

Para suportar o peso, costuma ser feito de aço carbono bem resistente. Por isso, suporta até duas pessoas ao mesmo tempo (mas, há modelos com capacidade maior ou menor). 

Foto: A Academia ao ar livre equipamentos deve ajudar na busca por uma qualidade de vida maior. Imagem de Gustavo Fring em Pexels

Como funciona o Espaldar

Na academia ao ar livre equipamentos, o Espaldar, nada mais é, do que uma escada fixa que serve para quem deseja praticar elevação por flexão. Assim, é mais indicado para jovens já que tem um leve grau de perigo em sua estrutura.

Ele permite a prática de alongamentos diversos e suporta apenas uma pessoa por vez. Mas, qualquer um acima dos 12 anos pode usar, desde que tome cuidado para não cair e se machucar na situação.

Quais suas vantagens

Os aspectos mais positivos que esse aparelho de musculação tem é que os seus degraus servem como apoio para quem deseja aprender a fazer barra. Dessa forma, é possível aprimorar  as suas técnicas.

Academia ao ar livre equipamentos: Remada sentada individual

Este é um equipamento capaz de reproduzir muito bem os movimentos de um remo. Mas, o seu intuito não é se mover na água e sim tornar os ombros, as costas e os braços mais fortes e articulados. Por isso, suas principais características são:

  • Uma estrutura bem resistente que deve ser aço carbono;
  • Existem modelos de diferentes capacidades;
  • Crianças a partir dos 12 anos podem usar. 

O produto tem um grande apelo para a academia ao ar livre equipamentos. Isso porque, trabalha regiões do corpo que são muito importantes para quem deseja obter mais qualidade de vida.

Conheça o esqui individual

Do mesmo modo que o remo, esse é um aparelho de musculação que imita o que lhe dá nome. Assim, ele funciona de modo bem parecido com um esqui, já que tem a parte onde encaixar o pé e as mãos são usadas como alavancas para que se mova. Então, veja a sua ficha abaixo:

  • Amplia a flexibilidade das pernas, quadris e braço;
  • Melhora a função cardíaca,

O movimento em sincronia é uma das formas mais práticas de se exercitar. Mas, mesmo que pareça leve, não se engane, essa é uma estrutura capaz de causar muita fadiga. Por isso, não é recomendado para pessoas muito idosas.

Academia ao ar livre equipamentos: Rotação vertical com Diagonal Dupla

Este é um aparelho que tem como foco fortalecer os membros superiores. No entanto, vai além disso, já que consegue melhorar e ampliar a coordenação motora de quem o usa. Por fim, ainda é bom para treinar as articulações.

Quais músculos se trabalha

O item trabalha de modo mais ativo a região de ombros e costas. Mas, quem tem algum problema nas juntas precisa ter cuidado ao realizar os exercícios físicos para que não piore o seu estado.

Descubra o Balanço surf com pressão de pernas

O Balanço surf é para quem deseja se aquecer para correr, ou desacelerar após a corrida. Isso porque, na academia ao ar livre equipamentos ele é um dos que têm maior foco nos membros inferiores, veja no que ele trabalha:

  • Ajuda a ganhar força;
  • Trabalha o equilíbrio;
  • Melhora a coordenação mecânica.

O método para utilizar é bem simples, já que quem usará faz força com a perna para empurrar o assento. Então, por meio do seu próprio peso, se trabalha o músculo inferior para melhorar a sua resistência e potência. Assim, o Balanço surf é usado para jovens e idosos.

Como escolher para a academia ao ar livre equipamentos

Para selecionar o melhor tipo de aparelho para prática esportiva, é preciso entender o público da região. Dessa forma, quanto mais antigo for, melhor são os equipamentos para coordenação motora, mas que não requer muito esforço.

Em um local mais jovem, é bom pensar em itens que trabalhem com força e resistência. Além disso, o treino de cardio também é uma boa opção para quem gosta de movimentos mais intensos.

Tenha atenção na hora de elaborar o projeto para ter certeza de que ele será útil para a sua comunidade. Além disso, fique atento com a burocracia e os prazos estipulados pela prefeitura para lidar com cada uma de suas partes.

Antes de começar é crucial que a pessoa tenha um amplo saber sobre todos os processos. Então, estude bem e procure profissionais da saúde que possam lhe ajudar a traçar um bom projeto. 

Foto de Gustavo Fring em Pexels

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0