Clique aqui e envie sua mensagem

Quais as vantagens de utilizar a iluminação de LED no projeto da academia ao ar livre?

Quais as vantagens de utilizar a iluminação de LED no projeto da academia ao ar livre?

Você certamente já deve ter ouvido falar dos benefícios da iluminação de LED em comparação com as lâmpadas convencionais para um projeto de academia ao ar livre. De fato, tais alternativas são mais econômicas, mas há muitas outras vantagens sobre o produto que você precisa conhecer.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar o que é iluminação de LED e quais são os principais benefícios de sua utilização em uma academia em espaços abertos. Siga a leitura para ficar bem informado sobre o assunto!

Afinal, o que é iluminação de LED?

LED é uma abreviação, em inglês, para “Light Emitting Diode”, isto é, “diodo emissor de luz”. Essa tecnologia é responsável por conduzir a luz a partir da energia elétrica em locais, instrumentos, lâmpadas, lanternas e outros itens.

Quando o LED é energizado com energia elétrica, emite uma luz visível e clara a olho nu, diferentemente do que ocorre com a iluminação incandescente, a qual utiliza fios metálicos e descarga de gases para gerar luz.

O LED é amplamente usado em instrumentos eletrônicos, mas também em produtos de maior porte, como sinais de trânsito, painéis e outdoors luminosos. A sua tecnologia também está presente no dia a dia, principalmente nas lâmpadas que iluminam as casas, as academias ao ar livre, as lojas, as praças, entre outros espaços.

Quais são as vantagens da iluminação de LED?

As inovações do setor de iluminação evoluíram consideravelmente nos últimos anos. A preocupação com a economia, o consumo e a sustentabilidade fizeram com que as pessoas optassem por produtos mais eficientes, como é o caso do LED. Veja, abaixo, quais são os seus principais benefícios!

Durabilidade

Dentre todos os modelos de lâmpadas do mercado, a iluminação de LED tem a maior vida útil, podendo passar de 100.000 horas. Isto é, esse produto pode ficar ligado por mais de 10 anos de forma contínua.

Se a iluminação ficar ligada todas as noites, leva mais de 15 anos para substituir por uma nova. Já uma lâmpada incandescente, por exemplo, duraria em torno de um ano, e a fluorescente não chegaria a dez anos. Dessa forma, o LED é duas a três vezes mais duradouro que as demais alternativas.

Economia

Cerca de 80% do consumo de energia das lâmpadas de LED são convertidas em luz. Por sua vez, a eficiência energética de uma iluminação incandescente comum não ultrapassa os 20%. Ou seja, 80% da energia dessa lâmpada é perdida com o calor.

Pensando de forma prática, se a sua academia ao ar livre utiliza iluminação incandescente, 80% do gasto com a conta de luz vêm do aquecimento do espaço e 20% é usado efetivamente para iluminar. No caso de substituir para o produto de LED, você estaria economizando 75% na conta de luz.

Sustentabilidade

Dentre todos os modelos de lâmpadas existentes no mercado, o de LED é o mais ecológico, já que esse tipo de iluminação está isento de componentes químicos, sendo completamente reciclável. Como efeito comparativo, a lâmpada fluorescente conta com uma enorme quantidade de componentes químicos — como o mercúrio —, os quais são extremamente perigosos para o meio ambiente.

Qualidade

As lâmpadas de LED podem suportar choques, vibrações e impactos diversos. Além disso, são resistentes a condições anormais de temperatura e ideais para serem instaladas em lugares externos, como academias ao ar livre. Isso porque são dotadas de qualidade para ficarem expostas ao vento e à chuva.

Baixa emissão de UV

A iluminação de LED emite praticamente nenhuma radiação ultravioleta e luz infravermelha, que são prejudiciais para a pele e a visão das pessoas. Dessa forma, o LED é extremamente adequado não apenas para materiais e bens sensíveis ao calor, mas também para a iluminação de itens sensíveis aos raios UV. No caso das academias ao ar livre, essas lâmpadas iluminam melhor o ambiente e não causam danos aos equipamentos.

Design moderno

As lâmpadas de LED têm a característica de serem combinadas para gerarem iluminação eficiente. Como são altamente flexíveis, podem ser utilizadas com diversos modelos de lâmpadas, luminárias e painéis. Inclusive, elas podem ser incorporadas às iluminações comuns, caso o interessado queira manter um design “retrô”, mas não deseja abrir mão da alta tecnologia.

Resistência a temperaturas

Uma vantagem interessante é a capacidade de suportar temperaturas frias ou quentes. Em academias ao ar livre, esse produto é essencial, já que o clima externo sofre mudanças constantes e diárias. Modelos comuns sofrem principalmente com temperaturas baixas, mas esse não é o caso do LED.

Luz Direcionada

Quando se trata de foco direcionado, a iluminação de LED atinge a maior eficiência de todas. Ou seja, ela tem alto desempenho iluminando um local específico sem o auxílio de um refletor ou instrumento semelhante.

Luz instantânea

Ao acionar a iluminação de LED no ambiente, as luzes são ligadas de forma imediata, apresentando grande benefício para as academias ao ar livre. Ademais, as lâmpadas podem ser ligadas e desligadas frequentemente sem que isso afete a sua qualidade e capacidade. Por sua vez, a iluminação tradicional que pode levar algum tempo para atingir o seu brilho por completo.

Baixa tensão

Basta uma fonte de baixa tensão para alimentar a iluminação de LED. Esse fator simplifica a instalação dessa luz conectada com pilhas, baterias ou energia solar. Dessa forma, o LED se torna uma tecnologia ecológica e econômica.

Outro ponto que merece ser destacado é a possibilidade de contar com o auxílio de empresas especializadas em academias ao ar livre e acessórios urbanos, que podem estruturar e organizar o espaço físico e as instalações de iluminação da melhor forma.

Conforme você pôde ver, são muitas as vantagens da iluminação de LED. Logo, sua academia ao ar livre certamente estará bem equipada com esse produto. A união da durabilidade com a economia e a baixa manutenção torna o LED a alternativa mais inteligente e barata do mercado.

Se você curtiu o nosso conteúdo e aprendeu a respeito da iluminação de LED e os seus benefícios para um projeto de academia ao ar livre, não deixe de compartilhar este artigo em suas redes sociais para que seus amigos também fiquem a par do assunto!

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0