Clique aqui e envie sua mensagem

Tipos de atividades físicas: Conheça 05 tipos ideais para idosos!

Tipos de atividades físicas: Conheça 05 tipos ideais para idosos!

Envelhecer não é desculpa para ficar parado, saiba que tipos de atividades são ideais para começar já!

Quando pensamos em atividades ou exercícios físicos, logo pensamos em algumas objeções inevitáveis, como falta de tempo, dinheiro, motivação, dificuldade em ficar em ambientes fechados, são apenas alguns.

Calma, é normal pensar em tudo isso e ainda postergar o início das atividades, além disso, muita gente acaba fazendo matrícula na academia, fica motivado nos primeiros meses e depois se sente na obrigação de ir e começa a faltar.

Para os idosos a dificuldade pode ser ainda maior, problemas com locomoção, falta de estímulos e informação, não saber que tipos de atividades físicas serão adequadas, fazem com que boa parcela continuem sedentários.

Idosos no Brasil

No Brasil, somos considerados idosos ao completar 60 anos e segundo dados do IBGE, a estimativa é que até 2050, o número chegue a mais de 66 milhões. Além disso, em 2030 o número de pessoas com mais de 60 anos superará o de adolescentes de 14 anos.

Envelhecer com saúde deveria ser prioridade para a maioria de nós, mesmo assim, quando chegamos nessa fase com doenças e acostumados com a falta de atividade, a tendência é abusar dos remédios e piorar cada vez a situação.

Segundo um estudo científico do Instituto do envelhecimento da Universidade de Newcastle, por conta da má alimentação e inatividade física, a tendência será ter, pelo menos, quatro tipos de doenças crônicas quando ficarmos mais velhos.

Benefícios da atividade física

Mulheres da terceira idade que participaram de um estudo científico pela Universidade do Leste de Minas Gerais e começaram a praticar atividades regulares, reduziram o número de medicamentos, melhoraram as dores no corpo, mobilidade, qualidade do sono e sistema digestório.

Além disso, tiveram estímulos sociais, pois, se exercitavam em grupo, com aumento do bem-estar (mental e físico) e diminuição de depressão.

Está mais que comprovado que praticar atividades físicas ajuda a controlar a pressão arterial, função intestinal, ajuda no equilíbrio, previne a diabetes, pois, a glicose é melhor utilizada pelo organismo, entre outros.

Deu para perceber, que ficar parado/a não é opção, é questão de saúde e devemos levar isso mais a sério. Existem atividades que são fáceis e podem ser feitas ao ar livre. Para exemplificar, confira 05 tipos de atividades físicas (exercícios para idosos) simples e efetivas.

Veja também: Corpo e mente – Conheça os benefícios dos exercícios físicos!

1 – Exercícios aeróbicos

Caminhar, pedalar, pular corda ou praticar hidroginástica? Estes são alguns dos exemplos dos exercícios aeróbicos. Para sermos mais explicativos, você pode escolher qualquer atividade física, que mantenha repetição de movimentos.

Não há restrições de idade para essas atividades, mas é importante uma avaliação física completa de um geriatra para não forçar o corpo e evitar lesões. Com todos os exames e liberação médica, essa modalidade ajuda a fortalecer os músculos, melhorar a coordenação e equilíbrio.

Uma pesquisa realizada com 252 idosos acima dos 70 anos, no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia em São Paulo, descobriu que além do fortalecimento muscular, esses exercícios retardam o processo de envelhecimento.

2 – Yoga

O yoga é uma atividade física milenar acessível para qualquer pessoa com problemas na colunas causadas por má postura, com dores que se estendem pelas costas. Geralmente, estas são as maiores reclamações dos idosos e dificultam sua locomoção.

Por exemplo, quem sofre com cifose tem a postura prejudicada, respiração e o sistema nervoso afetado. Essa atividade ajudará a fortalecer toda a musculatura do corpo e os alongamentos a melhorar a postura.

Alinhar a coluna ajuda a diminuir o cansaço e quem sente dormências nas extremidades do corpo, costuma melhorar. Outros benefícios envolvem aumento de equilíbrio, coordenação motora, melhora a saúde óssea, diminui a pressão arterial, além de aliviar o estresse.

3 – Pilates

O pilates trabalha a concentração, fortalecimento muscular, resistência, intensidade e consciência do corpo. É indicado em especial para quem já passou por tratamentos de dores articulares.

Os benefícios oferecidos aos praticantes ainda incluem aumento da flexibilidade e fortalecimento muscular, melhora das articulações, equilíbrio e coordenação, consciência postural e aumento da capacidade respiratória.

Não deixe de ver: Ginástica alternativa – 08 exercícios que não vão te cansar!

4 – Tai Chi Chuan

A arte marcial surgiu do kung-fu e se desenvolveu para promover a saúde e bem-estar. Além disso, é comum encontrar aulas gratuitas ao ar livre em praças e parques.

Com o Tai Chi as funções cardiovasculares têm um bom resultado, a prática melhora a hemodinâmica cardíaca (circulação sanguínea dos vasos cardíacos), aumenta a força muscular, funções ventilatórias e equilíbrio.

Os idosos com osteoartrite e artrite reumatoide podem praticar, apesar de não existir base científica que comprove a redução da deterioração das cartilagens, é uma ótima terapia complementar.

Além do mais, promove confiança, bem-estar, foco, consciência corpórea, diminui ansiedade, o estresse e dores no corpo. É preciso ter atenção, pois quem sofre com angina ou arritmia ventricular deve evitar a prática.

Confira também: Atividade física e alimentação saudável!

5 – Artes Marciais

Pode parecer mentira, mas não é. Muitas academias de artes marciais ainda recebem alunos da terceira idade. O resultado é mais ânimo, confiança e saúde em suas vidas.

Os principais benefícios são a manutenção cardiovascular de alto nível, fortalecimento de todas as articulações da estrutura óssea e muscular, autoconfiança e sociabilidade.

Todo idoso que optar por uma arte marcial como atividade física principal deve ter constante acompanhamento médico e avaliações físicas periódicas para acompanhar a evolução do corpo e da saúde ao longo dos treinos.

Como pudemos perceber, existem muitas opções para exercitar o corpo, por isso, escolha o melhor tipo de atividade física, não deixe a motivação de lado e os benefícios a longo prazo serão recompensadores. Comece agora mesmo a praticar exercícios em uma academia ao ar livre mais próxima de você!

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0