Clique aqui e envie sua mensagem

Corpo e mente: conheça os benefícios dos exercícios físicos

Corpo e mente: conheça os benefícios dos exercícios físicos

Os músculos não são os únicos que ganham com a prática de atividades físicas. Descubra as vantagens para o nosso cérebro

“Mens sana in corpore sano”. O provérbio em latim é conhecido por muita gente por exemplificar a importância de levarmos uma vida saudável tanto com o corpo quanto com a mente – e esse é um dos maiores benefícios dos exercícios físicos.

Diferentemente do imaginado pelo senso comum, as atividades físicas, sejam as praticadas em academia ou ao ar livre, contribuem de forma significativa para a melhora da saúde mental das pessoas (e não apenas para definir músculos e emagrecer).

Diversos pesquisas acadêmicas já associam a prática de esportes com a redução de problemas, principalmente em idosos. Uma delas, publicada no British Journal of Sports Medicine, mostrou que uma caminhada de 30 minutos pode diminuir em 25% os índices de depressão

Como se vê, não se trata de se transformar em um atleta profissional, mas sim de ocupar sua vida com exercícios que possam, aos poucos, garantir uma vida mais feliz e plena. Pode ser uma simples caminhada pelo parque ou até uma ginástica alternativa.

O importante é colocar seu corpo em movimento de alguma forma. No futuro, ele vai te agradecer por isso. Confira algumas vantagens que as atividades podem oferecer para a mente e o físico das pessoas.

Os benefícios dos exercícios na mente…

Quem não quer deixar o cérebro livre de problemas e preocupações, não é mesmo? Confira quatro vantagens que as atividades físicas podem trazer para a saúde mental dos praticantes:

Menor risco de depressão

Não há um estudo conclusivo, mas investigações apontam que a prática de esportes e exercícios auxiliam no tratamento da depressão considerada leve, caracterizada por um estado de melancolia permanente e falta de interesse em determinadas situações.

Isso graças à liberação da endorfina, hormônio que promove uma sensação de bem-estar e de felicidade, após a conclusão da atividade física. Além, é claro, de interromper o estado de tristeza que o indivíduo está passando e estimular novos pensamentos.

Redução significativa do estresse

Quantas vezes você queria extravasar uma situação de estresse e teve que se segurar, o que agravou ainda mais a situação? Um bom cronograma de exercícios relaxa sua cabeça e auxilia no combate ao nervosismo.  

Além das já citadas endorfinas, conhecidas como hormônios da felicidade, a prática de esportes “relaxa” sua musculatura e dificulta o aparecimento de problemas físicos que agravam situações tensas, como dores de cabeça, no pescoço e nas costas.

Fortalecimento da memória

Você também não precisa se entupir de peixe em sua dieta para fortalecer a memória. Diversas pesquisas comprovam os benefícios dos exercícios nas funções cognitivas, principalmente adultos e idosos.

O treino regular retarda a velhice, estimula o crescimento de novas células, mantém a integridade do sistema cardiovascular e, consequentemente, conseguem tem mais atenção e concentração em diversas tarefas.   

Controle da ansiedade

Quem sofre com a ansiedade sabe a dificuldade de quebrar o fluxo de preocupações e fazer algo diferente. Nesse ponto, a prática de atividades físicas pode ser um aliado importante por não exigir grande investimento e, principalmente, por trazer novas experiências à pessoa.

Ao realizar exercícios constante, o corpo não só libera endorfina, como reduz a produção de adrenalina, noradrenalina e cortisol, substâncias associadas à ansiedade. Isso faz com que, aos poucos, o praticante consiga esquecer aquilo que o aflige e preocupa.

… e também no corpo!

Além de melhorar o cérebro, os exercícios também trazem vantagens para o restante do nosso organismo:

Combate de doenças crônicas

O melhor remédio para evitar doenças relacionadas ao nosso sistema cardiovascular ainda é a realização de treinos regulares. Uma pessoa sedentária tem mais chances de contrair problemas crônicos do que um praticante assíduo de exercícios.

Quem se mexe tem níveis melhores do HDL, conhecido como “colesterol bom”, taxa de açúcar controlada e pressão sanguínea menor. Ou seja, o risco de sofrer infarto, diabetes ou pressão alta é muito pequeno.

Ganho de força e flexibilidade muscular

É comum ouvir as pessoas falarem que estão “travadas” quando encaram alguma tarefa mais forte, como correr ou carregar peso. Isso ocorre porque os músculos estão “fracos” e desacostumados a aguentar uma carga mais elevada.

Um dos benefícios dos exercícios é justamente o fortalecimento e resistência da musculatura com trabalhos específicos para cada parte do corpo. Além disso, alguns esportes também promovem uma maior flexibilidade, como a ginástica e o balé.

Melhoria do sistema respiratório

Quem sofre com problemas respiratórios normalmente passa longe de atividades físicas porque acredita que uma carga maior pode comprometer ainda mais a sua respiração e deixa-lo sem ar. Na verdade, acontece justamente o contrário.

A prática constante fortalece os músculos que auxiliam no processo respiratório e ajudam na reabilitação pulmonar. Além disso, estudos mostram que há uma maior qualidade de vida para quem tem asma e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). Veja também: 06 rotinas de exercícios físicos que você pode fazer em uma academia ao ar livre!

Controle do peso

Praticar atividades físicas é, ao lado de uma dieta balanceada, a melhor forma para quem deseja perder ou manter seu peso corporal. Essa é uma das principais razões de quem frequenta a academia ou se exercita em aparelhos ao ar livre.

A lógica é simples: colocar o corpo em movimento queima caloria ao invés de acumulá-la em seu corpo. O ideal é justamente gastar as calorias que você vai absorver no dia – ou até mais, se o objetivo for emagrecer.

Organize e planeje uma nova rotina

Levar uma vida sedentária é uma das principais causas das mortes prematuras na sociedade. A melhor forma de prevenir doenças, fugir dos remédios, ter uma saúde mental em dia e levar uma vida plena é colocar seu corpo em movimento.

Na correria do dia a dia, normalmente esquecemos de reservar um tempo em nossa vida para realizar exercícios físicos.

Para isso, conte com o apoio da tecnologia: diversos apps ajudam a montar uma rotina de treino adequado ao seu limite. Veja uma lista de aplicativos que vão te ajudar a montar o seu treino.

DEIXE UMA RESPOSTA

2 respostas para “Corpo e mente: conheça os benefícios dos exercícios físicos”

  1. […] Veja também – Corpo e mente: conheça os benefícios dos exercícios físicos! […]

  2. […] benefícios dos exercícios físicos para o corpo e a mente já são amplamente conhecidos e também se aplicam a quem frequenta uma academia para deficientes, […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0