Clique aqui e envie sua mensagem

Ginástica Alternativa: 08 Exercícios Que Não Vão te Cansar

Ginástica Alternativa: 08 Exercícios Que Não Vão te Cansar

Nem todos os exercícios precisam te fazer cansar para proporcionar melhorias na sua saúde, e esse é o preceito das ginásticas alternativas

Se você perguntar para qualquer pessoa quais são os nomes de alguns exercícios de ginástica, é bem provável que elas digam coisas como agachamento, levantamento de peso, abdominais, flexões e exercícios aeróbios.

Não há como dizer que isso está errado, já que realmente são alguns dos exercícios mais conhecidos, mas isso não quer dizer que não existam outras modalidades, que não sejam tão cansativas e estafantes assim.

É justamente isso o que é encontrado na ginástica alternativa, nome que é dado a modalidades como yoga, pilates e outros. É inegável que eles também são ótimos para a saúde do corpo e da mente, mas não te cansam tanto.

08 Exercícios Sensacionais de Ginástica Alternativa

Mesmo que você procure por exercícios físicos para incluir no treino para iniciantes, caso se considere uma pessoa sedentária, então o ideal é começar com treinos mais leves e simples.

Ainda que tenha uma rotina saudável e já esteja acostumado com o cansaço, os exercícios alternativos são excelentes, já que eles trabalham bastante com a mente e podem te ajudar a ter mais paciência e tranquilidade no dia a dia.

Pilates

No início do século XX, o atleta alemão Joseph H. Pilates desenvolveu esse tipo de ginástica alternativa, cujo objetivo era aumentar a flexibilidade equilíbrio, consciência corporal e força, mas sem a hipertrofia muscular.

Basicamente, esses exercícios são ótimos para trabalhar todo o seu corpo, mas não te deixarão com músculos aparentes, justamente por não contarem com sua hipertrofia. 

Alguns dos exercícios que podem ser feitos na sua casa, sem o auxílio de máquinas ou equipamentos específicos estão a seguir. Não se esqueça de que a respiração sempre deve ser feita pelo nariz e a expiração pela boca. Antes de mais nada, aproveite para ver cinco dicas para quem precisa se exercitar mas não sabe por onde começar!  

Rowling Back

Para começar, você deve estar sentado e abraçar os seus joelhos, flexionados a 90º, os pés flexionados e as mãos sobre os tornozelos.

Então, inspire e incline o seu corpo para trás sem soltar as mãos, como se fosse uma bola rolando para trás, até que as escápulas (ossos mais proeminentes da coluna) toquem o chão.

Expire e retorne para a posição inicial, sem tocar os pés no chão. Repita o procedimento de 5 a 6 vezes e, no final, equilibre-se sobre os ísquios, que são os ossos mais pontudos da bacia.

The Spine Stretch

Sente-se no chão, mantenha os joelhos esticados, a coluna reta a 90º e os braços esticados, com os ombros paralelos às pernas e os joelhos estendidos.

Inspire e expire, flexionando a coluna cervical, a torácica e a lombar, nessa ordem. Depois, inspire e expire novamente, agora estendendo a lombar, a torácica e a cervical, com o objetivo de manter a coluna vertebral mobilizada.

Depois, retorne à posição inicial e repita o processo por 3 vezes.

The Neck Pull

Sente-se com as pernas para frente, relativamente afastadas entre si, os pés flexionados para cima e as mãos na nuca.

Inspire e flexione a coluna cervical, a torácica e a lombar, no máximo que conseguir, e depois tente levar a testa em direção aos joelhos. Inspire e estenda a coluna, de modo a mobilizar a vertebral.

Volte à posição inicial e repita o procedimento por 5 vezes.

The Double Leg Stretch

O começo desse exercício de ginástica alternativa é igual ao final do Rowling Back (#1), com as costas no chão e as mãos sobre os tornozelos. 

Inspire e flexione o quadril e os joelhos, até que seja possível abraçá-los com os membros superiores. Então, expire e estenda o quadril até que seu ângulo fique em 45º, ao mesmo tempo em que estende totalmente os joelhos e flexiona os ombros, de modo a estender os braços.

Posteriormente, inspire, expire e retorne à posição inicial. Faça de 5 a 10 repetições, de acordo com o que preferir.

Yoga

O yoga é uma modalidade de ginástica alternativa que traz muito bem estar, satisfação e conforto com o seu próprio corpo. Ele pode fortalecer os músculos do seu corpo sem precisar levantar muito peso ou se submeter a rotinas muito cansativas.  

Certas posições de yoga são mais simples e podem ser feitas de sua casa. Algumas das principais são as seguintes:

Dobra Para Frente

Embora essa posição seja uma das mais básicas, ela pode ajudar muito a fortalecer o seu corpo e também equilibrar a sua mente.

Mantenha as pernas abertas, os joelhos um pouco flexionados e, então, abaixe todo o tronco para o chão. Faça o que for possível para manter a coluna o mais reta e alinhada com o quadril.

Dobre os cotovelos no ângulo de 90º e segure os calcanhares com as mãos. Respire profunda e calmamente e fique nessa posição por 15 segundos.

Balanceamento de Mesa

Fique de quatro no chão, levante o braço direito e estenda-o para frente, ao mesmo tempo em que tira o joelho esquerdo do chão e estica a perna o máximo possível. Imagine uma linha reta entre seu pé e sua mão e tente mantê-los assim.

O quadril e os ombros devem ficar alinhados, e o maior segredo está em manter a energia do seu corpo na região do abdômen. Respire e expire profundamente por algumas vezes e, então, repita o procedimento com o braço esquerdo e a perna direita.

Cobra

Esse exercício de ginástica alternativa é ideal para quem precisa fortalecer a região superior das costas e deixá-la mais flexível, já que é uma das principais causas de dores na coluna.

Deite-se de barriga e coloque as mãos no chão, próximas ao sentido do peito. Depois, estique os braços e mantenha o pé, as pernas, o quadril e a barriga encostados no chão, com apenas as costas para cima.

Alongue a coluna com cuidado, para não se lesionar, e sinta toda a tensão que vem do cóccix até a cabeça. Respire forte e depois expire.

Criança

Essa é uma das posições mais relaxantes que existem, já que você volta à postura que ficava quando era um bebê, o que faz com que o cérebro e todo o corpo fiquem mais relaxados.

Ponha os joelhos no chão e sente-se sobre os calcanhares. Coloque os braços para trás e mantenha as mãos próximas aos pés. Apoie a testa no chão e relaxe todo o corpo. Mantenha-se na posição por quanto tempo julgar necessário.

Exercícios Alternativos: Mantenha-se Ativo Sem Maiores Esforços

Nem todos os exercícios são focados em quem quer saber como emagrecer rápido. Cada pessoa possui suas próprias necessidades e preferências, e os exercícios alternativos podem ser ótimos para você.

Por isso, dedique alguns minutos do seu dia para a ginástica alternativa e veja como seu corpo e sua mente estarão muito mais dispostos, o que influenciará diretamente em sua qualidade de vida!

Conhece mais algum exercício alternativo? Deixe nos comentários e aproveite para conhecer mais sobre a Ginast!

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0