Clique aqui e envie sua mensagem

Academias em São Paulo: 1,1 mil academias ao ar livre no Estado de SP!

Academias em São Paulo: 1,1 mil academias ao ar livre no Estado de SP!

Esse projeto de academia é muito bem-sucedido no estado de São Paulo!

As academias ao ar livre são um verdadeiro sucesso. Prova disso é o fato de que elas podem ser encontradas por todo o Brasil (e até mesmo fora do país), além da grande quantidade de academias em São Paulo.

A adoção dessa iniciativa se dá devido a todos os benefícios que os equipamentos e espaços tem a oferecer, não apenas às pessoas que o utilizam, mas também às prefeituras e subprefeituras e até mesmo à região escolhida para sua instalação.

Entenda porque a cidade de São Paulo é tão abundante em academias ao ar livre e porque essa é uma tendência que deve crescer cada vez mais e se estender a todas as regiões do Brasil!

Por que o número de academias em São Paulo é tão significativo?

O motivo que mais se destaca é a variedade de benefícios apresentados por tais equipamentos e pelo próprio espaço em que eles são instalados.

O Governo do Estado de São Paulo divulgou, em abril de 2018, que graças ao projeto “Academia ao Ar Livre”, resultante de uma parceria com a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, há mais de 1,1 mil academias do tipo em todo o território paulista.

Esse projeto em específico demanda a existência de uma área mínima de 150 m² para a instalação dos equipamentos. Nele, o Governo repassa os recursos para a aquisição de sete equipamentos, como leg press e simulador de caminhada duplo, além de placas que sinalizam como os aparelhos devem ser usados.

O próprio governo afirma que as mais de 1,1 mil academias ao ar livre estão presentes em aproximadamente 300 municípios de São Paulo, ou seja, quase metade dos 645 que constituem o Estado.

profissionais montando equipamentos de academia ao ar livre

Alguns dos motivos que resultaram em tantas academias em São Paulo são os seguintes:

  • Tamanho da população: São Paulo é o Estado mais populoso do país, com aproximadamente 45,1 milhões de pessoas, conforme estimativas de 2017. O segundo, Minas Gerais, tem menos da metade da população. Logo, é preciso ter muitas academias para atender a uma população tão grande.
  • Incentivo ao esporte: como visto anteriormente, o projeto teve apoio da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, o que também é importante devido à receita que é repassada pelos órgãos governamentais.
  • Grande número de municípios: o Estado de São Paulo é o segundo de todo o país com mais municípios (645), atrás apenas de Minas Gerais (853). Como a responsabilidade da instalação fica por conta das prefeituras e subprefeituras (de acordo com cada município), esse número também ajuda na concentração de academias em São Paulo.

Quais são os benefícios de instalar academias ao ar livre?

Embora São Paulo seja repleto desses espaços, eles também podem aparecer em outros estados e cidades e trazer uma série de benefícios, como os seguintes:

Melhores índices de saúde

Há muitos benefícios de praticar atividade física, como melhor condicionamento físico, desenvolvimento do sistema cardiorrespiratório, combate ao estresse e estímulo à produção de endorfina, conhecida como o hormônio do prazer.

Portanto, a população que fizer uso de tais equipamentos poderá cuidar de sua saúde sem ter que gastar nada com isso, o que resulta em uma comunidade mais saudável física, mental e psicologicamente.

Valorização da região

Grandes cidades já aderiram às academias ao ar livre, assim como outras menores, e um dos benefícios que isso pode gerar à região como um todo é a sua valorização.

Sabe-se que tudo o que está presente em um bairro ou região contribui para sua valorização ou desvalorização, o que pode atrair novos investimentos, aumentar o preço dos imóveis e até mesmo incentivar outras pessoas a morarem ali.

Assim como nas academias em São Paulo, sua instalação em qualquer cidade ou região fará com que ela se torne mais valorizada a longo prazo, o que é um indicativo bem interessante.

Baixo custo

A academia ao ar livre em pequenas cidades também pode se tornar uma realidade, já que o investimento necessário para a aquisição dos equipamentos e sua instalação não é muito alto.

Quando comparado aos equipamentos de academias convencionais, essa economia se torna ainda mais considerável, já que estes costumam ser bem caros, além de não poderem ser instalados em locais abertos e de muitos precisarem de energia elétrica para funcionar.

O grande número de academias em São Paulo pode ser um reflexo do investimento feito pelo Governo, mas isso não impede que cidades menores e com orçamento limitado também contem com os equipamentos em seu território.

Aumento da qualidade de vida

A soma de todos esses benefícios faz com que a qualidade de vida das pessoas que moram naquela região aumente consideravelmente, o que é benéfico para todas as partes.

A população se sentirá mais feliz com sua cidade e região e perceberá que o poder público se preocupa com ela. Por consequência, com maior qualidade de vida, a região ganha uma publicidade natural e pode, assim, atrair novos investimentos.

As academias em São Paulo impactam diretamente na qualidade de vida do estado, e o mesmo se aplica a todas as outras regiões.

Siga o exemplo das academias em São Paulo na sua cidade!

Seja em praças, parques ou outras regiões abertas ao público, a instalação de academias ao ar livre pode ser o ponto de partida para melhorar a qualidade de vida de uma cidade e, assim, fazer com que sua população fique mais satisfeita e saudável.

Baixe o nosso material exclusivo:

e-book sobre 11 passos para implantar uma academia ao ar livre

Assim como as academias em São Paulo fazem um grande sucesso, o mesmo pode acontecer em sua cidade. Então, aproveite essa oportunidade para instalar uma academia ao ar livre e proporcionar todos os benefícios citados!

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0