Academia Ao Ar Livre em Pequenas Cidades: Como iniciar esse Projeto?

Academia Ao Ar Livre em Pequenas Cidades: Como iniciar esse Projeto?

Compartilhe:

Academia Ao Ar Livre em Pequenas Cidades: Como iniciar esse Projeto?

Praticar exercícios físicos nas academias ao ar livre traz benefícios para a população e para as prefeituras. Conheça quais são eles

As cidades pequenas, geralmente localizadas no interior dos estados brasileiros, têm muito charme.

Com moradores amigáveis, menos trânsito e espaços seguros, o clima dessas cidades é ideal para a instalação de uma academia ao ar livre gratuita para praticar exercícios físicos, aumentando a qualidade de vida da população.

Como elas ficam em locais públicos, é preciso que a prefeitura do município invista ou tenha interesse em criar uma política de incentivo à saúde e ao lazer dos habitantes.

Atividade fisica
A prática de exercícios físicos na academia ao ar livre estimula o convívio social entre os moradores do bairro.

O investimento é justificável, pois as atividades físicas são extremamente benéficas para toda a população.

Os exercícios previnem doenças, eliminam maus hábitos, como fumo, alcoolismo, sedentarismo e má alimentação e estimulam o convívio social, ao mesmo tempo em que tonificam, aperfeiçoam e fortalecem a musculatura dos praticantes.

Além disso, como elas podem ser implementadas em diferentes localidades, os moradores não precisam ter disposição em se deslocar até um centro esportivo, apenas ir até uma praça ou um parque perto de onde mora.

O incentivo à prática de exercícios acarreta em uma economia para o município.

Com a população ativa, diminui a incidência de doenças que causam gastos públicos com saúde, como colesterol, diabetes, obesidade, alterações cardíacas e respiratórias.

Ou seja, a verba poderá ser realocada e aplicada na aquisição de um novo equipamento para um hospital, por exemplo.

As academias podem funcionar também como uma medida de revitalização do espaço público.

Por essa razão, é comum que elas fiquem em áreas que antes estavam abandonadas, e que, agora, têm a oportunidade de despertar a atenção da população e da prefeitura para sua utilização e conservação.

As Etapas do Projeto de Academia ao Ar Livre

Praça com academia ao ar livre
O estudo para a implantação da academia ao ar livre começa pela prefeitura.

Geralmente uma iniciativa da Secretaria de Esporte ou de Saúde de um município, o estudo para a instalação de um espaço como uma academia ao ar livre deve ser feito em parceria com a Secretaria da Habitação ou Planejamento.

Ela pode indicar o melhor local para isso, seja em zonas urbanas ou rurais, pois é necessário seguir uma série de exigências das empresas contratadas para garantir o funcionamento dos aparelhos.

Por se tratar da contratação de uma empresa privada para a realização de um serviço público, é preciso abrir um edital de licitação.

Com ele, as empresas especializadas que têm interesse em realizar uma parceria com a prefeitura podem enviar propostas com planejamento, duração e custos do trabalho necessário para instalar e manter devidamente as academias ao ar livre.

Após avaliar a proposta que contém o melhor custo-benefício, a empresa vencedora da licitação pode iniciar o trabalho, de acordo com sua apresentação.

Nessa etapa, a prefeitura se responsabiliza pela fiscalização das tarefas e cumprimentos dos prazos.

É importante observar as condições de segurança do local durante a instalação, que podem ser perigosas e exigir que o espaço seja vedado temporariamente.

A abertura oficial da academia ao ar livre é muito importante para a sua divulgação. Por isso, é comum haver a participação de vereadores, secretários e prefeito durante a inauguração, além da circulação de notícias no jornal local. Isso ajudará a atrair os praticantes para o local.

Faça Melhorias

É recomendado disponibilizar um profissional de educação física para auxiliar com o uso correto dos equipamentos e para dar dicas de treino adequadas para cada indivíduo.

Ele pode fazer uma ronda em todas as academias da cidade, levando em consideração o horário de maior movimento em cada uma, que é mais comum de ocorrer no início da manhã e no final da tarde.

Durante o período em que o contrato com a empresa estiver vigente, a academia ao ar livre deve passar por manutenção periódica, pois isso vai garantir o funcionamento dos equipamentos e a segurança dos usuários.

Os aparelhos duram, em média, cinco anos, e pode ser necessário renovar o contrato de manutenção com a empresa para reparar problemas como a falta de lubrificação e uso equivocado dos equipamentos.

Conforme o uso das academias for se intensificando, é possível identificar outras melhorias que podem ser feitas na região o e até mesmo em outras localidades da cidade.

A instalação de banheiros públicos e bebedouros é uma necessidade para quem está se exercitando, mas também é possível autorizar o uso dos arredores para ambulantes que vendem comidas saudáveis ou abrir uma nova licitação para a construção de um playground para que os pais possam praticar exercícios físicos enquanto as crianças se divertem.

Últimas do Blog

Acompanhe o nosso blog e tenha informações sobre qualidade de vida, diversão e inclusão social

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das nossas novidades, cadastre-se já e receba novidades e promoções

O que você está esperando?

Desenvolvemos projetos que se adequam ao seu orçamento e espaço.
Podemos construir a academia perfeita para a sua cidade, empresa ou condomínio.
Trabalhamos para superar suas expectativas e oferecer o melhor custo-benefício.

Compartilhe:

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação de

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das nossas novidades, cadastre-se já e receba novidades e promoções

O que você está esperando?

Desenvolvemos projetos que se adequam ao seu orçamento e espaço.
Podemos construir a academia perfeita para a sua cidade, empresa ou condomínio.
Trabalhamos para superar suas expectativas e oferecer o melhor custo-benefício.