Ginast Academia ao ar Livre - Equipamentos Certificados‎
Clique aqui e envie sua mensagem

Aplicativos para construção civil: 8 para usar no setor de compras

As novidades na área de tecnologia não param e são cada vez mais indispensáveis. Os aplicativos para a construção civil estão inseridos nesse contexto, pois contam com funcionalidades que ajudam profissionais do segmento a planejarem obras eficientes — edifícios, condomínios, casas, apartamentos, entre outras.

Neste post, listamos os 8 principais aplicativos para construção civil e fornecemos dicas que ajudarão você a escolher a ferramenta mais adequada. Está interessado em saber mais sobre esse assunto? Então, prossiga com a leitura!

Quais os melhores aplicativos para construção civil?

Existem diversos aplicativos para a construção civil que podem ser utilizados no setor de compras. No entanto, cada um apresenta características diferentes. Pensando nisso, apresentaremos os principais do mercado.

Entre eles estão o Sienge, Obra Prima, Construct App, ConstruCalc, o AutoCAD 360, o Job FLEX, o Reforma Simples e o Plan Grid. Saiba quais são as particularidades dessas ferramentas!

1. Sienge

Esse aplicativo ajuda no acompanhamento das obras, no controle orçamentário, na gestão financeira e contábil e no processo de compras. Uma das suas principais funções é reduzir custos e o desperdício.

2. Obra Prima

Trata-se de um sistema direcionado para gestão de obras no setor de construção civil. Tal ferramenta ajuda as empresas a agilizarem os processos e atenderem às demandas do canteiro de obras da melhor forma possível.

Uma das principais vantagens é o preço acessível, o que torna o produto viável para construtoras de pequeno e médio portes. É importante destacar que esse sistema é baseado em nuvem. Ele ajuda a agilizar os processos, otimiza o controle financeiro das obras e melhora o relacionamento com o cliente.

3. Construct App

Esse aplicativo ajuda as construtoras a agilizarem o ciclo de gerenciamento de projetos — o tempo pode ser reduzido à metade, dependendo do tipo de atividade. Com a ferramenta, torna-se possível ainda administrar relatórios de obra em poucos segundos e, na sequência, compartilhar as informações atuais do projeto.

Isso inclui um número ilimitado de fotos, mensagens de voz ou de texto, planta digital e listas de tarefas, por exemplo. Outro aspecto positivo é a possibilidade de criar grupos por meio de tópicos de projetos.

Além disso, o Construct App possibilita fazer o acompanhamento das obras de qualquer dispositivo, mantendo as informações salvas na nuvem em apenas poucos cliques. Muito prático, não é mesmo?

4. ConstruCalc

A ConstruCalc é um app que ajuda os engenheiros a fazerem o cálculo preciso da quantidade de materiais de construção necessários para a finalização de um empreendimento. Tal ferramenta é recomendada para obras menores e calcula o volume de concreto, azulejos, telhas, tinta, entre outros itens.

Vale destacar que nesse aplicativo é possível fazer a escolha entre diversos métodos de construção e segmentos de uma obra. Entre eles estão o chapisco, o reboco, a argamassa colante, os azulejos e as paredes de alvenaria estrutural, por exemplo.

Depois de calcular a quantidade necessária de material, a ferramenta apresenta os resultados em massa e volume nas unidades convencionais, o que facilita muito no momento da aquisição dos produtos.

5. AutoCAD 360

Esse sistema apresenta a vantagem de também ser utilizado em dispositivos móveis. Além disso, o aplicativo possibilita aos engenheiros trabalharem com os últimos desenhos diretamente de uma obra, acessando as atualizações em tempo real. Com a ferramenta, é possível visualizar desenhos de uma conta de armazenamento em nuvem, como o Google Drive, Dropbox, OneDrive e Autodesk.

6. JobFLEX

Tal aplicativo é especializado na criação de orçamentos direcionados ao setor da construção civil. Por meio do cadastramento de possíveis serviços, você pode criar uma lista que vai gerar automaticamente a estimativa de valor para um cliente.

É importante destacar ainda que o JobFLEX armazena os pedidos em andamento e as informações de contato com os consumidores com a intenção de facilitar a organização do usuário.

7. Reforma Simples

Esse sistema direcionado à construção civil é capaz de efetuar cálculos rápidos e eficientes em relação à quantidade de materiais que serão necessários em uma determinada obra. Ele também gera o preço dos materiais, o valor da mão de obra e os encargos para outros serviços.

Os valores são atualizados todos os meses, em todos os Estados, de acordo com as tabelas do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI). Vale ressaltar que o aplicativo gera o orçamento detalhado com todos os serviços informados pelo usuário.

Além disso, ele detalha a lista total de insumos do projeto (conhecida também como Curva ABC). Esses dados podem ser salvos no app ou enviados para o e-mail escolhido. Todas as informações são convertidas em planilha do Excel.

8. Plan Grid

O Plan Grid possibilita que você trabalhe nas plantas dos projetos, inclusive no meio online. Além disso, a ferramenta permite a alteração de plantas e a comparação entre elas depois de prontas.

É possível, por exemplo, comparar a planta inicial e a que foi efetivamente usada no projeto. O aplicativo também se destaca por propiciar anotações diretamente na planta. Isso pode ser feito por meio da ferramenta de marcação, da adição de notas e fotos.

Dessa forma, o planejamento fica mais próximo da gestão de obras. Se o projeto for mais complexo, o Plan Grid viabiliza a criação de links com documentos, o que aumenta a integração entre eles.

Como escolher o melhor aplicativo?

Como destacamos, existem diversos aplicativos direcionados para a construção civil. Logo, a melhor forma de optar por uma boa ferramenta é analisar as funcionalidades de cada uma delas, verificar as necessidades do seu negócio e, a partir daí, fazer a escolha ideal.

Esse processo inicialmente pode parecer trabalhoso, no entanto, ele ajudará você a tomar uma decisão acertada e a utilizar o melhor recurso tecnológico a seu favor. Assim, será possível tornar o serviço de compras mais eficiente.

E então, o que achou dos aplicativos para construção civil apresentados ao longo deste post? Você conhece ou já usa algum deles? Descobrir as particularidades e funcionalidades de cada um é essencial para lançar mão de um recurso que melhor atenda às suas necessidades.

Agora que já sabe quais são os principais aplicativos para construção civil, que tal continuar bem informado? Aproveite a visita ao blog e entenda, agora, como otimizar o processo de compras da sua construtora!

0