Ginast Academia ao ar Livre - Equipamentos Certificados‎
Clique aqui e envie sua mensagem

Qual a importância da gestão de logística para obras de licitações?

Qual a importância da gestão de logística para obras de licitações?

Potencializar a gestão de logística é uma das principais etapas para ampliar o benefício competitivo de uma companhia. Afinal, com uma realização diferenciada do trabalho, é possível aumentar a qualidade dos processos e também trazer resultados realmente consideráveis para o empreendimento.

Todavia, com tarefas puxadas e constantes cobranças, principalmente no caso de obras decorrentes de licitações, é sempre viável identificar os pontos de aperfeiçoamento para evitar atrasos, avarias em produtos, falhas de pedidos e perda de clientes.

Pensando nisso, mostraremos neste artigo a importância da gestão de logística para obras de licitações e outros fatores relevantes que você precisa saber sobre o assunto. Boa leitura!

Quais são os impactos negativos de uma logística mal realizada?

A disciplina de logística é um ambiente de atividades relacionadas ao planejamento, ao controle e à operação do fluxo de produtos, desde a compra das matérias-primas até a entrega da mercadoria final ao cliente.

Esses procedimentos abarcam compras, movimentação interna de matérias-primas, estoque, armazenamento dos itens para o centro de distribuição e transporte dessas cargas para os consumidores. Melhor dizendo, os processos logísticos estão presentes em todas as fases da cadeia de produção, atuando com forte influência sobre os resultados das companhias.

Sem dúvida, um dos obstáculos que as empresas têm de enfrentar é a logística de seus produtos. Essa questão acontece pois a infraestrutura no Brasil ainda não é a ideal. Todavia, a falta de organização dos empreendimentos também pode afetar o planejamento logístico.

Realizar uma logística inadequada pode acarretar alguns problemas para as empresas que realizam obras de licitações. Veja os principais a seguir!

Atraso em obras

Impasses na logística afetam diretamente o prazo de entrega dos negócios. Isso quer dizer que se o Estado receber após o prazo estipulado, tais atrasos causarão reclamações severas e até processos judiciais.

Produtos com avarias

Como os produtos passam por diversos locais, pessoas e também são transportados, se não houver cautela por parte da companhia de logística, há uma grande chance de danos nas mercadorias.

Pedidos errados

Quando a logística de uma empresa funciona de forma incorreta, muitas falhas podem acontecer. Umas delas são os pedidos errados, isto é, um cliente negociou um determinado produto ou serviço, mas recebeu outro.

Clientes escolhendo a concorrência

Quando o serviço não é entregue dentro do prazo ou quando ocorre algum impasse na entrega, como produtos errados e avarias, a reputação da companhia diminui consideravelmente. Com isso, a concorrência passa na frente e pode se destacar muito mais, oferecendo um serviço de melhor qualidade.

Por que uma gestão de logística eficiente é essencial?

As empresas que realizam obras de licitações precisam preparar os fluxos de processos se quiserem potencializar o seu funcionamento, reduzir os gastos e fazer entregas mais rápidas para o Poder Público.

Dessa forma, é a gestão do processo logístico que possibilita a organização do transporte, do estoque, do armazenamento e da movimentação dos materiais fundamentais para a realização da obra.

Qual a importância da gestão de logística para obras de licitações? 1

Ademais, é com uma excelente gestão de logística que a companhia contratada para realizar a obra mantém o controle de todos os dados de entrada e saída de materiais, assim como o domínio de seus custos.

Assim, a gestão potencializa as operações, possibilitando entregas rápidas dos projetos e serviços, o que é fundamental para a boa imagem da construtora no mercado e a conquista de novos clientes e editais públicos.

Como otimizar a gestão de logística?

Muitos empresários e profissionais têm percebido a relevância da logística no desenvolvimento de estratégias e como ela beneficia no aprimoramento dos resultados. A partir disso, o aspecto completamente operacional está cada vez mais reduzido, e o foco em otimização do processo tem entrado em evidência. Nesse contexto, algumas dicas para otimizar a gestão de logística merecem ser observadas. Confira!

Mapear os processos

Mapear os processos é o estudo de como as tarefas são executadas, do início ao fim, e a criação de um fluxograma de produção. Isso é fundamental para indicar as entradas e saídas, os recursos primordiais, os processos interligados, o período médio de desempenho e os impasses que comprometem os resultados, por exemplo.

Esse estudo tem o objetivo de identificar as razões dos gargalos e desenvolver ações que têm o intuito de reduzir problemas, de forma a ampliar a eficácia dos processos e atingir resultados relevantes.

Adotar a metodologia de melhorias contínuas

Outro método bem eficaz para ampliar a gestão logística em obras de licitações é por meio da execução de melhorias contínuas. Com essa metodologia, os processos são revisados constantemente, sempre em busca de pontos que podem ser melhorados. Dessa forma, a trajetória para atingir o sucesso nas operações se torna mais curta.

Planejar em médio e longo prazos

O planejamento é essencial para o sucesso de qualquer negócio. É ele que estabelece, com detalhes, quais são as metas a serem alcançadas, quais objetivos precisam sem atingidos e quais ações são fundamentais para assegurar os resultados esperados.

Nesse mesmo sentido, ele auxilia na avaliação da necessidade de recursos indispensáveis, bem como o tempo estipulado para cada fase. Assim, orienta as lideranças e atinge todos os níveis da companhia (operações e estratégias), de maneira diversa, desmembrado, mas sempre direcionado para o que foi planejado.

Como alguns pontos podem variar e sofrer modificações ao longo do tempo, pode ser que seja relevante realizar algumas análises e revisões periódicas para realinhar o que precisa ser mudado. Isso auxilia na manutenção do planejamento de forma mais realista.

Aprimorar a comunicação

A comunicação é essencial em qualquer tarefa a ser executada. Como as tomadas de decisão estão cada dia mais rápidas, comunicar bem pode trazer benefícios competitivos.

Aliás, a comunicação vale tanto para os procedimentos internos, abarcando os setores, quanto para o relacionamento com os fornecedores, primordialmente no que diz respeito aos dados críticos, que demandam uma resposta célere.

Para potencializar a gestão de logística da empresa que realiza obras de licitação, é importante aplicar diferentes medidas. Além das mencionadas ao longo deste artigo, empresários e profissionais podem avaliar outras, a fim de localizar os pontos fracos que necessitam ser minimizados e as viabilidades que podem ser aproveitadas, ampliando ainda mais os resultados.

Achou o conteúdo útil e relevante? Fique à vontade para comentar sobre o assunto no espaço abaixo!

Qual a importância da gestão de logística para obras de licitações? 2
DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0