Clique aqui e envie sua mensagem

10 Motivos para você Praticar Exercícios Físicos pela Manhã

10 Motivos para você Praticar Exercícios Físicos pela Manhã

]O período matutino traz algumas vantagens especiais para quem pratica exercícios físicos, mas é preciso ter disposição para sair da cama

Durante as manhãs, é cada vez mais comum se deparar com pessoas praticando atividade física, seja em academias ou ao ar livre.

Além de ser benéfica para a saúde física, mental e emocional, desfrutar da prática de exercícios físicos também depende do horário, e é por essa razão que você encontra tantos atletas no período matutino.

Treinar pela manhã pode impactar no rendimento do exercício físico devido a fatores como disposição, estresse e sono.

Entretanto, isso não quer dizer que um treino noturno será menos produtivo, pois seus músculos e articulações ficam mais flexíveis ao passar do tempo e você não precisa se apressar para cumprir as obrigações do dia.

Além disso, tão importante quanto escolher o melhor horário de prática que se encaixa para você, é preciso ter o aval do médico e garantir uma boa alimentação para aproveitar todos os benefícios.

Se você está precisando de um incentivo para acordar mais cedo, se trocar e partir para o seu local de treino, conheça os motivos a seguir.

Tudo bem se você não conseguir cumprir essa rotina matutina, desde que não abra mão da prática em algum momento do seu dia.

Levantar mais cedo

Comece a ter o hábito de acordar cedo, isso ajuda você praticar atividades físicas.

Apesar de ser um sacrifício para algumas pessoas, acordar cedo está relacionado a mais saúde e qualidade de vida.

Esse foi o resultado de uma pesquisa realizada pela Universidade de Roehampton, no Reino Unido, com mais de mil voluntários.

Ser ou não matutino não é apenas uma questão de relógio biológico, mas também de preferências ao longo da vida.

Por isso, é possível criar o hábito de acordar cedo. Planeje-se, evite o botão “soneca” do despertador e saia da cama.

Tomar café da manhã ajuda nos exercícios

O café da manhã ajuda a ter mais disposição antes do treino.

Para praticar exercícios físicos, é obrigatório estar bem alimentado, e isso vai te incentivar a tomar um bom café da manhã.

A refeição que precede o treino deve ter carboidratos, proteínas, fibras e gorduras, mas sem exageros.

Pães, cereais, queijos, ovos e frutas são boas pedidas para começar o dia, mas prefira tomar a xícara de café somente depois de concluir a sua rotina de exercícios.

Nunca pule o café da manhã, pois ele é que vai te dar energia para as atividades diárias após um longo período em jejum.

Realizar um treino curto

Como a manhã costuma ser um período corrido, é importante que o treino não atrapalhe os demais deveres do dia.

Por isso, você pode realizar um treino mais curto, só que com mais intensidade, para obter resultados semelhantes a uma prática de longa duração.

Serão necessários pelo menos 30 minutos para isso e você deve executar uma sequência recomendada por um personal trainer para cumprir o objetivo sem danificar os músculos e as articulações.

Melhorar as noites de sono

A prática de exercícios físicos auxilia em noites de sono melhores.

Foi descoberto por pesquisadores norte-americanos que exercitar-se quando o dia ainda está começando ajuda ter uma noite de sono melhor.

No estudo, quem fez exercícios às 7h teve redução na pressão sanguínea que ajudou a dormir por mais tempo e com melhores ciclos de sono durante a noite. Se você sofre com noites de insônia, a prática matutina de exercícios pode ajudar no descanso noturno.

Mais hidratação

Todo exercício precisa ser acompanhado por doses de hidratação, preferencialmente água. A bebida regula a temperatura do corpo, elimina toxinas e diminui a incidência de câimbras.

Leve um squeeze ao local que você costuma praticar e deixe-o acessível.

Se você não tiver sede, tome um gole do líquido mesmo assim. Dessa forma, é possível se disciplinar para manter o consumo de água constante durante todo o dia, atingindo a ingestão mínima recomendada de dois litros diariamente.

Visual agradável

Com a luz do sol, é possível enxergar com mais detalhes tudo o que está a sua volta.

É uma ótima inspiração para quem pratica atividade ou vai caminhando até a academia ao ar livre, pois você vai se deparar com cores mais vivas, com as novidades do seu bairro e também com ações suspeitas ao seu redor.

Ao anoitecer, com as luzes artificiais, perde-se esse encanto, e, dependendo do lugar onde você treina, a sensação de segurança passa a ser muito menor.

Foco nos resultados

Ao começar o dia fazendo exercícios físicos, você se manterá mais focado para conquistar seus objetivos.

Se a ideia é perder peso, você se sentirá estimulado a se alimentar adequadamente ao longo do dia para não “desperdiçar” uma manhã de muito trabalho.

Já quem quer ganhar músculos deve ingerir muita proteína, e ter realizado o treino vai incentivar a ingerir mais alimentos proteicos durante o dia.

Mais hormônios hipertróficos

Durante o sono, o corpo produz os chamados hormônios hipertróficos, como o GH (hormônio do crescimento) e a testosterona.

Eles auxiliam a queimar calorias, a aumentar a massa muscular, a prevenir lesões e também a perder gordura e, no início do dia, eles têm mais chances de estar em sua variação fisiológica normal.

Importante: aumentar a quantidade de hormônios artificialmente não acarreta no melhor aproveitamento do treino. Cuidado!

Temperatura amena

A temperatura pela manhã é a mais agradável para a prática de atividades físicas.

Na maioria das vezes, em qualquer estação do Brasil a temperatura é muito mais agradável pela manhã do que ao anoitecer.

Durante o verão e a primavera há mais luz solar, mas os termômetros ainda não chegaram aos 30 graus e você pode absorver vitamina D.

Já no período de inverno e de outono, os picos de baixas temperaturas se concentram no final do dia.

Além disso, se chover, as suas roupas e equipamentos terão todo o dia para secar e você não vai perder o próximo dia de treino por causa disso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0