Clique aqui e envie sua mensagem

Exercícios físicos para iniciantes: comece hoje mesmo sem dificuldade e com resultado

Os exercícios físicos para iniciantes trazem vários benefícios. Acima de tudo, uma atividade física gera mais qualidade de vida e prazer. Então, seja em uma academia ao ar livre, parque ou na praia, veja agora como começar a ter mais saúde e bem-estar.

Comece já a praticar exercícios físicos

Para começar, antes de tudo, é preciso querer. Depois, vem a força de vontade. Afinal, iniciar a prática de exercícios físicos, ainda mais para quem não tem esse costume, demanda mais dedicação.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS/OPAS), o ideal é de: 

  • 150 a 300 minutos por semana para adultos, com ou sem doenças crônicas;
  • Para crianças e adolescentes, o tempo é de 60 minutos por dia.

Com o tempo e ao ver os bons resultados, sem dúvida, a atividade se tornará um prazer e não uma obrigação. A dica é convidar um amigo e ter companhia sempre que possível. Isso, de fato, ajuda demais.

Quais são os exercícios físicos para iniciantes ideais?

O exercício físico ideal para os iniciantes são os que causam menos impacto. Nesse sentido, é importante verificar o que causa menos risco de lesão. A caminhada, por exemplo, é gratuita e pode começar aos poucos.

Muitas blogueiras e influencers indicam práticas diversas. No entanto, como é você quem vai se movimentar, escolha o que te deixa mais feliz. Além disso, defina um objetivo e foque nele.

Benefícios dos exercícios

Ter um estilo de vida mais saudável requer disciplina e amor próprio. Por isso, focar nos benefícios dos exercícios físicos para emagrecer ou para reduzir a ansiedade, ajuda a enxergar como é prazeroso se sentir bem. Dessa forma, auxiliam a:

  • Aumentar a força;
  • Diminuir as dores;
  • Controlar ou combater as doenças crônicas.

Essa prática também é essencial para a área psicológica e social. Por vezes, depois que começam as atividades coletivas, por exemplo, o círculo de amizades aumenta. Enfim, o autocuidado faz maravilhas na sua vida.

Como evitar lesões

Antes de tudo, alongar da forma certa, antes de iniciar é importante. Pois, ter uma lesão durante a prática é comum. Por isso, a dica é usar um tênis apropriado e aquecer os músculos. Ou seja, pesquise alongamentos ou peça a ajuda de um profissional.

Dicas importantes para começar o treino

Nos exercícios físicos para iniciantes, o look importa. Isso porque, deve-se investir em sapatos adequados e roupas leves, além de confortáveis como:

  • Regatas;
  • Shorts;
  • Leggings.

O ideal também é procurar um médico. Só assim será possível ter a certeza de que pode começar a praticar a atividade de sua escolha sem problemas e de modo tranquilo. 

Ideias de exercícios físicos para iniciantes

As atividades físicas mais simples existem. Por exemplo, alguns que se destacam são a dança, caminhada, pedalar e fazer corrida. No entanto, ainda há opções para queimar gordura como:

  • Agachamento com banco;
  • Flexão de braço;
  • Abdominal.

Estes podem ser feitos dentro da sala de casa ou ao ar livre, o que é ainda melhor. Assim, não precisa comprar nada, só ter força de vontade. Afinal, ser saudável virou moda e faz bem.

Treino iniciante do homem

O treino para homem é diferente. Por exemplo, eles escolhem partes superiores para malhar como:

  • Ombros;
  • Braços;
  • Costas;
  • Peito.

Por conta disso, então, para o público masculino iniciante, a dica são duas séries de 20 segundos de flexão de braço, bem como, prancha e também abdominais.

Mulher iniciante

As mulheres treinam mais os glúteos e as pernas. Portanto, os exercícios físicos para iniciantes principais são a ponte, o agachamento lateral, além do glúteo com joelho flexionado e estendido. Assim, todos eles em três séries com 20 repetições.

Nunca é tarde para ter mais bem-estar e saúde. Imagem de Vlada Karpovich no Pexels
Nunca é tarde para ter mais bem-estar e saúde. Imagem de Vlada Karpovich no Pexels

Exercícios físicos para iniciantes que podem ser feitos todos os dias

Alguns exercícios podem ser feitos todos os dias. Aliás, ações simples como subir escadas ou ir a pé para o trabalho já ajudam. Além disso, veja outras ideias:

  • Agachamento: fique com os pés afastados e agache;
  • Ponte pélvica: de barriga para cima, estique os braços e eleve a pélvis;
  • Flexão de braço: flexione os braços enquanto mantém a coluna alinhada;
  • Pular corda: comece aos poucos de 20 em 20 saltos.

Saiba que quando a atividade física entra na rotina da pessoa, ela vira prazer e deixa de ser uma obrigação com o tempo. Aliás, é neste momento que o exercício se transforma em motivação.

Como começar a treinar como iniciante?

O lar é um lugar ideal e cheio de amor. Nele também é possível cuidar da saúde e sem gastar, assim como uma academia ao ar livre, com os equipamentos certos para iniciantes de atividades físicas, confira!

Foto de Nathan Cowley em Pexels

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0