Clique aqui e envie sua mensagem

Qualidade de Vida com Alimentação Saudável e Exercícios: veja nossas Dicas

Saiba como combinar uma alimentação regrada com uma rotina de exercícios em uma academia ao ar livre pode fazer a diferença na sua saúde

Quando você pensa em manter a boa forma, qual é a primeira coisa que vem à sua cabeça? Em geral, há duas respostas bastante frequentes para essa pergunta. Uns defendem que basta fazer exercícios físicos para melhorar a sua qualidade de vida. Outros argumentam que é preciso ter cuidado com a alimentação para resolver os principais problemas de saúde.

Ambos estão certos, mas o fato é que somente uma combinação entre as duas coisas é capaz de garantir qualidade de vida e bons resultados. De nada adianta passar o dia em uma academia ao ar livre e à noite comer apenas bobagens na hora do jantar. Da mesma forma, de nada adianta ter uma alimentação regrada se a sua vida é sedentária e você não tem resistência para fazer nenhum tipo de esforço físico.

Pessoas que estão na terceira idade devem redobrar a atenção nos dois quesitos. Nessa época da vida, é natural que o corpo demonstre alguns sinais de cansaço. Má digestão de alimentos pesados ou a falta de mobilidade podem fazer com que outros problemas se agravem e isso vai impactar diretamente na qualidade de vida. Entenda quais são os principais benefícios de aliar esses dois itens para a sua saúde.

Dieta equilibrada contempla todos os grupos de alimentos

Para que você tenha uma alimentação saudável, é preciso que sua dieta contemple todos os grupos alimentares. Assim, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, fibras e minerais devem estar presentes em sua dieta, independentemente dos alimentos que você escolha para consumir.

A dica nesse caso é procurar o auxílio de um profissional de nutrição para que ele possa indicar quais alimentos contemplam cada categoria e quais as quantidades que você deve ingerir, de acordo com a sua faixa etária, sua massa muscular e seu estilo de vida. Lembre-se que a ideia não restringir tipos específicos de alimentos, mas sim equilibrar o seu cardápio.

Para que você tenha uma alimentação saudável, é preciso que sua dieta contemple todos os grupos alimentares.

Atividade física regular: a diferença que uma academia ao ar livre pode fazer

Da mesma forma que a alimentação deve ser equilibrada, os exercícios físicos que você faz devem ser compatíveis com a sua capacidade. Antes de começar, a recomendação é de que você procure um médico e faça os exames necessários para avaliar como está a sua atual condição de saúde.

Depois que você estiver liberado, é hora de dar um pulo naquela academia ao ar livre que tem perto da sua casa e se adaptar aos equipamentos existentes no lugar. Além de ser completamente gratuita, uma academia ao ar livre reúne uma série de benefícios para quem está começando e, em especial, para pessoas mais idosas.

Isso se deve ao fato de que os aparelhos de uma academia ao ar livre são mais generalistas, ou seja, voltados para praticantes de esporte de todas as idades. Dessa forma, é muito mais fácil pegar leve no início até que o seu corpo se acostume com a nova rotina de treinos. Além disso, você tem ainda a vantagem de estar em contato com a natureza.

Da mesma forma que a alimentação deve ser equilibrada, os exercícios físicos que você faz devem ser compatíveis com a sua capacidade

Alimentação e exercícios em dia? Hora de pensar na nova rotina

Por mais que você não planeje isso, quando uma rotina de treinamentos passa a fazer parte da sua vida e aquilo que vai no seu prato passa a ser observado com mais atenção, a maneira como você encara o seu dia a dia muda completamente. E, acredite, todas essas mudanças, em curto prazo, já vão ter um impacto positivo significativo em sua vida.

O principal ponto a ser observado é o fato de que a partir de agora você deve controlar horários de alimentação em função dos seus treinos. Por exemplo, se você pretende fazer suas atividades físicas no período da manhã, precisa acordar um pouco mais cedo e fazer um lanche leve antes de começar os exercícios. Já aqueles que vão malhar no período da noite, devem ficar atentos para fazer um mínimo de refeições ao longo do dia e evitar comer depois na hora do jantar.

Noites de sono: porque elas são tão importantes

Vamos supor que você fez as escolhas corretas e já pratica atividades físicas e também segue uma alimentação minimamente regrada. O que mais está faltando? Cuidar da maneira como você descansa. É isso mesmo. As horas de descanso são tão importantes quanto as suas atividades físicas. Dormir pouco? Nem pensar.

Enquanto você está dormindo seu organismo usa esse período para regenerar a sua musculatura desgastada nos treinamentos. Por isso, “pular” as noites de sono ou reduzi-las na expectativa de que você vai ganhar tempo com isso não é lago que vá trazer algum tipo de resultado. O ideal é respeitar os limites do seu corpo e dormir a quantidade de horas necessárias para o descanso.

Esse valor varia de pessoa para pessoa, mas em geral o recomendado é que você tenha entre 6 e 8 horas de sono por noite. Não custa nada lembrar que alguns estimulantes podem fazer com que você passe mais tempo acordado e, por conta disso, suas noites se tornem mal dormidas. Evite o consumo de bebidas alcóolicas, café e energéticos no período da noite. Ao dormir, evite deixar luzes acesas e garante que o seu quarto é um local fresco e arejado para dormir. Por fim, evite dormir com o rádio ou a TV ligados.  

Em geral o recomendado é que você tenha entre 6 e 8 horas de sono por noite.
DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0