Clique aqui e envie sua mensagem

Como preparar sua academia ao ar livre para quem frequenta à noite?

Saiba o que fazer para oferecer a melhor experiência possível a este público!

Quem já usou uma academia ao ar livre à noite sabe como é gostoso curtir a brisa e o frescor deste horário diferenciado do dia, em oposição ao calor e ao sol que são comuns durante a manhã e à tarde e podem afastar uma série de interessados.

Ainda que os equipamentos utilizados sejam os mesmos, há cuidados diferenciados que devem ser aplicados para quem deseja tornar o espaço adequado à prática de exercícios físicos noturnos, os quais impactam tanto no conforto quanto na segurança.

Se você tem esse objetivo, veio ao lugar certo! Veja o que deve ser feito para ter uma academia ideal para se exercitar em períodos noturnos.

Vale a pena fazer exercícios físicos à noite?

Sim. Essa é uma prática que pode trazer uma série de benefícios ao seu dia a dia, como os seguintes:

  • Dormir sem sentir a barriga estufada. Ainda que possa parecer contraditório, quem faz exercícios à noite não costuma sentir tanta fome do que quem não os realiza. Isso significa que você reabastecerá seu estoque de glicogênio, eletrólitos e fluidos e poderá dormir mais tranquilamente, sem se sentir tão cheio.
  • Sessões de exercícios mais longas. De acordo com o artigo “Morning-evening differences in response to exhaustive severe-intensity exercise”, de David W. Hill, publicado no Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism em 2013, as funções musculares e a força apresentam picos à noite, o que te permite se exercitar por mais tempo do que se optasse por outro período do dia.
  • Alivia o estresse. Com o passar do dia, é comum sentir estresse e cansaço mental, o que é capaz de afetar seu humor e atingir seu pico no final do dia. Visitar uma academia ao ar livre à noite ajuda a dissipar tudo isso e, assim, deixar sua saúde mental tão em dia quanto a física.
  • Melhora a qualidade do sono. Há quem diga que fazer exercícios à noite libera endorfinas que ajudam a dormir, bem como aqueles que afirmam que as atividades deixam o corpo cansado e, assim, ajudam a pegar no sono. De acordo com a revista americana Men’s Health, quem tem dificuldade em se manter dormindo à noite deve optar pelos exercícios noturnos para ajudar na qualidade do sono.
  • Temperaturas amenas. É comum ouvir dizer que os raios solares devem ser evitados entre 10 da manhã e 4 da tarde, que é quando a radiação UVB é mais intensa, isso sem contar o calor, que nem sempre favorece a realização de atividades físicas. Quem vai a uma academia ao ar livre à noite encontra a solução perfeita para essas duas necessidades.
  • Melhor adaptação à rotina. É claro que esse é um ponto que pode variar de acordo com cada pessoa, mas, geralmente, os períodos da manhã e da tarde são repletos de atividades cotidianas, como trabalhar e estudar. Dessa forma, às vezes, os únicos horários disponíveis para se exercitar são à noite, o que traz todos os benefícios que vimos até agora.

Saiba mais: É melhor praticar exercícios pela manhã ou à noite? Fique por dentro!

Como planejar uma academia ao ar livre à noite?

Alguns procedimentos são diferentes, é verdade, mas nada que seja demasiadamente complicado. Confira quais são os principais cuidados a se tomar:

Procure por regiões movimentadas

É de praxe que as noites sejam mais perigosas do que as manhãs e tardes. Por isso, o ideal é ter à disposição um local de grande movimento de pessoas mesmo durante este período, como próximo a comércios que fecham tarde, pontos de ônibus, centros comerciais e faculdades, por exemplo.

Quanto maior for o movimento houver naquele local, mais seguros os frequentadores tendem a se sentir, o que pode aumentar o movimento e fazer com que o projeto da academia ao ar livre à noite seja um verdadeiro sucesso.

Invista em uma boa iluminação

Outro fator que pode ser considerado de risco para quem deseja se exercitar à noite é o escuro. A falta de iluminação traz a sensação de insegurança e pode até mesmo colocar os praticantes em situações arriscadas.

Uma boa maneira de evitar isso é instalar uma boa iluminação na academia ao ar livre à noite. Dê preferência para as lâmpadas e luminárias de LED, que possuem um excelente poder iluminador e, de quebra, gastam menos energia do que os modelos incandescentes e fluorescentes.

Outra boa dica é instalar sensores de luminosidade, tecnicamente chamados de LDR (Light Dependant Resistor, ou resistor dependente de luz). Assim, conforme a luz natural diminui, as luzes serão acionadas automaticamente, da mesma forma que acontece com os postes públicos.

Também é importante ressaltar que, além da segurança, uma boa iluminação permite que os praticantes enxerguem bem o ambiente e, assim, possam utilizar os equipamentos adequadamente, de modo a evitar lesões, quedas e problemas similares.

Baixe nosso e-book gratuito e saiba como implantar uma academia ao ar livre!

Divulgue o novo espaço

Nós falamos sobre horários anteriormente, mas nem todas as pessoas têm a mesma rotina. Isso significa que, em certos casos, o final da noite e até mesmo a madrugada são os períodos ideais para a prática de exercícios físicos.

Isso leva à procura de uma academia 24 horas, porém as que estão disponíveis nem sempre ficam próximas e, além disso, possuem um valor de mensalidade geralmente maior do que as que funcionam com horários tradicionais.

A academia ao ar livre à noite, quando instalada em um local de acesso irrestrito, atende a todas essas exigências, além de poder ser utilizada gratuitamente, o que é um atrativo e tanto para o público citado.

Comece a divulgar o espaço até mesmo antes de ele estar pronto, como uma forma de conscientizar o público de que aquele é um projeto que está em andamento. Quando ela for inaugurada, continue a divulgação e veja como, naturalmente, o número de usuários tende a aumentar.

Invista em uma academia ao ar livre à noite e proporcione uma série de benefícios!

Qualidade de sono, sessões de exercício alongadas, menos estresse, temperaturas mais amenas e horário adequado. Vantagens não faltam para investir nas academias ao ar livre à noite, que pode ser um verdadeiro marco para o bairro, região ou cidade em que for instalada.

Ainda que haja demanda por uma infraestrutura diferente, não há nada demasiadamente complicado e que inviabilize a realização desse projeto, o que deixa claro como vale a pena fazer esse investimento.

Coloque as dicas em prática e torne a academia ao ar livre à noite em realidade. Assim, ela se tornará um verdadeiro espaço de qualidade de vida para a população, atuando tanto como uma academia para idosos quanto para o público em geral!

Venha conferir nossas condições especiais na compra de kits!

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0