Clique aqui e envie sua mensagem

Saiba porque aquecer é essencial antes de praticar exercícios

Saiba porque aquecer é essencial antes de praticar exercícios

A etapa de aquecimento precisa ser a primeira parte de qualquer atividade física e visa preparar o corpo e a mente do indivíduo para o impacto dos exercícios. O aquecimento previne lesões e ajuda a alterar o organismo para suportar a carga e intensidade de um treinamento, seja ele qual for.

O aquecimento é essencial porque ajuda a elevar a temperatura do corpo e, através disso, o indivíduo vai aumentar sua taxa metabólica, melhorando o fluxo sanguíneo e facilitando o transporte de oxigênio para os músculos.

Além disso, o aquecimento melhora a coordenação motora e aumenta a capacidade das nossas articulações para conseguirem suportar o impacto. Isso ajuda na redução das chances de lesionar músculos e ossos, tornando os tecidos menos vulneráveis à carga.

Por que aquecer?

Pesquisas recentes mostram que com o aquecimento as atividades físicas são otimizadas e a elevação da temperatura corporal ajuda a liberar oxigênio das mioglobinas, fonte de oxigênio armazenada na região do músculo esquelético.

O aquecimento é feito antes de qualquer uso mais agressivo do corpo, como a dança, o teatro, as artes marciais, os esportes e as atividades físicas em geral. Ele também é feito em empresas para melhorar o desempenho na atividade profissional e aliviar tensões musculares.

Aquecer o corpo previne doenças especialmente na coluna e nas articulações, que tem como causa o atrofiamento dos ossos e de toda a musculatura do corpo, quadro muito comum entre os mais sedentários. Alguns fatores influenciam nos resultados do aquecimento, como por exemplo o tipo de esporte ou exercício físico pretendido.

Cada atividade trabalha de forma intensa com várias partes do corpo. No teatro, por exemplo, trabalha-se toda a expressão corporal e facial, o que pede pelo devido aquecimento da musculatura.

Já para uma telefonista ou quem trabalha o dia todo com o computador, por exemplo, aquecer as mãos, os braços e os ombros pode ajudar esse profissional a iniciar e concluir o seu trabalho com muito mais saúde, prevenindo o desgaste dos movimentos repetitivos.

Tipos de aquecimento

A duração do aquecimento varia de acordo com o horário do dia. À noite, de preferência, o aquecimento deve ser prolongado, uma vez que a temperatura está mais baixa. O resultado também depende do próprio comportamento da pessoa.

Se o aquecimento for feito com estímulo e disposição, os resultados serão muito mais visíveis. Existem dois tipos de aquecimento: específico ou geral.

No aquecimento geral, o indivíduo fará exercícios envolvendo um maior grupo de músculos, uma vez que a intenção é aumentar a temperatura do corpo e tornar a musculatura mais elástica a fim de evitar lesões e preparar a capacidade respiratória para um menor desgaste.

No caso do aquecimento específico, como o próprio nome já diz, trabalha-se tipos específicos de movimentos com o intuito de preparar as partes do corpo que serão mais trabalhadas na atividade física.

Em muitos parques e praças encontramos aparelhos de ginástica cuja função é promover o alongamento de determinados grupos musculares e tendões, preparando-os para o esforço realizado durante os exercícios. Para obter um benefício global, recomenda-se fazê-lo após o aquecimento geral. Isso prepara o corpo como um todo, focando nos músculos que terão maior desgaste.

Outra ótima alternativa é combinar o aquecimento com os exercícios de alongamento e de relaxamento. Assim, o corpo, além de estar bem aquecido, ganha flexibilidade e estimula a renovação do colágeno nos tecidos, aumentando a amplitude dos movimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0