Como Começar o ano com Saúde, sem Gastar e sem ter que ir muito longe

Saiba como você pode entrar em forma e melhorar suas condições de saúde sem ter que gastar dinheiro e sem perder tempo em deslocamentos.

O ano está começando e, com ele, estamos cheios de sonhos e desejos para viver uma nova etapa de nossas vidas. Nos dias que antecedem a virada, é costume fazermos uma avaliação das nossas conquistas e falhas nos últimos 12 meses, planejando o que vamos fazer para ter um ano melhor do que aquele que está se encerrando.

Uma das resoluções de Ano-Novo mais comuns é aumentar (ou iniciar) os cuidados com a saúde, o que inclui desde uma alimentação mais equilibrada até a prática de exercícios físicos. Porém, por mais que você esteja determinado, o dia a dia começa a colocar obstáculos que atrapalham o cumprimento dessas metas.

Um desses impedimentos é a questão financeira, pois frequentar uma academia de ginástica e musculação pode sair caro. Em uma época de crise, nem todo mundo pode dispensar algumas centenas de reais ao mês para frequentar esses espaços. Talvez você até encontre uma academia mais em conta, mas ela pode se localizar longe da sua casa ou do trabalho, ficando muito fora de mão da sua rotina.

Apesar de esses obstáculos serem bastante relevantes e realmente dificultarem a vida de quem resolveu entrar em forma, existem alternativas para superar esses impedimentos, como as academias ao ar livre, que são gratuitas e se localizam em pontos de referência nos bairros.

As vantagens de frequentar uma academia ao ar livre

Uma alternativa excelente para quem quer praticar exercícios físicos sem gastar nada é frequentar uma academia ao ar livre. Geralmente instaladas em parques e praças, as academias ao ar livre são ambientes públicos que podem ser utilizados por qualquer pessoa de forma gratuita.

De fato, as mensalidades cobradas pelas academias tradicionais podem ser um empecilho para quem deseja praticar atividades físicas, mas está em contenção de despesas. Assim, as academias ao ar livre, que são completamente gratuitas, se apresentam como uma saída que traz benefícios tanto para a saúde financeira quanto para a saúde física e mental dos seus frequentadores.

beneficios da atividade fisica

Qualidade dos aparelhos

Algumas pessoas podem pensar que os aparelhos de uma academia ao ar livre deixam a desejar em relação aos equipamentos presentes em uma academia tradicional, mas essa é uma concepção que não corresponde à realidade.

Embora sejam mais simples, os aparelhos instalados em parques e praças são tão eficientes quanto aqueles da academia tradicional, atendendo a todas as necessidades das pessoas quem procuram melhorar sua saúde, condicionamento físico, tonificação muscular e fortalecimento das articulações.

aparelhos academia ao ar livre

Exercícios físicos na academia ao ar livre

Os aparelhos disponibilizados nas academias ao ar livre permitem que uma ampla série de exercícios sejam praticados, movimentando diferentes grupos musculares e proporcionando diversos benefícios para o corpo.

Comece pela rotação vertical ou diagonal

Os aparelhos de rotação vertical ou diagonal são boas indicações para iniciar seu treino em uma academia ao ar livre, pois eles permitem que você faça um aquecimento dos músculos antes de fazer um esforço maior. Os exercícios de rotação fortalecem os membros superiores e proporcionam uma melhora na flexibilidade das articulações dos ombros.

Simulador de caminhada

Outro aparelho indicado para iniciar a prática de exercícios é o simulador de caminhada, que trabalha os músculos dos membros inferiores e dos membros superiores, fazendo o aquecimento desses grupos. A dica para a utilização é iniciar em um ritmo mais lento, experimentando os limites do corpo.

Simulador de leg press

Um dos aparelhos mais procurados pelos frequentadores da academia ao ar livre é o simulador de leg press, que trabalha os músculos das pernas, glúteos e coxas, fortalecendo essa região dos membros inferiores. Recomendado para pessoas com mais de 12 anos, este equipamento pode ser utilizado por mais de um frequentador ao mesmo tempo, dependendo da configuração do aparelho.

Remada sentada

Outro exercício que você pode fazer na academia ao ar livre é a remada sentada, que fortalece os músculos das costas, dos ombros, dos glúteos, das coxas e das panturrilhas. Dependendo da configuração, o aparelho pode ser utilizado também por pessoas com deficiência.

Ao mesmo tempo

Se o objetivo for trabalhar os membros superiores e inferiores ao mesmo tempo, uma boa opção de aparelho é o múltiplo exercitador, que permite o fortalecimento, o alongamento e o aumento da flexibilidade desses grupos musculares.

Malhando o peitoral e as costas

Duas das regiões do corpo mais valorizadas por quem frequenta a academia são os músculos do peitoral e das costas – e os usuários da academia ao ar livre não ficam de fora. Com os aparelhos puxador peitoral e puxador costas, duas ou três pessoas podem trabalhar simultaneamente os músculos dessas áreas.

Tem até abdominal

Além disso, a academia ao ar livre também permite a execução dos famosos abdominais. O aparelho consiste em uma ou mais pranchas onde o frequentador deve se deitar de barriga para cima, prendendo os pés no apoio específico. Em seguida, com as mãos posicionadas ao lado da cabeça, ele deverá realizar os movimentos de elevação do tronco.

Pratique atividades aeróbicas ao ar livre

Além de utilizar os aparelhos da academia, você pode iniciar uma atividade aeróbica praticada ao ar livre, como a caminhada, a corrida e a bicicleta. Você pode começar caminhando no quarteirão ou correndo num parque, por exemplo. Alguns parques contam até mesmo com pista apropriada para a prática da corrida e da bicicleta.

Assim como na academia ao ar livre, praticar essas atividades colocará você em contato com o ar fresco e a luz natural, fazendo bem também para a sua saúde emocional.

academia-ao-ar-livre

Você também pode gostar de: Os beneficios da atividade física regular e a importância da academia ao ar livre

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar de
avatar
wpDiscuz