Clique aqui e envie sua mensagem

Confira os 5 livros indispensáveis para os compradores!

Confira os 5 livros indispensáveis para os compradores!

Você tem o hábito de ler? Se não tem, deveria pensar melhor sobre o assunto, pois essa é uma das melhores maneiras de melhorar a produção empresarial. Ao otimizar o seu trabalho, as chances de conseguir ser valorizado pela empresa em que trabalha (e por todo mercado) é maior. Nesse cenário, há muitos livros para compradores que podem ser de grande valia.

Você verá, neste texto, qual é a importância de investir no conhecimento profissional e os livros que são indispensáveis — sejam os específicos para o processo de compra ou os livros sobre negociação em geral.

Quer saber como negociar melhor? Então, veja agora quais são os melhores materiais para você!

A importância de investir em seu conhecimento

Em qualquer área, a leitura é fundamental para que os colaboradores e gestores consigam melhorar o seu desempenho profissional e, até mesmo, pessoal. A partir do novo conhecimento, é possível adotar novas práticas, que venham a somar no ambiente profissional.

Com mais leitura, fica mais fácil se destacar na empresa, mostrando um trabalho mais eficiente e produtivo à instituição. Dessa forma, até mesmo a chance de uma promoção cresce.

No caso dos colaboradores que lidam, de alguma forma, com negociação com fornecedores ou formação contratual, é essencial ler conteúdos sobre o assunto para que os resultados sejam melhores, fazendo com que a empresa consiga aumentar os lucros e diminuir gastos, sempre que possível.

Quando os profissionais não sabem como agir diante dos processos de compra, a chance de que errem em uma etapa é grande. As dificuldades aparecem, por exemplo, ao efetuar grandes compras sem necessidade ou mesmo comprando menos do que o necessário — o que o fará procurar fornecedores em desvantagem. Nesse caso, você não estará em possibilidade de fazer escolhas, já que precisará com urgência dos materiais.

Entretanto, com algumas dicas, mesmo que a empresa esteja em desvantagem na negociação, é possível diminuir os problemas, tendo menor prejuízo ou, até mesmo, conseguindo levar vantagem.

Veja agora alguns livros que podem auxiliá-lo nesses processos!

Os melhores livros para compradores

Veja, agora, 5 livros essenciais para todos que desejam comprar com mais eficiência e negociar melhor.

1. Negocie bem: aprenda as técnicas dos compradores de alto desempenho

Editora Saraiva. 240 páginas.

O livro é voltado para os profissionais da área de compras e mostra como diversas ferramentas podem ser aplicadas diante de uma negociação de maneira prática. Com a leitura, pode-se entender como é possível comprar o que traz mais qualidade, lucratividade e produção.

Para isso, a publicação mostra como lidar com planilhas de custos, fornecedores (exclusivos e únicos), decisões e clientes internos. O livro foi inspirado no ambiente encontrado nas grandes empresas nacionais e multinacionais, bem como nas melhores práticas desses locais. O objetivo é fazer com que você tenha mais ferramentas para ser um grande negociador.

2. Manual do comprador: conceitos, técnicas e práticas indispensáveis

Editora Saraiva. 248 páginas.

Esse livro se tornou, com o passar do tempo, uma das principais obras sobre o assunto. A primeira edição, lançada na década de 90, conta com uma abordagem segura e bem fundamentada, envolvendo os principais aspectos que estão dentro do processo de compras.

Como o mercado passou por transformações, a exigência sobre os negociadores é maior. Atualmente, é necessário que eles tenham uma visão básica de todas as atividades que a empresa pratica. Ou seja, o comprador não pode se preocupar apenas em adquirir materiais específicos. É necessário que ele avalie todos os impactos que podem ser causados aos processos que estão envolvidos na cadeia de operações da instituição.

Ao se deparar com um quadro tão diferente de anos anteriores, a edição foi revista e atualizada, para que pudesse trabalhar com as necessidades atuais dos profissionais que precisam adquirir serviços e produtos. O material é interessante tanto para aqueles que estão iniciando na área quanto aos que já são experientes no assunto.

3. Gestão de compras e negociação: processos, uso da tecnologia da informação, licitações e aquisições no terceiro setor

Editora Érica. 128 páginas.

Como a área de compras tem se tornado cada vez mais estratégica para as empresas, o livro trata sobre os principais conceitos que influenciam o processo de decisão das aquisições. Para tanto, mostra como deve ser a seleção e o relacionamento com cada fornecedor a partir de um planejamento e eficiente.

Diversas vezes, os profissionais podem lidar com compras internacionais. Por isso, entender quais são as técnicas de negociação nesses momentos é fundamental. Além disso, a publicação mostra como funcionam as compras governamentais, bem como as licitações e editais, preparando os profissionais a trabalharem nesse setor.

4. Como convencer alguém em 90 segundos

Universo dos livros. 200 páginas.

Entender como o comportamento, os gestos e até o tom de voz podem influenciar uma negociação também é importante. O objetivo do livro é criar conexões rápidas, práticas e produtivas nas relações de negociações e parcerias.

O autor procura entender como uma boa primeira impressão pode ser criada, fazendo com que as outras pessoas presentes na negociação possam ter mais confiança e credibilidade. Com isso, é possível conseguir melhores condições, prazos e preços nos processos de compra.

5. As armas da persuasão: como influenciar e não se deixar influenciar

Sextante. 304 páginas

Da mesma maneira que você pode influenciar os demais, é possível ser influenciado e cair em situações que não são benéficas para a sua empresa. O livro foi produzido após o autor cair na lábia de vendedores por várias vezes. Cansado, optou por entender como acontece a persuasão para saber o que faz com que uma pessoa aceite determinadas propostas.

Para respaldar o seu trabalho, ele uniu informações científicas, casos comuns de pessoas e histórias pessoais após se infiltrar em empresas. Com isso, ele criou princípios psicológicos que regem o poder de decisão alheio, como a reciprocidade, coerência, aprovação social, afeição, autoridade e escassez.

Cada um dos princípios é discutido para mostrar como o profissional pode persuadir quando for fazer compras, pedidos de doações etc., valendo, até mesmo, para relações familiares.

Como você viu, é fundamental receber treinamento adequado para evoluir na carreira. Uma das formas para isso acontecer é lendo livros para compradores. Desse modo, você entenderá como ser um profissional ainda melhor e fazer compras que sejam mais vantajosas para a empresa. Além disso, os livros sobre negociação são ferramentas preciosas para que você não se engane durante esses processos.

Gostou deste texto? Então, compartilhe-o agora mesmo nas suas redes sociais. Contamos com você!

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0