Clique aqui e envie sua mensagem

[infográfico] Como uma construtora pode contratar um projeto de academia ao ar livre?

[infográfico] Como uma construtora pode contratar um projeto de academia ao ar livre?

Na busca do sonho pela casa própria, a possibilidade de viver em condomínios onde há preocupação com a saúde, o corpo e a mente e, ainda, com a segurança, atrai interessados.

É por isso que as construtoras estão apostando em contratar um projeto de academia ao ar livre nos novos empreendimentos lançados.

A presença de equipamentos para academia voltados para a saúde, a socialização e a distração dos moradores faz com que eles concordem em investir no conforto e na praticidade de ter tudo o que precisam dentro do condomínio.

De olho nessa vantagem, as construtoras estão incluindo um projeto de academia ao ar livre dentro de seus empreendimentos, oferecendo aos futuros moradores a prática de exercícios físicos. Essa tendência pode incluir também a implementação de quadras poliesportivas, piscinas, circuitos de corrida e outras opções para incentivar os condôminos a saírem do sedentarismo.

Como fazer?

Para que uma construtora possa oferecer um espaço para a prática de atividades físicas, como a academia ao ar livre, é preciso que o local faça parte do projeto do condomínio desde a sua concepção. Para isso, é preciso contar com a expertise de uma empresa especializada nesse tipo de academia para que ela possa instruir sobre os principais pontos na hora da instalação, como os que citamos a seguir.

O tipo de academia

As academias ao ar livre podem atender a diversas necessidades, e, para isso, é preciso saber quem é o público-alvo do projeto.

Os equipamentos para academias voltadas à terceira idade ou a pessoas com deficiência física, por exemplo, nem sempre são os mesmos que estão presentes nos espaços para quem treina com mais vigor, pois os dois primeiros grupos necessitam de aparelhos adaptados, enquanto o segundo pode desfrutar de outras opções.

Até mesmo as placas de sinalização são impactadas com essa informação, pois elas também precisam ser adequadas para os frequentadores.

O volume de frequentadores

É essencial para a empresa especializada entender o volume esperado de frequentadores, pois isso impacta diretamente a quantidade e a distribuição dos aparelhos no espaço, já que eles precisam de uma distância segura para funcionar corretamente.

Além disso, os aparelhos que tendem a ser mais disputados pelo público final precisam estar em maior número para evitar filas, o que desanima os moradores que têm pouco tempo para a prática.

O espaço disponível

Essa informação é muito importante para o planejamento de uma academia eficaz e segura. As academias ao ar livre são planejadas sob medida, e, até mesmo, espaços menores podem contar com os aparelhos, talvez em menor número ou com equipamentos que ocupem menos espaço.

Já os espaços grandes podem ser preenchidos com um número maior de aparelhos variados. Entretanto, tudo vai depender do volume de praticantes esperado na hora em que o empreendimento estiver pronto.

A expansão futura

Após um certo tempo de uso, é possível ampliar o projeto de academia ao ar livre, mas, para isso, ela deve ter sido bem planejada, levando em consideração essa possibilidade.

Além de um fluxo maior de frequentadores, é preciso garantir que ainda haja espaço para a instalação de novos aparelhos de forma segura, sem precisar remover os equipamentos que já estavam contemplados no projeto original.

Os tipos de equipamentos

Existem diversos tipos de equipamentos que podem ser incluídos na hora de contratar um projeto de academia ao ar livre. Alguns deles, no entanto, são mais propícios a serem usados, seja pela área do corpo que trabalham ou pela facilidade de uso.

A seguir, vamos ver alguns dos equipamentos mais utilizados nos projetos de academia ao ar livre.

Remada Sentada Individual

Esse equipamento é utilizado para o fortalecimento da musculatura das costas e dos ombros. Além disso, ele se destaca por sua facilidade de uso e por ser um equipamento muito requerido por praticantes de atividades físicas.

Para usar esse equipamento, é bem simples. Basta sentar, manter a coluna ereta e realizar o movimento de remada.

Caminhada Individual

Como o próprio nome diz, o equipamento de Caminhada Individual simula uma caminhada. Uma das grandes vantagens dele está no desenvolvimento da coordenação motora que é possível por meio da caminhada.

O funcionamento desse equipamento é ainda mais simples que o da Remada Sentada individual. Além disso, a Caminhada Individual é indicada para diferentes faixas etárias. Por isso, ele é essencial para todo tipo de academia.

Abdominal Individual

O equipamento de Abdominal Individual auxilia quem o está utilizando a fazer abdominais, tornando mais ergonômicas e agradáveis as repetições desse exercício.

Cavalgada Individual

O equipamento Cavalgada Individual é o preferido para pessoas que já possuem uma certa vivência e experiência com exercícios de academia.

Isso se deve ao fato do conjunto de músculos que é trabalhado com apenas um exercício nesse equipamento. Ele fortalece membros inferiores e também direciona condicionamento aos músculos dos membros superiores.

Além disso, esse é um ótimo equipamento para o estímulo da capacidade cardiorrespiratória de quem o utiliza. Ao fim da série de exercícios, é possível sentir praticamente todo o corpo trabalhado.

Esqui Individual

Com função muito semelhante da executada pela Cavalgada Individual, o Esqui Individual tem como objetivo melhorar a função cardiorrespiratória, aumentar a flexibilidade dos membros superiores e inferiores e do quadril.

Para a instalação desse equipamento é requerido, no entanto, um bom espaço em seu entorno. E por isso, esse é um equipamento excelente para ser instalado em uma academia ao ar livre.

Múltiplo Exercitador

Esse é um equipamento que deve estar disponível em toda academia ao ar livre. Utilizando-o, é possível exercitar todos os membros, inferiores e superiores. Além disso, ele é um ótimo aparelho para não só fortalecer, como aumentar a flexibilidade de braços, pernas e outros membros.

Alongador Duplo

O Alongador Duplo é um equipamento utilizado verticalmente, em que o praticante pode alongar os seus membros superiores. Ele permite também que o usuário aumente a mobilidade das articulações de ombros, braços e mãos.

Por ser duplo, é possível, com esse equipamento, realizar vários tipos de exercícios, principalmente contando com um companheiro de treino ou treinador. Ou seja, é excelente para promover a interação entre as pessoas.

Rotação Vertical com Diagonal Dupla

Além dos equipamentos mais genéricos mais citados, que levam a prática de exercícios que envolvem diversos membros, há também produtos com funções específicas. É o caso deste equipamento.

Com ele, é possível melhorar a mobilidade de articulações e cotovelos e fortalecer os membros superiores, além disso, a coordenação motora é amplamente trabalhada. Sua estrutura é extremamente forte, graças aos materiais usados em sua confecção, e, de modo geral, esses são equipamentos com excelente vida útil.

As despesas envolvidas na instalação e manutenção

O planejamento, a instalação e a manutenção das academias ao ar livre têm um custo. Nas duas primeiras etapas, o valor será muito mais elevado, pois exige um trabalho estratégico e também operacional antes da entrega.

A manutenção custa menos, entretanto, é preciso incluir essa despesa no valor do condomínio — mas vale destacar que, junto com os demais gastos, esse valor não pode ser alto demais para não espantar os interessados.

Quais os benefícios de contratar um projeto de academia ao ar livre?

Praticar exercícios, incentivar a convivência amigável entre as pessoas que frequentam o ambiente, melhorar a saúde. Essas são apenas algumas das vantagens de contratar um projeto de academia ao ar livre para o seu condomínio.

Abaixo, vamos listas e detalhar algumas das principais razões pelas quais contratar um projeto de academia ao ar livre pode ser um investimento muito acertado.

Promove uma área verde para socialização

O contato com a natureza é capaz de deixar qualquer um bem-humorado e de faz muito bem para o sistema imunológico.

Por isso, ao contratar um projeto de academia ao ar livre, você não só está investindo diretamente na saúde de todos que vão frequentá-la, como também vai investir no bem-estar dessas pessoas.

A diminuição de temperatura e a purificação do ar promovidas por ambientes verdes possibilita inclusive, melhorias no rendimento do exercício físico.

Você também pode obter benefícios praticando exercícios físicos de manhã, aproveitando a luz solar desse horário para garantir a vitamina D que o seu organismo necessita.

Ajuda quem precisa poupar dinheiro sem prejudicar a saúde

As academias e outras instituições do estilo estão em alta. No entanto, é comum que as mensalidades desses lugares tenham valores muito elevados, o que geralmente desestimula as pessoas a praticarem os seus exercícios físicos.

Ao se depararem com um lugar gratuito, público e totalmente montado com equipamentos de qualidade para a prática de diferentes e saudáveis exercícios, é comum que as pessoas se tornem mais suscetíveis a fazer exercícios regularmente.

Garante a segurança de quem vai utilizar

Um dos horários mais comuns para a realização de atividades físicas é durante o fim de tarde, logo após o fim do expediente do horário comercial.

E, apesar de esse ser um bom horário (afinal, já não está mais tão quente e o sol já está mais ameno ou já se pôs), ele pode ser perigoso e expõe quem sai para malhar em lugares afastados a perigos como assaltos, furtos, sequestros, entre outros.

Então, ao contratar um projeto de academia ao ar livre, você aposta na saúde e na socialização de seus condôminos, bem como na segurança dos mesmos.

Valoriza os imóveis

Áreas de lazer são requisitadas e representam uma melhoria excelente para o projeto de qualquer tipo de conjunto habitacional. Elas estão, inclusive, entre os pré-requisitos de muitas pessoas que buscam um lugar para morar ou locar.

E assim como disponibilizar um número estratégico e competitivo de vagas de garagem, contratar um projeto de academia ao ar livre pode valorizar todos os imóveis do lugar. Uma academia próxima às casas, completa e funcional, pode valorizar em até 20% o local.

De modo geral, como vimos, contratar um projeto de academia ao ar livre requer planejamento e pesquisa, no entanto, as vantagens são inúmeras, fazendo deste um investimento muito vantajoso!

Ficou interessado e quer contratar um projeto de academia ao ar livre? Conte com a nossa ajuda para equipar toda uma academia ao ar livre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0