Academia ao ar livre: o que considerar antes de fechar a parceria com o fornecedor?

Academia ao ar livre: o que considerar antes de fechar a parceria com o fornecedor?

Compartilhe:

O conceito de academia ao ar livre é algo relativamente novo, mas com grande adesão por parte de condomínios, empresas e, até mesmo, da administração pública para aparelhar praças, parques e outras áreas urbanas. Por isso, o departamento de compras das construtoras que atendem a essas instituições deve estar preparado para lidar com fornecedores do material e mão de obra necessários para montá-las.

Como em qualquer outro relacionamento comercial B2B (Business to Business), especialmente os que envolvem um alto valor de ticket médio, diversos aspectos precisam ser considerados para que o sucesso dos projetos envolvidos na negociação seja garantido. Um dos mais importantes é a relação de confiança com os fornecedores escolhidos.

Para que tudo isso seja possível, neste post, listaremos algumas dicas importantes que devem ser colocadas em prática na hora de escolher os fornecedores ideais, necessários para a implantação de uma academia ao ar livre. Então, continue a leitura e descubra o que considerar para fechar a parceria. Confira!

Entenda as necessidades do projeto

Uma academia ao ar livre pode ser construída em diferentes locais, por exemplo, em condomínios residenciais, praças públicas e, até mesmo, áreas de empresas que desejam oferecer melhores condições aos seus colaboradores.

Cada projeto tem diferentes exigências, que devem ser observadas pelas construtoras. Para as academias ao ar livre instaladas em espaços públicos e financiadas pelo governo, por exemplo, é preciso ter atenção às condições expostas nas licitações públicas, que devem ser analisadas com muita atenção. No caso dos condomínios, o projeto precisa ser aprovado em assembleia de moradores.

Portanto, antes de escolher o melhor fornecedor de equipamentos e serviços de instalação de uma academia ao ar livre é preciso estudar muito bem as especificidades de cada tipo de projeto, suas regras e exigências.

Uma vez que todas as necessidades estejam bem claras, é recomendado que se faça a cotação em, pelo menos, três fornecedores capazes de atender a demanda. A partir da proposta que cada um deles apresentar, será possível oferecer o melhor conjunto de vantagens, que não deve ser limitado ao quesito preço e precisa incluir outras questões, como a qualidade do material, os prazos de entrega e execução e, até mesmo, o histórico do fornecedor.

Conheça o histórico do fornecedor selecionado

Uma vez que as características do projeto estão bem claras, já é possível selecionar os possíveis fornecedores, mas antes de fazer a escolha final, é essencial analisar o histórico de cada umas das empresas.

Para tanto, visite projetos em andamento ou já concluídos pelo possível fornecedor, converse com clientes que já tenham sido atendidos por ele, busque informações sobre o crédito dele na praça e se existem reclamações sobre a empresa nos órgãos competentes.

Além disso, é interessante analisar o site e as redes sociais da instituição e ver se há histórico de queixas trabalhistas contra ela. Busque a maior quantidade possível de informações sobre a sua idoneidade, experiência e, se possível, sobre a qualificação de seus colaboradores.

Saiba quais garantias o fornecedor oferece

Antes de “bater o martelo” na compra de uma academia ao ar livre junto a um determinado fornecedor é muito importante que o comprador se atente às garantias oferecidas.

Se um potencial parceiro oferta uma garantia curta em caso de estragos ou desgaste dos equipamentos, a construtora pode acabar ficando sem a troca ou conserto dos equipamentos e, consequentemente, descumprir algum requisito do edital público.

Por essa razão, dê preferência para os fornecedores que possuem garantia estendida. A Ginast, por exemplo, oferece 2 anos de garantia, ou seja, o maior prazo de mercado conhecido atualmente.

Descubra como é o pós-venda do fornecedor

É no pós-venda que acontece a prestação do serviço contratado ou a entrega do produto, por isso, a qualidade do atendimento deve ser igual ou superior ao que foi recebido durante a fase de negociação, para que haja sucesso no projeto.

A relação de parceria entre você o fornecedor escolhido deverá ser consolidada nessa etapa, portanto, é fundamental que se verifique, junto a ele, quais são os passos seguintes após o fechamento do negócio e, se possível, converse com outros clientes para entender se tudo ocorre de fato como foi combinado.

Ainda, é importante que se entenda também, qual é a postura do fornecedor diante de situações inesperadas e como ele atua na resolução de problemas que possam surgir durante a prestação do serviço.

Contar com parceiros que acompanhem o comprador durante toda a jornada de negociação, desde o primeiro contato até o pós implantação da academia ao ar livre, é essencial para definir quem é o fornecedor ideal.

Saiba como ocorre a instalação dos equipamentos

O momento da instalação dos equipamentos de uma academia ao ar livre, em muitos casos, envolve processos que vão além do trabalho do fornecedor, como a necessidade de autorizações emitidas por órgãos públicos e que devem ser providenciadas pela construtora.

Em casos assim, é necessário que haja um alinhamento prévio, para que todas as providências necessárias para que a instalação dos equipamentos ocorra sem imprevistos. Além disso, saber como funciona todo o processo de instalação também é útil para que se verifique se tudo está correndo de acordo com o esperado durante a execução do projeto, inclusive no que diz respeito às normas técnicas.

Confira quais são os prazos de entrega dos equipamentos

A instalação de uma academia ao ar livre, na maioria dos casos, faz parte do cronograma de um projeto mais amplo, como a construção de um novo empreendimento. Fazer com que os prazos de entrega e instalação do fornecedor se alinhem ao que foi planejado é importante para que não haja atrasos nas etapas seguintes.

Logo, antes de fechar negócio, confira se os prazos de entrega do fornecedor atendem às necessidades do seu projeto e, caso isso não seja possível, considere um replanejamento ou um novo fornecedor, o que for mais viável.

Veja tamanho, tipo e quantidade de equipamentos necessários

Cada projeto de academia ao livre tem necessidades diferentes, de acordo com as características do público que a utilizará, do espaço onde será instalada, da verba disponível para sua instalação, entre outras questões.

O ideal é que ela conte com equipamento para a exercitar todas as partes do corpo, ou seja, tanto membros inferiores como os superiores. De acordo com o espaço disponível, haverá a necessidade da aquisição de equipamentos menores ou maiores, para que seja possível acomodar todos os aparelhos necessários para uma academia mais completa.

Outro fator que deve ser considerado é a quantidade de usuários, para evitar que se crie uma “fila” de espera para a utilização. Em um condomínio, por exemplo, a quantidade de cada aparelho deverá ser definida de acordo com o número de moradores para que todos tenham a oportunidade de se exercitar.

Ao observar o local onde a academia será instalada, é possível saber se a área é frequentada por pessoas de faixas etárias diferentes — de jovens até idosos — que, consequentemente, precisarão de treinos adequados à idade e estado de saúde. Por isso, é importante que os equipamentos sejam escolhidos com a ajuda de profissionais da área de educação física, que poderão recomendar os melhores para cada perfil de usuário.

Por fim, um bom fornecedor também será capaz de orientar sobre todos os aspectos que acabamos de mencionar, tornando a sua escolha bem mais fácil e precisa.

Avalie as condições do local em que os equipamentos serão instalados

O solo sobre o qual os equipamentos serão instalados exerce enorme influência no processo de instalação e, até mesmo, no funcionamento dos aparelhos, caso o local não tenha sido preparado para recebê-los. Por isso, é importante verificar que tipo de solo há no espaço e, se for necessário, fazer adaptações, como a colocação de grama natural ou sintética.

Mesmo em um condomínio, é preciso considerar também a proximidade da vizinhança para evitar incomodá-la com o barulho. Nesse caso, se não houver alternativa é possível reduzir o índice de ruídos com árvores e plantas.

A iluminação da academia ao ar livre é mais um ponto importante, já que ela possibilitará que os usuários desfrutem dela mesmo durante a noite. Além disso, pensar em recursos que garantam a segurança das pessoas também é uma boa ideia. Com a orientação de um bom fornecedor, todos esses detalhes poderão ser resolvidos sem dificuldades.

Confirme se os equipamentos têm certificação

A fabricação de equipamentos para academias deve seguir algumas normas técnicas e apresentar certificações que garantam que a matéria-prima utilizada tenha a qualidade necessária para garantir a sua segurança e durabilidade, e que os processos de produção exigidos são respeitados.

Os órgãos que emitem essas certificações são o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade de Tecnologia), a ASTM (Americam Society for Testing and Materials), além da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que ajuda na normatização.

Sendo assim, é importante verificar se o fornecedor escolhido tem as certificações emitidas por esses órgãos, que são relacionadas aos equipamentos para academias. Desse modo, você terá a garantia de que foram fabricados de acordo com as normas que garantem a sua qualidade e segurança.

Veja por que contar com a Ginast

E por falar em certificação, a Ginast é uma empresa de aparelhos de ginástica da mais alta qualidade. Ela é a pioneira na montagem de academias ao ar livre, com mais de 12 anos de experiência em fabricação e distribuição de equipamentos de ginástica.

Atendendo em todo o Brasil, já são mais de 15.000 academias ao ar livre instaladas, tanto em locais públicos, como em praças e parques, quanto em lugares privados, por exemplo, clubes, empresas e condomínios. Com sua expertise, a Ginast leva mais qualidade de vida e saúde às pessoas por meio de espaços que, antes, não tinham nenhuma função.

Os equipamentos fabricados pela Ginast recebem uma camada de zinco puro sobre as partes metálicas, ou seja, são galvanizados, o que garante maior resistência e durabilidade aos aparelhos que ela utiliza na montagem das academias ao ar livre. Além disso, a empresa oferece uma garantia de 2 anos contra qualquer problema ou defeito.

Como se tudo isso já não fosse suficiente para que você sua escolha seja acertada, ao optar pela Ginast como sua fornecedora para academias ao ar livre, ela também tem diversas certificações de qualidade emitidas pelos órgãos que já citamos. Algumas delas são:

  • ABNT NBR 9209:1986;
  • ABNT NBR 16071:2012;
  • ABNT NBR 11003:2009;
  • ABNT NBR 10443:2008;
  • ABNT NBR 8094:1983;
  • ASTM E18:2012;
  • ASTM E3:2011;
  • ASTM A370:2012;
  • Inmetro.

Essas certificações garantem que fatores, como a preparação para pintura, aderência da tinta, espessura da tinta ou verniz, resistência à exposição salina, dureza em materiais metálicos, testes mecânicos de dobramento e tensão, além da segurança oferecida pelos equipamentos, estão todos de acordo com as exigências das instituições certificadoras e, portanto, oferecem uma altíssima qualidade.

A Ginast é a única empresa no Brasil capaz de oferecer tudo isso pelo melhor custo-benefício, com um atendimento diferenciado, além de todo o suporte necessário para o sucesso do seu projeto de academia ao ar livre.

Ao longo do post, você viu que as academias ao ar livre estão ganhando cada vez mais espaço no país, em diversos ambientes, como condomínios, praças públicas, clubes e empresas. Porém, por ser algo relativamente novo no mercado brasileiro, é preciso tomar certos cuidados durante a elaboração e execução do projeto.

Por isso, ao montar uma academia ao ar livre é necessário que se escolha um fornecedor com a eficiência necessária para garantir o sucesso do projeto. Logo, para que essa decisão seja tomada, é preciso levar em conta fatores, como a experiência da empresa, seu histórico no mercado, as garantias que oferece, a qualidade dos equipamentos fornecidos, as suas certificações, além do tipo de equipamento e condições do local onde serão instalados.

Pronto! Agora você já conhece a referência máxima em academia ao ar livre e sabe o que considerar na hora de contratar um fornecedor para o seu projeto! Então, que tal entrar em contato conosco e descobrir como podemos ajudar para que seu projeto dê certo até o final.

Compartilhe:

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação de

O que você está esperando?

Desenvolvemos projetos que se adequam ao seu orçamento e espaço.
Podemos construir a academia perfeita para a sua cidade, empresa ou condomínio.
Trabalhamos para superar suas expectativas e oferecer o melhor custo-benefício.

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das nossas novidades, cadastre-se já e receba novidades e promoções