Como escolher fornecedores para a compra de academia ao ar livre?

Como escolher fornecedores para a compra de academia ao ar livre?

Compartilhe:

Contar com bons fornecedores significa muito mais do que a consolidação de parceiros de trabalho. Tal cuidado garante a compra certa, sem grandes complicações. Por isso, é essencial para um comprador de sucesso saber como escolhe-los.

Quando falamos em academias ao ar livre, uma opção equivocada implica prejuízos e, por conseguinte, o descumprimento de regras do edital público. Já imaginou ter a sua negociação comprometida por uma escolha má feita? Eis a importância de ter ótimos fornecedores em sua carteira.

Neste artigo, vamos dar dicas de como escolher fornecedores para acertar na compra de academias ao ar livre. Confira!

De que forma encontrar bons fornecedores?

Uma primeira sugestão é fazer contatos profissionais em feiras e eventos focados no segmento. Converse com outros colegas e peça indicações — seguramente, você receberá conselhos de, ao menos, fornecedores com má reputação. Assim, já sabe quem deve evitar.

A internet também é um importante meio para encontrar parceiros de trabalho. Por isso, realize pesquisas e busque o máximo de informações. Além dos sites de busca, verifique as mídias sociais dos fornecedores catalogados e faça uma análise cuidadosa.

Não se esqueça de conferir se o nome dele é citado em sites de reclamações ou, também, em páginas que reúnem informações jurídicas, colhidas em processos judiciais. Em caso afirmativo, o melhor a fazer é declinar da escolha.

Depois, monte uma base de dados com todas as referências encontradas. Uma boa ideia é elaborar uma planilha, elencar critérios importantes e assinalar a existência ou a ausência de características essenciais.

Como a planilha torna mais fácil a visualização de todas as informações registradas, o comprador pode compará-las de forma simples e ágil. Sendo assim, elabore um arquivo único e informe os dados de fornecedores atuais, potenciais parceiros e de profissionais que não fazem mais parte do rol de fornecimento de equipamentos.

Manter o documento sempre atualizado vai facilitar (e muito!) o seu trabalho como comprador.

Como escolher fornecedores para a aquisição de academias?

Se você está se perguntando como escolher fornecedores para a aquisição de academias ao ar livre, saiba que inexiste uma fórmula mágica para determinar qual é o melhor dentre as alternativas selecionadas. Porém, o processo pode ser muito mais simples, se alguns critérios forem observados logo de cara. A seguir, veja dicas para acertar!

Busque referências do fornecedor

Como já dissemos, começar a pesquisa do fornecedor buscando referências é um ótimo passo. Isso porque uma avaliação negativa partindo de uma pessoa de sua confiança pode ser suficiente para deixar a opção fora de sua lista — ou, ao menos, um sinal para ligar o alerta.

Por isso, converse com colegas de profissão e outras pessoas do ramo. Descubra quais clientes esse fornecedor já atendeu e faça contato com eles pedindo feedbacks! Se um fornecedor atende empresas renomadas do mercado, isso pode ser um indicio positivo da qualidade do seu produto.

Avalie a qualidade do atendimento

A qualidade do atendimento é um aspecto de fácil análise que, sem dúvida, precisa ser levado em conta. Esse item é reflexo do trabalho do fornecedor: por isso, fique sempre atento.

Se você não sabe como avaliar esse item de forma segura, leve em conta os seguintes indicativos: o fornecedor entrega os equipamentos solicitados no prazo combinado? As condições pactuadas são respeitadas? Caso surja algum problema, ele é solucionado com agilidade? Fique atento aos pequenos indícios e feche negócios apenas com fornecedores de confiança.

Pense no tempo de mercado

Por sua vez, empresas com mais tempo de mercado costumam ser ótimas parceiras de trabalho — seja pelo modo de operação já bem estabelecido, seja pela qualidade aplicada ao cotidiano.

Em um mercado cada vez mais competitivo, manter os negócios com as portas abertas não é uma tarefa simples. Por isso, se determinado fornecedor conta com uma longa experiência no ramo, considere esse um ponto positivo.

Certifique-se da qualidade dos equipamentos

Existem diversas questões para serem analisadas no momento da compra de academias ao ar livre, como: qual é a matéria-prima utilizada na confecção do equipamento? Qual tecnologia é empregada? O produto apresenta fácil instalação?

O ideal é contar com um formulário padrão de análise e conversar com o fornecedor em potencial. Tire todas as suas dúvidas, solicite demonstrações dos equipamentos e seja exigente. É importante, também, avaliar a garantia oferecida e de que forma ocorrem trocas ou substituições em caso de avarias.

Considere a logística de entrega

Outro fator relevante refere-se à entrega dos equipamentos: prefira um fornecedor que tenha a própria frota e se responsabilize pelas entregas. Faz muita diferença contar com um parceiro que apresente uma logística muito bem estruturada para atender as necessidades do cliente, independentemente da região.

Com um item a menos para se preocupar, seu trabalho será facilitado, e a parceria pode fluir muito melhor.

Qual a importância da avaliação no pós-venda?

Engana-se quem pensa que depois de escolhido o fornecedor ideal, as avaliações acabam. Por ser um trabalho contínuo, o bom comprador sabe que a análise pós-venda é igualmente importante para os processos do negócio.

Nessa avaliação, vale levar em consideração, além da satisfação do cliente final, o oferecimento de suporte técnico prestado pelo fornecedor. Geralmente, um ajuste ou outro pode ser necessário, sendo que um bom parceiro oferece auxílio para a resolução de possíveis problemas.

Também é importante analisar o tempo de garantia oferecido aos equipamentos de academia ao ar livre: quanto maior esse período, mais tranquilidade a construtora terá.

Analise todas essas questões do pós-venda de forma constante e, caso haja algum descontentamento com o fornecedor, busque o seu representante e informe as demandas. Se, ainda assim, nada de efetivo for feito para minimizar os problemas, tire-o de sua lista e não se esqueça de atualizar o seu banco de dados de parceiros de trabalho.

Saber como escolher fornecedores é uma tarefa muito importante ao realizar grandes compras, incluindo as academias ao ar livre. Se você deseja contar com parceiros de confiança e garantir a satisfação de seu cliente, dê atenção às dicas mencionadas neste artigo para acertar nesse ponto.

Este conteúdo foi útil para você? Caso esteja à procura de bons projetos de academias ao ar livre, entre em contato conosco e agende um horário para conhecer nossas excelentes soluções e propostas!

Compartilhe:

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação de

O que você está esperando?

Desenvolvemos projetos que se adequam ao seu orçamento e espaço.
Podemos construir a academia perfeita para a sua cidade, empresa ou condomínio.
Trabalhamos para superar suas expectativas e oferecer o melhor custo-benefício.

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das nossas novidades, cadastre-se já e receba novidades e promoções