Licitação para academia: passo a passo para solicitar uma no seu bairro

Licitação para academia: passo a passo para solicitar uma no seu bairro

Compartilhe:

Saiba como funciona o processo burocrático para ter uma academia ao ar livre perto da sua casa!

As academias ao ar livre dominaram o Brasil e podem ser encontradas em praças, parques e demais espaços públicos, e se você quer uma em seu bairro, é preciso que haja uma licitação para academia.

Este documento é fundamental para a instalação e inauguração do espaço, já que antes disso é preciso adquirir os equipamentos, o que deve ser feito em um processo diferente por se tratar de um órgão público.

De acordo com o Portal da Transparência, da Controladoria Geral da União, houve 150.949 licitações com contratação em 2018, as quais movimentaram um montante de R$ 63,58 bilhões de reais em todo o Brasil, e entre elas deve haver um grande número de academias ao ar livre.

Veja o que deve ser feito para manifestar o interesse por um desses espaços de qualidade de vida em seu bairro e quais são as etapas que devem ser seguidas para instaurar a licitação e fazer com que o projeto seja colocado em prática.

Como solicitar uma academia em seu bairro?

O primeiro passo é levar essa solicitação para o órgão responsável por sua instalação, que pode ser a prefeitura ou a subprefeitura, de acordo com cada cidade.

No caso de cidades menores em extensão e número de habitantes, costuma-se entrar em contato diretamente com a prefeitura. Já para cidades maiores, como São Paulo, deve-se recorrer às subprefeituras, responsáveis por administrar as diferentes regiões da cidade.

Grandes cidades já aderiram às academias ao ar livre, o que pode ter sido feito por iniciativa dos próprios órgãos públicos, mas não há como afastar a possibilidade de que a população solicitou a criação de tais espaços.

As formas de contato das prefeituras e subprefeituras costumam ser o telefone e o e-mail, além das redes sociais, em alguns casos, e do atendimento presencial. Todas as alternativas disponíveis podem ser procuradas para colocar o projeto em prática.

Porém, para aumentar as chances de ser bem-sucedido e conseguir o início do processo de licitação para academia, é recomendável levar um abaixo-assinado ao órgão público com o máximo de assinaturas possível, de modo a demonstrar o interesse da população pelo espaço.

academia ao ar livre em praça pública

Como funciona a licitação para academia ao ar livre?

As prefeituras e subprefeituras são órgãos públicos. Por isso, o processo para a contratação de serviços ou aquisição de produtos é diferente do que ocorre com as empresas privadas e deve ser feito através de uma licitação.

Esse é o nome dado ao procedimento administrativo que visa informar ao mercado o interesse daquele órgão público em determinado produto ou serviço e, assim, convocar empresas que estejam interessadas a atender essa solicitação.

A licitação para academia ao ar livre, bem como para outros produtos e serviços, deve seguir ao que está disposto nas leis 8.666/93 e 10.520/02. Entre as empresas que se propõem a participar, ganha aquela que tiver oferecido a melhor proposta.

Além do cumprimento das leis, a existência das licitações faz com que as prefeituras, subprefeituras e demais órgãos públicos possam escolher a melhor opção entre as disponíveis e, assim, aliar economia à qualidade.

Depois de entrar em contato com o devido órgão público, seja individualmente ou através de um abaixo-assinado, caso a solicitação seja aceita por ele, então se dará início ao processo de licitação de academia ao ar livre.

Primeiramente, a prefeitura ou subprefeitura divulga as regras sobre o processo de seleção das empresas, seguidas de um edital, com todos os devidos itens, como objeto, prazos, condições e sanções caso não se siga o proposto, entre outros.

Com a relação dos interessados, o órgão público procede com sua habilitação, onde analisa se as empresas realmente estão aptas a participar do processo. Depois, ocorre a adjudicação, que em outras palavras é a escolha da melhor proposta, seguida pela homologação do processo.

Para finalizar o ínterim da licitação de academia, a empresa escolhida assinará o contrato com a administração pública e, então, deve seguir o que está disposto nele para cumprir as solicitações da prefeitura, subprefeitura ou o devido órgão.

Ainda que não seja possível estimar com exatidão o tempo necessário para concluir todo o processo de licitação, ele pode levar de 145 a 180 dias, em média. Logo, quanto antes a população demonstrar interesse na academia, mais rápido tende a ficar pronto o projeto.

Quais equipamentos devem ser escolhidos para a academia ao ar livre?

Essa é uma das maiores dúvidas em relação às academias, já que há um grande número de opções, as quais podem ser utilizadas para exercitar praticamente todo o corpo.

É possível implantar uma academia ao ar livre em pequenas cidades, bem como nas maiores, mas para que ela ofereça o que há de melhor à população, é importante fazer uma boa escolha dos aparelhos.

O primeiro ponto a se analisar é o espaço disponível para a instalação, o que inclusive pode influenciar na licitação para academia, já que quanto maior ele for, mais aparelhos cabem no local.

Cada equipamento traz em suas informações a área necessária para a instalação, a qual deve ser respeitada, sempre acrescida de mais um espaço livre para a locomoção dos praticantes de exercícios físicos.

De forma geral, é ideal que haja pelo menos 5 equipamentos e que eles sejam destinados a trabalhar com a maioria de grupos musculares do corpo humano. Porém, quanto maior for o número de aparelhos, melhor.

Equipamentos comuns em tais espaços são simulador de caminhada, remada sentada, esqui, cavalgada, alongador, surf e múltiplo exercitador, entre tantas outras opções.

idoso fazendo exercício em aparelho de academia ao ar livre

Peça uma licitação de academia ao ar livre em sua cidade ou região e desfrute de seus benefícios!

Os aparelhos de ginástica ao ar livre podem revitalizar bairros, regiões e até mesmo a cidade, já que resultam em verdadeiros espaços de saúde e qualidade de vida, os quais são muito apreciados pela população e também atraem a atenção de empresas e comércios.

Atender a essa solicitação da população também é uma medida benéfica aos órgãos públicos, já que demonstra preocupação com suas necessidades e também atua como uma iniciativa de saúde pública a médio e longo prazo.

A durabilidade e resistência dos aparelhos é tão grande que eles devem se manter em perfeito estado por muitos anos, principalmente se as inspeções forem realizadas periodicamente, conforme as orientações do fabricante.

Não perca mais tempo e solicite uma licitação de academia para os devidos órgãos públicos. Assim, seu bairro ou cidade pode ser o próximo a ter uma academia ao ar livre disponível para uso da população!

Compartilhe:

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação de

O que você está esperando?

Desenvolvemos projetos que se adequam ao seu orçamento e espaço.
Podemos construir a academia perfeita para a sua cidade, empresa ou condomínio.
Trabalhamos para superar suas expectativas e oferecer o melhor custo-benefício.

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das nossas novidades, cadastre-se já e receba novidades e promoções