Clique aqui e envie sua mensagem

Conheça os mais diversos tipos de academia ao ar livre

Conheça os mais diversos tipos de academia ao ar livre

Entenda a variedade das academias ao ar livre e quais são suas finalidades

Você sabia que existem diferentes tipos de academia ao ar livre? Essa é uma informação que pode pegar algumas pessoas de surpresa, mas é inteiramente verdadeira.

Ao falar sobre o assunto, é provável que você se lembre da academia que encontra no caminho para o trabalho, a faculdade, próximo à sua casa ou em seu parque preferido, mas há variedades importantes entre elas.

Vamos saber quais são os tipos disponíveis, de modo que você possa identificar cada um deles quando se deparar com uma academia diferente!

Quais são os principais tipos de academia ao ar livre?

Embora os equipamentos possam ser parecidos (e às vezes até iguais), os objetivos e aplicações são diferentes. Confira:

Academia para condomínios

Essa é uma das mais conhecidas e, por isso, abre nossa lista. Sua instalação é voltada a condomínios de variados portes, desde aqueles com centenas de unidades até os com menor número de casas e apartamentos.

A academia condomínio saudável é perfeita para melhorar a saúde física, mental e social dos condôminos, que também passarão a ter um melhor relacionamento, o que, por sua vez, é benéfico para todos os envolvidos.

Há que se destacar seus benefícios para as empreiteiras e construtoras, já que ter uma academia diferente das tradicionais agrega valor ao imóvel e, assim, pode aumentar sua procura no mercado.

Academia para empresas

Fazer exercícios físicos ajuda a melhorar a condição cognitiva, aliviar o estresse, melhorar a saúde do corpo e da mente e a se desligar um pouco das reuniões, e-mails e tarefas.

O aspecto profissional citado anteriormente pode parecer um estranho no ninho, mas isso não é verdade, já que se exercitar no trabalho é altamente benéfico para melhorar o humor e até mesmo aumentar o desempenho profissional.

A academia empresa saudável é um tipo de academia diferente, mas que tende a ganhar um bom espaço no mercado, tanto pelos benefícios trazidos quanto pela correria do dia a dia, que também parece cada vez maior.

Academia em estradas

De acordo com uma pesquisa feita na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), 43% dos caminhoneiros trabalham além do que é permitido pela lei.

Isso é altamente prejudicial para os profissionais, já que interfere negativamente em sua qualidade de vida, aumenta os níveis de cansaço e, consequentemente, coloca sua segurança e a de todas as outras pessoas que estão nas estradas em risco.

Uma maneira de melhorar consideravelmente o bem-estar que eles sentem e, assim, permitir que os trajetos sejam mais tranquilos é a realização de atividades físicas entre as viagens, o que deve ser feito preferencialmente todos os dias.

É aí que entra um dos mais diferentes tipos de academia que você pode imaginar, mas que também existe: a academia estrada saudável, que aparece em rodovias espalhadas por todo o Brasil.

A rotina dos caminhoneiros é bem variada, o que impede que eles possam frequentar sempre o mesmo local para se exercitar, e essa academia diferente está totalmente alinhada com tal proposta.

É fundamental que os motoristas utilizem tais espaços, o que os motiva para cuidar da saúde, fortalece a musculatura, as capacidades cardiorrespiratória e cardiovascular, melhora a coordenação motora e até mesmo a qualidade do sono, o que impacta diretamente no exercício de suas funções.

Conquiste qualidade de vida com a dicas de nosso e-book gratuito!

Academia para necessidades especiais

De acordo com o “Panorama nacional e internacional da produção de indicadores sociais”, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6,7% da população brasileira apresenta algum tipo de necessidade especial.

Ao considerar a estimativa de 1º de julho de 2019, do próprio IBGE, de que o número de brasileiros é de 210,1 milhões, são mais de 14 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, as quais podem ter uma melhoria significativa em sua qualidade de vida com a realização de exercícios físicos.

A academia para pessoas especiais faz parte de um projeto inteiramente desenvolvido para esse público, com equipamentos voltados às suas condições físicas e de mobilidade, para que a realização de exercícios físicos possa entrar em seu cotidiano.

Ao ter ergonomia, segurança e conforto para se exercitar, a tendência é de que o interesse pelas atividades físicas aumente ainda mais com o passar do tempo, o que se converterá em benefícios notáveis a curto, médio e longo prazo.

Academia para idosos

Se ela já foi considerada como uma academia diferente, a realidade hoje deflagra a situação oposta, já que o número de idosos no Brasil vem crescendo.

O IBGE divulgou, em 2017, sua Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua – Características dos Moradores e Domicílios. Ela mostrou que, naquele ano, havia 30,2 milhões de idosos, que são as pessoas com mais de 60 anos.

Esse número era de 25,4 milhões em 2012, ou seja, houve um crescimento de 4,8 milhões em apenas 5 anos, o qual deve se manter por um bom tempo.

Para contribuir com esse aumento tão benéfico e proporcionar melhores condições de saúde aos idosos, a academia terceira idade, também conhecida como ATI, estimula a realização contínua de exercícios físicos.

Os benefícios são notórios para essa parcela da população, como perda de gordura corporal, fortalecimento muscular, melhoria da capacidade cardiorrespiratória, resistência contra doenças virais, aumento da disposição e combate à depressão e ao sedentarismo, ou seja, vale muito a pena se exercitar.

Saiba como implementar um academia ao ar livre!

Investir em uma academia diferente é uma decisão inteligente

Cada um dos públicos citados precisa de espaços que sejam desenvolvidos especialmente para suas necessidades, não apenas para uma melhoria física, mas também psicológica, emocional e social, já que os exercícios são verdadeiros medicamentos naturais.

Além disso, o desenvolvimento de projetos especiais mostra a importância desses públicos, o que também pode servir como incentivo para que eles cuidem de sua saúde e qualidade de vida.

Depois de conhecer os diferentes tipos de academia, analise quais são as características de cada academia ao ar livre que encontrar perto de sua casa ou em seus trajetos diários e veja como elas representam marcos importantes para a saúde da sociedade como um todo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Uma resposta para “Conheça os mais diversos tipos de academia ao ar livre”

  1. […] um ambiente público, é possível perceber que pais e mães conseguem se exercitar em uma academia ao céu aberto de maneira gratuita, ao mesmo tempo que conseguem observar seus filhos, e assim se sentirem seguros […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0