Clique aqui e envie sua mensagem

Parquinho e academia ao ar livre: a instalação pode ser integrada. Saiba mais!

Parquinho e academia ao ar livre: a instalação pode ser integrada. Saiba mais!

A integração do Parquinho à Academia ao Ar Livre é uma solução para praças, condomínios, clubes e residências. Em todos esses espaços, ter esses ambientes juntos permite uma maior proximidade entre pais, mães e seus filhos em um momento de descontração, leveza e bem estar, além de promover a saúde física e mental e muita diversão.

Contudo, é preciso dar atenção a alguns pontos, especialmente para garantir a qualidade, segurança e usabilidade tanto para os adultos quanto para as crianças. Por isso, neste post, você vai conhecer os benefícios de ter um Parquinho e Academia ao Ar Livre juntos e os cuidados necessários para realizar a instalação, Confira!

Os benefícios do Parquinho e da Academia ao Ar Livre

Algumas vantagens do parquinho e da academia são bastante evidentes, independentemente de uma integração. Por exemplo, mesmo instalando os equipamentos separados, as duas opções oferecem a oportunidade de aproveitar um espaço amplo a céu aberto, no qual além da oportunidade de socialização, também propicia a prática de exercícios físicos com um foco na saúde e bem estar.

Instalados em praças, esses equipamentos costumam gerar certa movimentação da população ao seu redor, favorecendo a segurança, que é ainda maior nas instalações privadas. No caso das academias ao ar livre, os melhores projetos são desenvolvidos para permitir a execução de atividades focadas em regiões corporais e musculares, além de circuitos de exercícios aeróbicos, de alongamento e funcionais, permitindo uma atividade completa para objetivos diversos.

No caso dos parquinhos, eles oferecem às crianças equipamentos como balanços, escorregadores, gira-giras, gangorras e trepa-trepas, que propiciam o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas e também são um ótimo incentivo para elas estarem em um espaço livre, longe das telas e tecnologias digitais.

Além disso, quando instalados em praças, existem equipamentos que permitem o acesso de várias crianças ao mesmo tempo, o que garante a socialização e a interação, que são imprescindíveis para o desenvolvimento de habilidades sociais nos pequenos.

As vantagens de integrar esses espaços

Fora as vantagens isoladas de cada um dos dois empreendimentos, vale mencionar os ganhos de adotá-los em conjunto. Estamos acostumados a ver Academias ao Ar Livre e Parquinhos em espaços públicos, contudo essa prática também tem sido adotada em Condomínios e Clubes, que igualmente percebem o benefício da proximidades de ambas instalações propicia para toda a família.

Em um ambiente público, é possível perceber que pais e mães conseguem se exercitar em uma academia ao céu aberto de maneira gratuita, ao mesmo tempo que conseguem observar seus filhos, e assim se sentirem seguros e satisfeitos ao ver as crianças também em movimento e se divertindo.

Já em condomínios, esse tipo de instalação em conjunto permite que as atividades em família se tornem mais frequentes e constantes, o que propicia a prática de estímulos físicos e mentais ao ar livre, tanto para os adultos quanto para as crianças, mesmo que em alguns momentos cada familiar se dedique a equipamentos diferentes.

Como os dois sistemas podem ser fixados do mesmo modo, o preparo do solo e outras providências, como sinalização e divulgação, podem ser feitos uma única vez, diminuindo o trabalho das pessoas envolvidas com a instalação e os custos.

Os cuidados na instalação de Academia ao Ar Livre e Parquinho

Em 2019, surgiu uma norma criada pela ABIMAQ — Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos —, que atua em São Paulo como certificadora da ABNT — Associação Brasileira de Normas Técnicas. Ela foi desenvolvida com a ajuda da Ginast e com base na norma europeia, que foi adaptada ao Brasil.

Agora, outras empresas certificadoras precisam se habilitar para que possam atestar quais equipamentos se enquadram à norma. Como isso depende de algumas burocracias, usadas para garantir confiabilidade ao processo, ainda será necessário algum tempo até a conclusão da certificação.

Ainda assim, a Ginast já se adiantou e os nossos equipamentos já são desenvolvidos de acordo com as regras estabelecidas, o que é um importante diferencial, pois evita-se a necessidade de adaptação das instalações assim que todas as etapas da regulamentação forem cumpridas e a adequação às normas se tornar obrigatória.

Isso vale tanto para parquinhos quanto para as academias, que devem ser instaladas com especificações sobre o tipo de solo e a distância de segurança entre os equipamentos, tendo como objetivo evitar problemas, como enroscar o cabelo de uma criança em um brinquedo ou prender alguma parte do corpo, por exemplo. Para garantir isso, detalhes como a medida de pega de mão e o espaço de 1,5m entre os aparelhos são fundamentais e estão previstos nas normas. Ademais, nossa equipe de Especialistas estão disponíveis para esclarecer todas as dúvidas e fornecer as orientações de acordo com o contexto e a necessidade do seu Projeto.

Foco na Tecnologia e Qualidade

Um desafio para qualquer empresa é conseguir oferecer produtos com um menor custo e alta qualidade, assim, a Ginast investiu em tecnologia de maneira eficiente, e conseguimos eliminar a necessidade de chumbar os equipamentos, um procedimento que exige tempo de cura do cimento e depende muito da expertise do instalador.

Por isso, atualmente todos os nossos equipamentos contam com o uso de parabolts para a instalação, que oferece as seguintes vantagens: alto poder de fixação, praticidade e custos mais baixos, uma vez que economiza com cimento, pedra, areia e mão de obra.

Ao mesmo tempo, prezamos por garantir que a qualidade permeie toda a Cadeia de Produção através de Certificados das nossas matérias primas e processos, como por exemplo, é o caso do aço (nosso principal insumo) dos processos de dobra e na forma de aplicação da camada de tinta.

Para se enquadrar nesse critério, a empresa conta com a Falcão Bauer, um importante centro tecnológico de controle de qualidade que visa garantir a formação de uma rede de fornecedores com altíssima qualidade, o que permite oferecer dois anos de garantia.

Agora você já sabe quais são as principais vantagens de ter uma Academia ao Ar Livre e Parquinho integrados, além de todos os cuidados no Processo de Instalação, e sobre a segurança e Qualidade que a Ginast oferece, entre em contato conosco e solicite o seu Projeto de bem estar!

0