A funcionalidade de qualquer espaço está intrinsecamente imbricada com a sua base. É por isso que se faz tão necessário durante o processo de montar uma academia ao livre prestar atenção para o chão no qual vai ser instalado. A fixação, os materiais adequados e o relevo são todos fatores essenciais a serem observados.
É por isso que nesse material iremos abordar qual o piso mais indicado para uma academia ao ar livre e o que você não pode esquecer na hora de preparar a base na qual será fixada os equipamentos do seu projeto de academia ao ar livre.
Selecionar um local acessível para a academia ao ar livre
O piso é literalmente a base para a edificação da academia ao ar livre e deve-se ter bastante atenção nesse ponto. Para preparar o piso é necessário, em primeiro lugar, selecionar um local para que seja edificada a academia ao ar livre. Esse local deve ser adequado para essa finalidade.
Para garantir que o local selecionado irá funcionar para a construção da academia ao ar livre, pense em um local em que os usuários da academia ao ar livre – a comunidade do bairro, os moradores do condomínio, o funcionários da empresa, etc. – tenham acesso. Nesse sentido, é importante que haja uma trilha ou algum caminho que permita o acesso das pessoas para esse local. Esse caminho precisa ter tanto um piso quanto uma infraestrutura conveniente para que os mais diversos públicos possam acessar. É interessante se atentar às demandas específicas que idosos e pessoas com deficiência possam trazer no momento de planejar a construção desse caminho de acesso.
Preparação do piso
Para que haja a instalação dos equipamentos, a base precisa ser preparada. Por isso, é necessário que haja uma preparação. Alguns processos são necessários para que o solo no qual os aparelhos sejam colocados estejam bem assentados e os usuários possam desfrutar com segurança das principais vantagens das academias ao ar livre.
Qual o piso ideal para construir?
O mais importante a respeito do piso das academias ao livre é a realização da cimentação prévia, visto que é um processo necessário inclusive para que seja possível a fixação dos equipamentos no solo de forma segura. Apesar disso, há muitas opções no que diz respeito ao acabamento e às decorações que podem ser possíveis.
A utilização dos materiais deve ser pensada para evitar qualquer risco à segurança dos usuários da academia. Se o solo for irregular e possuir desníveis, por exemplo, é impreterível que aconteça a construção de uma base de concreto para que se evite riscos à segurança como tombos e acidentes que podem prejudicar a saúde das pessoas. Além disso, os aparelhos precisam ter uma perfuração mínima de 50 cm abaixo do solo para que ocorra a fixação dos equipamentos das estações de ginástica ao ar livre.
O cimento já se tornou o principal tipo de material nas praças públicas e em outros espaços públicos. Porém, isso não significa que não sejam usados emborrachados, gramas sintéticas e mesmo outros materiais que podem substituir o cimento. A questão do piso é algo que pode ser personalizado de acordo com cada projeto de academia ao ar livre.
Os processos
Além do material adequado, é muito importante garantir que alguns processos a serem realizados sejam executados de maneira correta para que a base esteja perfeita para receber os aparelhos.
O primeiro deles é verificar o nível e o tipo de solo do local escolhido. O terreno precisa estar totalmente plano, livre de declives e aclives. Dessa forma, pode-se evitar o processo de nivelamento do solo, o qual será requisitado caso haja algum tipo de desnível.
O segundo processo é construir a base de cimento. O local escolhido deve ser cimentado para permitir maior conforto e segurança dos frequentadores da academia ao ar livre. Outra razão para a cimentação é a questão da instalação dos equipamentos, visto que a camada de cimento na base facilita esse processo também.
O terceiro processo a se listar é na verdade um detalhe muito importante sobre o segundo: respeitar o tempo da cura. A cura do cimento é uma técnica de hidratação que evita que ocorra uma evaporação do ambiente em que está o concreto antes do tempo. Se não for realizada tal técnica, há chances mais consideráveis de haver rachaduras e trincas no piso.
Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre esse elemento tão importante das estações de ginástica ao ar livre que parece um pequeno detalhe, mas que faz toda diferença no projeto final e que logo você consiga montar sua própria academia ao ar livre!