Clique aqui e envie sua mensagem

Para de fumar: Confira as melhores dicas e alcance seu objetivo!

Tenha como meta iniciar o ano buscando uma vida mais saudável e longe dos malefícios do cigarro

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos 7 milhões de pessoas morrem todos os anos em razão de doenças associadas ao fumo.

Ele pode ser considerado hoje como a principal causa evitável de doenças não-transmissíveis. Ainda segundo a entidade, US$ 1,4 trilhão são gastos com saúde e perda de produtividade em razão do cigarro.

Você não precisa fazer parte dessas estatísticas se parar de fumar enquanto ainda há tempo. Aliás, o início do ano é a época perfeita para adicionar o abandono completo do vício como uma de suas metas e garantir uma vida mais saudável enquanto ainda há tempo. Para ajudar você nessa tarefa, listamos aqui cinco dicas para quem quer parar de fumar.

Muitas vezes é preciso ter mais do que apenas força de vontade para deixar o cigarro de lado. Para quem está há anos acostumado com o vício, deixar o fumo precisa ser uma missão lenta e gradual, mas contínua. A boa notícia é que o corpo humano é capaz de se recuperar com muita rapidez e logo você estará vivendo uma vida mais saudável.

1 – Fuja da rotina

Boa parte dos fumantes atribui à rotina que levam o fato de insistirem em consumirem cigarros. Por exemplo, alguns se habituaram a fumar logo quando acordam enquanto outros tragam um cigarro logo após uma xícara de café. Em outras palavras, é como se houvesse sempre um “gatilho” capaz de disparar a vontade de fumar.

Os especialistas recomendam que você passe analisar esses hábitos para que possa quebra-los ou substituí-los por outra coisa.

Por exemplo, se você fuma sempre logo depois de tomar café, experimente trocar o cigarro por balas. Em um primeiro momento pode parecer difícil, mas com o tempo o cérebro se acostuma com a substituição.

2 – Faça exercícios físicos

A prática de exercícios físicos é uma excelente maneira de combater o vício do cigarro. Quando você pratica esportes, a sua capacidade cardiopulmonar é mais exigida e os fumantes tendem a sentir mais dificuldades respiratórias. A solução para melhorar nos esportes é começar a deixar o vício de lado.

Estipule para si mesmo a prática diária de esportes, nem que seja por 30 minutos, em uma academia ao ar livre, por exemplo.

Tenha como meta não fumar pelo menos uma hora antes e uma hora depois do esporte. Só aí você terá garantido pelo menos três boas horas do dia longe do cigarro.

3 – Procure auxílio médico e psicológico

Você não precisa entrar na briga contra o cigarro sozinho. É de suma importância procurar um médico para que ele possa indicar medicamentos que funcionem como inibidores do desejo de fumar.

Eles podem ser fundamentais em um primeiro momento, reduzindo as suas necessidades de nicotina.

Quem também pode auxiliar nessa missão são os psicólogos. Eles podem ajudá-lo a entender as suas possíveis crises de ansiedade e abstinência em decorrência da falta de cigarro.

Esse pode ser um período turbulento, mas não desistir e seguir firme no seu propósito de eliminar o fumo de uma vez por todas fará uma grande diferença.

Veja também: Corpo e mente – Conheça os benefícios dos exercícios físicos!

4 – Evite locais com muitos fumantes

Quem fuma costuma não apenas frequentar locais onde se fuma, mas também ter muitos fumantes como companhia.

Essa situação pode ser complicada especialmente nos primeiros dias, quando as chances que você tenha uma recaída ao parar de fumar são maiores. Será preciso fazer um esforço aqui e se afastar de locais com muitos fumantes.

“Ficar próximo à tentação nos primeiros dias sem cigarro pode ser muito difícil”, afirma a psicóloga Laura de Hollanda Batitucci Campos, das Clínicas Oncológicas Integradas (COI). 

Nos primeiros dias, é importante também evitar os “gatilhos” que já mencionamos anteriormente. Se você resistir a tudo isso por pelo menos duas semanas, as chances de que você atinja os resultados esperados aumentam consideravelmente.

Você também pode gostar de: Academia para iniciantes – Por onde começar?

5 – Envolva seus amigos e familiares

Sempre que tomamos uma decisão, fica mais fácil se manter focado para atingir os resultados se mais pessoas à nossa volta estiverem cientes das nossas metas.

Assim, se for possível, envolva seus familiares e amigos nessa luta contra o vício. Eles podem ajudá-lo de várias formas.

A primeira delas é “policiando” você para que em alguns momentos mais difíceis você não tenha recaídas. Depois, eles podem contribuir afastando os gatilhos que fazem com que você fume.

Por fim, caso eles também sejam fumantes, será preciso contar com a boa vontade deles para que respeitem a sua decisão e evitem fumar próximo a você.

Confira aqui: Atividade física e alimentação saudável – Comece agora!

Por uma vida mais saudável

Como você pode perceber, não existem muitos segredos para parar de fumar. Além de força de vontade sua, auxílio médico e psicológico, colaboração dos amigos e familiares e prática de exercícios são os principais fatores que influenciam para que essa sua nova meta seja alcançada.

Ainda que você não pare de fumar completamente, saiba que só o fato de reduzir a quantidade de fumaça ingerida todos os dias já ajuda bastante a melhorar a sua saúde.

Vá reduzindo aos poucos o consumo de cigarros até que eles deixem de fazer parte da sua vida. Você verá que um mundo sem esse vicio é certamente muito melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Uma resposta para “Para de fumar: Confira as melhores dicas e alcance seu objetivo!”

  1. […] Não deixe de ver – Parar de fumar: confira as melhores dicas! […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0