Clique aqui e envie sua mensagem

Academia Para Iniciantes ao Ar Livre: Por Onde Começar?

Academia Para Iniciantes ao Ar Livre: Por Onde Começar?

Se você é um iniciante na prática de exercícios ao ar livre, saber por onde começar é muito importante para evitar lesões e garantir o melhor aproveitamento possível

De acordo com o estudo Pnad 2015: Prática de Esporte e Atividade Física, mais de 100 milhões de brasileiros não realizavam qualquer tipo de exercício. Porém, muitas pessoas querem deixar de fazer parte desse grupo para ter uma vida mais saudável.

Algumas delas acreditam que o fato de serem iniciantes será prejudicial, já que não conseguirão suportar a carga de exercícios, mas isso não é verdade! Basta ajustar a intensidade e a frequência das atividades físicas que tudo tende a dar certo.

Uma das melhores alternativas de academia para iniciantes são as academias ao ar livre, que estão disponíveis em vários bairros e cidades do Brasil e, ainda por cima, são gratuitas, o que também ajudará no orçamento mensal.

Para poder começar bem e se manter na pegada dos exercícios, é importante saber como iniciar, para que o corpo possa se acostumar com a ideia dos exercícios e você também evite lesões e machucados desnecessários.

Como Começar Com a Academia Para Iniciantes?

Felizmente, esse processo é muito mais simples do que pode parecer. Além de mudar de vida agora e ter uma rotina mais saudável, fazer exercícios também é ótimo para a mente!

1 – Comece Com os Alongamentos

Na época da escola, nas aulas de educação física, o professor sempre dizia para se alongar antes de iniciar qualquer tipo de exercício, e isso está totalmente certo!

Quando os músculos estão em um estágio de relativo repouso, eles se encontram contraídos. Quem tentar forçá-los de uma hora para a outra pode ter problemas, como estiramentos e câimbras, que podem ser bastante dolorosos.

Por isso, antes de começar qualquer exercício de academia para iniciantes ao ar livre, é muito importante alongar as pernas, os braços, a coluna, o pescoço e o tronco, para que os músculos se soltem e você não se machuque.

O alongamento também deve ser feito aos poucos, de acordo com o que você aguentar. Com o passar do tempo, você se sentirá ainda mais flexível, o que já é um ótimo sinal de que tudo está dando certo.

Saber como evitar e combater os problemas musculares fazendo exercícios é fundamental para que você não se depare com essas situações ou, caso aconteçam, saiba como proceder em cada caso.

2 – Alongou? Então Aqueça

Depois de fazer os alongamentos, você ainda não estará preparado para encarar a academia para iniciantes, já que seu corpo ainda está frio, ou seja, ele precisa ser aquecido.

O processo funciona mais ou menos da mesma forma que um carro a álcool no frio: até que o motor esteja preparado para funcionar, ele precisa esquentar, pois caso contrário o carro pode parar de andar.

Quando o corpo está frio, é como se ainda estivesse em um estágio de repouso, e é preciso sair dele para praticar os exercícios. Caso contrário, a primeira corrida ou sessão de exercícios já te deixará esgotado.

Por isso, faça corridas leves, polichinelos e exercícios do tipo, para realmente esquentar o corpo, aumentar a circulação do sangue e os batimentos cardíacos. Apenas 5 ou 10 minutos de aquecimento já bastam.

Você também pode gostar de: Conheça os benefícios do exercícios físicos para o corpo e a mente!

3 – Comece Com Exercícios Leves

Seja na academia para iniciantes ao ar livre ou em uma academia fechada, é comum que os novos esportistas se deparem com pessoas que já treinam há muito tempo e apresentam uma força física bem maior.

É claro que essas pessoas estão preparadas para exercícios mais intensos e pesados, mas porque elas já passaram pelas primeiras etapas e trabalharam duro para chegar até lá. Por isso, não caia na cilada de tentar fazer os mesmos exercícios.

Quando um iniciante tenta fazer abdominais ou flexões muito rapidamente, por exemplo, pode até ser que a primeira sessão funcione, mas depois a energia já terá ido embora. Por isso, é preciso ir aos poucos.

Existem vários exercícios físicos para incluir no treino para iniciantes, como agachamentos, flexão de pernas e abdominal reto, entre outros. Estes devem ser feitos até que seu corpo já esteja mais preparado para subir de nível.

Aumentar a intensidade com o passar do tempo e saudável e até prazeroso, já que você realmente percebe que está mais forte e disposto, mas tentar fazer isso subitamente pode te fazer cansar muito rápido ou causar problemas mais sérios.

4 – Caminhada e Corrida Funcionam Muito Bem

Muitas vezes, a importância das caminhadas e corridas é colocada para segundo plano, mas isso não deveria acontecer, já que esses exercícios são muito importantes sob vários aspectos.

Estes são alguns dos principais exercícios aeróbicos, que são aqueles que utilizam o oxigênio no processo de geração de energia dos músculos. Eles são ótimos para que você ganhe mais disposição e resistência física para os demais exercícios.

Porém, assim como algumas pessoas relegam sua importância, outras querem saber como emagrecer rápido e acreditam que fazer caminhadas e corridas muito longas são a solução, mas isso não está certo.

Como foi visto anteriormente, em uma academia para iniciantes ao ar livre, é preciso começar aos poucos. Então, para correr bastante e deixar o corpo em um estágio de cansaço mais avançado, você precisa estar preparado para isso.

Comece com caminhadas, depois dê passos mais rápidos, avance para um trote, corra devagar e, conforme o tempo passar, aumente a velocidade, mas sempre de acordo com as suas condições físicas.

Depois de um tempo de treinamento, você já conseguirá correr longas distâncias em pouco tempo, mas até atingir esse estágio, pegue leve com o seu corpo, para evitar lesões que possam prejudicar os treinamentos seguintes.

5 – Procure o Auxílio de Profissionais

Antes de se submeter a uma rotina de exercícios, o ideal é agendar uma consulta com o seu cardiologista, que pedirá os exames necessários para saber se você pode praticar exercícios físicos normalmente ou se possui alguma restrição.

Isso é muito importante, já que pode ser que você tenha algum tipo de condição que demande um treinamento mais leve. Também não há problema algum nisso, já que o que mais importa é a sua saúde.

Além disso, principalmente para a academia para iniciantes ao ar livre, pode fazer toda a diferença contar com um personal trainer para montar uma rotina de exercícios, que trabalhe principalmente aquilo que você quer focar.

Por exemplo, se o seu objetivo é ficar com mais músculos nas pernas, então o treinamento será focado nisso. Caso o intuito seja ter mais resistência física, os exercícios serão recomendados para essa finalidade, e daí em diante.

Assim, você garante que a prática de exercícios traga os melhores resultados, no menor período de tempo possível e, de quebra, com a sua saúde lá em cima.

6 – Comece a Mudança Hoje Mesmo!

Quanto antes você começar a fazer exercícios, antes poderá sentir os benefícios que isso trará para o seu corpo, sua mente e sua vida pessoal, profissional e até mesmo amorosa, já que tudo tende a ser ainda melhor.

Por isso, se você sonha em ter uma rotina mais saudável, dê o primeiro passo na academia para iniciantes que os próximos serão consequência, ainda mais em uma academia ao ar livre, onde é possível ter contato com várias pessoas que têm o mesmo objetivo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0